13 ideias lindíssimas de um apartamento duplex apaixonante

Luciana P Luciana P
homify Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Um apartamento nem sempre é sinônimo de pouco espaço. Quando bem aproveitado, pode oferecer muito conforto e luminosidade, características que definem bem um lar de bem estar. Ainda mais quando se trata de um espaço duplex, com distribuição da sua planta em dois pisos – sendo um deles mezanino – este tipo de edificação oferece uma graciosidade sem igual. E além disso, seus desafios estruturais podem ser contornados com muita criatividade, resultando em obras interessantes e originais.

Hoje viajamos até um apartamento duplex criado com perfeição para conhecer ideias de design inesquecíveis e que nos ensinam como trazer originalidade para dentro de casa, em especial para uma tipologia como esta. Projetado pelas mãos do arquiteto e designer de interiores Rodrigo Maia, de Fortaleza-Ceará, este apartamento sugere leveza e modernidade, através de cores suaves e formas muito marcantes. Seu mobiliário foi escolhido a dedo, com peças de design primoroso e uma marcenaria projetada sob medida para garantir o aproveitamento perfeito do espaço e sua arquitetura desafiadora. 

Para saber mais, apenas siga adiante…

1. O cinza clarinho é uma cor que fica maravilhosa em um ambiente branco e iluminado

homify Salas de estar escandinavas Sofás e divãs

Começando pela capa do projeto, conhecemos o canto principal do espaço de estar, que traz um jogo de cores fresco, suave e jovial. A ideia foi trazer um visual que inspirasse tranquilidade, marcado por pequenos contrastes nas molduras, quadros e objetos decorativos. O sofá e o tapete cinza criam uma delicada harmonia em conjunto com o branco claro e iluminado.

2. A estrutura aparente pode ser um recurso interessante no resultado estético

homify Salas de estar escandinavas Sofás e divãs

O apartamento duplex, localizado em Copenhagen na Dinamarca, foi criado a partir dos dois últimos andares de um prédio tombado do século XVIII. De forma inteligente, a proposta dos interiores aproveitou ao máximo seu desenho e estrutura histórica, tornando-a parte do todo. Com as vigas aparentes e bem tratadas, o ambiente ganhou um charme único.

3. Uma luminária de piso é um acessório incrível de design que traz personalidade

homify Salas de estar escandinavas Sofás e divãs

Na hora de compor essa sala de estar, o arquiteto teve o cuidado de pensar em cada elemento separadamente, trazendo um toque único individual e ainda assim pensando no resultado em conjunto. A luminária de piso escolhida, deu personalidade e se harmonizou ao ambiente.

4. Além da paleta de cores, escolher bem a paleta de materiais faz toda a diferença

homify Salas de estar escandinavas TV e mobiliário

Ao elaborar o conceito do projeto, o arquiteto buscou trabalhar com clareza as cores, objetos e mobiliário escolhidos. Um dos critérios, sem dúvida, foi o de trazer riqueza de texturas através de uma paleta de materiais que variou entre acabamentos e cores. Cada material oferece um sensação diferente, prevalecendo o conforto e o acolhimento.

5. Vãos e cantos desafiadores podem ser aproveitados com uma boa marcenaria sob medida

homify Salas de estar escandinavas Bancadas e bandejas

Armários nunca são demais. É sempre útil ter em casa muito espaço para guardar e organizar objetos. Nesta obra, os armários tomaram conta até mesmo dos cantos mais difíceis, aproveitando o desenho da cobertura para se distribuir sob medida.

6. Luz natural e a cor branca, o casamento perfeito para um cantinho de leitura

homify Salas de estar escandinavas Bancos e cadeiras

Ao criar o espaço de leitura dentro do estar integrado no mezanino, o apartamento teve o branco trabalhado como base principal. O piso escolhido também de tom claro, juntamente com todos os elementos principais em branco, valorizaram a reflexão da luz natural por todo o espaço. O resultado é um ambiente agradável e perfeito para desfrutar de uma boa leitura. 

7. Usar peças de design marcante faz delas as protagonistas do espaço

homify Salas de estar escandinavas Bancos e cadeiras

Aproximando-nos um pouquinho mais da área de leitura e biblioteca, vemos de perto a poltrona Eames, escolhida por seu design marcante e grande presença. Ao lado, uma mesinha e uma luminária com formas incomuns garantem um visual único e curioso. 

8. Estruturas delicadas são uma opção legal para não pesar no ambiente

homify Salas de jantar escandinavas Iluminação

Neste caso, vimos como a estrutura original foi preservada e trabalhada em harmonia com o projeto. A partir desse ângulo, vemos que as grandes vigas e treliças tiveram uma parte exposta (sem acabamento) junto ao pé direito duplo. Para não pesar o visual e prejudicar o efeito criado, o guarda corpo escolhido teve sua estrutura delicada criada em metal e vidro, praticamente invisível.

9. Uma mesa de jantar clean e sem adornos favorece ambientes com um toque minimalista

homify Salas de jantar escandinavas Madeira Efeito de madeira Mesas

Muitas vezes, menos é mais. Essa frase típica do design modernista cria um conceito onde ambientes arejados, leves e sem adornos desnecessários resultam em uma atmosfera contemplativa, prática e de beleza simples. Nesse caso, a mesa de jantar escolhida teve um desenho delicado, com cadeiras marcantes, mas que ainda assim possuem formas delgadas. 

10. Em um espaço leve, poucos elementos são suficientes para decorar com originalidade

homify Salas de jantar escandinavas Madeira Efeito de madeira Mesas

Mesmo em um espaço amplo e minimalista, cabem toques decorativos. Segundo o conceito que citamos acima, eles devem ser bem pontuais e muito bem escolhidos. Esta maravilhosa sala de jantar foi criada com toques de arte delicados e dosados, sendo o lustre o mais importante deles.

11. Leves contrastes mudam a cara de qualquer ambiente

homify Quartos escandinavos Camas e cabeceiras

Este quarto tem por característica muita iluminação natural e claridade.  O piso de madeira escolhido é claro e delicado, assim como as paredes e teto são brancos. Para dar uma enfase especial, os móveis escolhidos trouxeram contrastes em cores mais escuras, o que favoreceu cada peça.

12. Estampas são muito bem vindas quando usadas sem exageros

homify Quartos escandinavos Camas e cabeceiras

Nesta perspectiva, admiramos cada detalhe do outro quarto do apartamento. Este também recebeu tons claros e possui uma ligação com uma área reservada de estudo ou trabalho. Para marcar presença, a estampa do tapete criou um jogo interessante, mostrando como é possível combinar elementos fortes com uma atmosfera suavizante. 

13. Um home office fica ainda mais charmoso quando não é carregado de muitos elementos

homify Escritórios escandinavos Madeira Efeito de madeira Escrivaninhas

Terminando nosso tour, conhecemos este espaço onde a máxima é a concentração e o raciocínio. Aqui, o design de interiores trouxe poucos elementos muito bem escolhidos. O objetivo foi dar personalidade mas sem carregar, resultando em um canto original e sem dúvida muitíssimo inspirador. Que tal?

Para mais ideias, acesse:

Mix perfeito: apê em Minas Gerais mescla estilo moderno com clássico

Um belo apartamento cheio de ideias para se inspirar

Qual o seu ambiente e detalhe favorito desse projeto?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista