Fachada moderna revela algo inesperado

Fachada moderna revela algo inesperado

Antônio Santos Antônio Santos
Loading admin actions …

Localizada em um terreno amplo, dentro de um condomínio fechado, na cidade de Uberlândia (MG), esta residência de autoria do escritório Aguirre Arquitetura, apresenta uma forma sóbria e elegante, com o predomínio de volumes horizontais e superfícies brancas, e um espelho d'água que proporciona vistas privilegiadas e uma brisa refrescante para o interior da residência. No seu interior, possui espaços setorizados e amplos, que se abrem para o jardim e para a piscina do espaço exterior.

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto funcional de linhas retas e elegantes, que combina materiais contrastantes como madeira, pedra e vidro, para criar ambientes requintados e aconchegantes.

Fachada principal

O terreno amplo permitiu a distribuição e organização do programa de necessidades em um único pavimento. Como resultado, a casa possui uma horizontalidade marcante. Na fachada frontal se destaca a composição volumétrica de blocos retilíneos horizontais e as texturas da madeira, pedra, concreto, contrastando com as superfícies brancas perdominantes.

Jardim e espelho d'água

Devido à necessidade de proporcionar maior conforto térmico no interior dos ambientes, os dormitórios estão voltados para o lado leste e estão integrados ao jardim e ao espelho d'água, que além da função ornamental possui a função de resfriar a brisa e fornecer mais umidade para o ar, contribuindo significativamente com o conforto térmico dos ambientes internos.  

Volumetria

Se na parte frontal predominam os volumes brancos e opacos. No parte posterior predominam as superfícies transparentes dos dois volumes principais da casa de alturas avantajadas, que se abrem para o jardim e a piscina. Um volume de cor branca abriga a cozinha e o espaço gourmet, integrados, e um volume mais alto, revestido de pedra,  abriga o living room. 

Living room

No living room, os espaços sociais são integrados e o pé direito é mais alto, deixando os espaços com uma espacialidade generosa e agradável, conferindo aos moradores uma sensação de liberdade. Grandes aberturas, um jardim interno (à esquerda) e o pé direito alto garantem a ventilação natural cruzada e, portanto, maior conforto térmico e redução do uso de ar-condicionado. 

Detalhe da sala de estar

Na sala de estar, além das vistas privilegiadas para o jardim interno e para o jardim externo e para a piscina, um painel de madeira, que suporta as obras de arte do acervo da família, traz mais qualidade estética ao espaço e deixam o espaço mais confortável e aconchegante. Para saber quais itens são indispensáveis na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Cozinha e espaço gourmet

Na cozinha destaque para a luz natural abundante e para a integração espacial com os demais ambientes sociais e com a área externa. A continuidade espacial é realçada pelo piso de pedra que se estende por todo o espaço, resultando numa integração total entre os ambientes e entre o interior e o exterior. A bancada de madeira e as cadeiras de desenhos delicado com detalhes em madeira criam um ambiente mais natural e aconchegante. 

Banho da suíte principal

O banho da suíte principal reserva uma grande surpresa, uma banheira banhada de luz natural situada sobre uma plataforma revestida de mármore e no meio de um jardim de pedras e bambus. Os planos envidraçados garantem a integração entre o espaço da banheira e o jardim zen. Mais informações e projetos de banheiros, você encontra nesta seção.

Varanda e acesso ao jardim

Devido as características do clima local, quente e com forte incidência de sol, os espaços íntimos foram posicionados ao leste, beneficiando se do sol da manhã e da brisa que entra pelas aberturas generosas das varandas e é resfriada pela água do espelho d'água. As varandas conectam-se diretamente com o jardim e tornam estes espaços mais agradáveis e relaxantes

Piscina

A água e a pedra desempenham um papel essencial neste projeto. A água além da função de umidificar o ar e resfriar a brisa que invade a residência, ainda é uma opção de lazer e de divertimento para os moradores na piscina elevada. A pedra empresta suas qualidades sensíveis e sua nobreza ao revestimento de paredes e também ao revestimento do piso externo, que envolve a piscina e deixa o ambiente mais natural e nobre.

O que mais lhe impressionou neste projeto? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!