Como organizar o hall de entrada

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O hall de entrada é muitas vezes esquecido na hora de decorar e organizar. Mas isso é um grande erro, já que o hall de entrada é o cartão de visitas da casa: todo mundo que entra passa a ter uma impressão dos moradores e da própria habitação por aquilo que ela vê na entrada.

Não importa que essa primeira impressão possa ser desfeita mais tarde. O ideal é que esse ambiente já diga muito da personalidade dos moradores e do estilo de sua casa. Ele precisa ser receptivo e acolhedor para que os vistantes já se sintam à vontade ao entrar na residência.

Conseguir esse efeito não tem nada a ver com o tamanho do hall de entrada. Ele pode ser grande e opulento, passando a impressão de fartura e prosperidade, mas, mesmo pequeno, pode passar a ideia de aconchego, elegância e sofisticação. 

Para tanto, basta saber organizá-lo e decorá-lo da maneira mais correta e agradável, sem esquecer a praticidade e a funcionalidade. Saiba agora como organizar o seu hall de entrada para que ele seja uma amostra fiel da atmosfera que reina no resto da casa. Inspire-se e mãos à obra!

Bancos e poltronas

Corredores e halls de entrada  por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Caprice DECO Wave Colours 20x20

Equipe Ceramicas

hall de entrada é um lugar de passagem e, muitas vezes, de espera para ser recebido. Nada mais lógico que ele tenha, de acordo com as suas dimensões, bancos ou poltronas para acomodar o visitante que aguarda um momento até ser recebido. Halls de entrada pequenos ficam muito bem com bancos simples e delicados como o da imagem acima, enquanto halls de entrada grandes comportam poltronas e, às vezes, até um pequeno sofá. O espaço fica aconchegante e funcional com essas peças de mobiliário, tornando a permanência ali confortável, mesmo que breve. 

Espelho, espelho meu

Corredores e halls de entrada  por Perfect Stays
Perfect Stays

Gwel an Treth

Perfect Stays

É mais do que sabido que os espelhos têm o dom de ampliar espaços, o que os tornam imprescindíveis em halls de entrada pequenos. Mas mesmo os grandes saem ganhando com um belo espelho, pois ele confere brilho e leveza ao espaço. Assim, escolha um que se harmonize com o estilo dominante da sua residência. Casas modernas pedem grandes espelhos redondos sem molduras, como o da imagem acima, enquanto casas mais clássicas ficam lindas com espelhos ovais com molduras trabalhadas. Mas a verdade é que formatos existem vários e, com certeza, um deles vai fazer seu coração pulsar mais forte. Lembre-se de que um espelho no hall de entrada também tem a louvável função de ajudar quem entra ou sai a conferir se a própria aparência está adequada. Portanto, é um objeto de toucador, mesmo no hall de entrada. 

Aparadores e mesas

Um dos móveis mais comuns em um hall de entrada é o aparador, que pode ser aquele tipo bancada ou do tipo buffet, com portas e gavetas. Ele tem a função de guardar objetos e papéis que precisam estar sempre à mão, como chaves e contas. Assim, sempre que se está de saída, sabe-se onde encontrar a chave do carro ou o talão do IPTU, que precisa ser pago hoje. Outra alternativa é o uso de mesas redondas de dimensões pequenas, que muitas vezes ficam ao lado de poltronas e exibem flores e pequenos objetos decorativos. É outra maneira de tornar o espaço convidativo e agradável para quem chega e espera por um instante. 

Tapetes

Sam Pedro - Guarujá - SP: Corredores e halls de entrada  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Sam Pedro – Guarujá – SP

Infinity Spaces

Não se esqueça de que o hall de entrada precisa ser o mais aconchegante possível. Uma maneira fácil de passar essa sensação é providenciar um belo tapete para esse espaço. Mas não escolha tapetes felpudos e fofinhos: prefira tapetes mais baixos, mas igualmente macios e, de preferência, com padronagem bonita e elegante. Combinado com uma bela mesa ou um aparador de madeira gracioso, o ambiente fica um show.

Pisos

Se o seu hall de entrada for grande, você pode caprichar no piso, usando revestimentos nobres com desenhos geométricos, como o piso preto e branco da imagem acima. O resultado é requinte, elegância e sofisticação. Mas você também pode optar por um piso em madeira, que é bonito, acolhedor e vai muito bem com tapetes de todos os tipos. 

Nichos e prateleiras

Bangalô 3 irmãos - Praia de Tamandaré/PE: Corredores e halls de entrada  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Bangalô 3 irmãos – Praia de Tamandaré/PE

Celia Beatriz Arquitetura

Nichos e prateleiras também ficam ótimos no hall de entrada. Em uma proposta mais despojada e vibrante, o projeto de Celia Beatriz Arquitetura combina várias prateleiras estreitas, para exibição de pequenos objetos, com quadrinhos e espelhos coloridos, além de um aparador vintage com pés de palito. O fundo verde-água da parede destaca a profusão de cores e torna o ambiente alegre e criativo. Mas é possível também utilizar nichos embutidos na parede com iluminação indireta, que dá um efeito elegante e destaca vasos e objetos de arte.

Plantas e flores

CasaCor | 2012 | Arqtª Camila Rosa e Juliana Valias: Corredores e halls de entrada  por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

CasaCor | 2012 | Arqtª Camila Rosa e Juliana Valias

Folha Paisagismo

A presença de plantas e flores pode dar mais vida ao hall de entrada, tornando o espaço mais bonito e atraente. Na imagem acima, a opção foi por um jardim vertical embutido na parede de pedra. O efeito é lindo e estimulante, combinando muito bem com o aparador em madeira, o piso claro e o abajur alto de mesa. Mas não é preciso investir tanto, se não quiser: alguns vasos com flores vistosas criam efeito semelhante e dão um ar mais romântico ao ambiente.

Iluminação

A iluminação do hall de entrada não deve ser negligenciada. Se o seu hall  de entrada for grande e imponente, vale muito ter um lustre de cristal glorioso no centro dele, assim com este da imagem acima. Além de lindo, ele vai passar uma imagem de requinte e sofisticação que combina muito bem com grandes residências. Já se o seu hall de entrada for pequeno, aposte nas arandelas, que criam efeitos de luz nas paredes. Lembre-se, no entanto, de que é preciso ter ainda fonte de luz no teto, que crie uma iluminação indireta e uniforme.

Sapateiras

Corredores e halls de entrada  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Appleby Oak Shoe Chest

The Cotswold Company

É muito comum em países frios do Hemisfério Norte que se utilize o hall de entrada para reunir os sapatos de quem entra, de modo a não trazer para dentro de casa a sujeira da rua. Se você quer se tornar adepto desse costume, pode pensar em uma sapateira como a da imagem acima, a ser disposta no hall de entrada. Bonita e discreta, a sapateira faz as vezes de aparador e pode receber plantas e outros objetos. Outra boa ideia é colocar ganchos de parede no hall de entrada para receber os casacos dos visitantes e também dos moradores da casa. 

Bicicletas

Com a nova onda de bicicleta como meio de transporte, cidades como Amsterdam, Paris, São Paulo e Curitiba contam cada vez mais com ciclovias. Se você é adepto do ciclismo e tem uma casa despojada e jovial, pode utilizar o hall de entrada para pendurar a sua bike. Existem inúmeros ganchos de parede pensados para sustentar as bicicletas e que podem ser instalados nas paredes do seu hall de entrada. Assim, a bike estará sempre à mão e protegida contra roubos. Para outras dicas sobre como decorar o hall de entrada, leia este artigo

Como você decorou o hall de entrada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!