A casa de pedra mais linda já vista

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Esta casa de pedras é provavelmente diferente de todas as casas de pedras que você já viu. Geralmente as construções feitas de pedras utilizam uma estrutura portante, na qual as pedras, de formas padronizadas, são empilhadas umas sobre as outras e unidas por argamassa. Em outro caso, as pedras podem ser empregadas também como material de acabamento, sendo fixadas diretamente sobre outra superfície. Mas a arquitetura também é feita de soluções inusitadas e de inovações técnicas, que surgem como resposta a limitações técnicas, da necessidade de solucionar problemas práticos e, claro, da criatividade ilimitada dos arquitetos.

Esta residência que apresentamos hoje, a Casa na Paisagem, chamada assim devido à sua presença marcante na paisagem campestre, utilizou uma técnica inovadora e inusitada denominada gabião. Esta estrutura é composta de uma estrutura armada feita de perfis de aço e preenchida com pedras britadas e imprime um aspecto rústico à residência. A Casa da Paisagem está localizada na cidade de Zawiercie, na Polônia, e foi projetada pelo escritório Kropka, destacando-se pela sua materialidade rústica e inusitada e pela integração à paisagem circundante. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto de forma simples e de ambientes internos sensacionais e surpreendentes, que contrastam com o estilo rústico da fachada externa e com a atmosfera rural.

Fachada principal

Casas modernas por Kropka Studio
Kropka Studio

KROPKA STUDIO'S PROJECT

Kropka Studio

Mesmo em meio à paisagem campestre e do seu isolamento, o projeto fez uso da forma tradicional dos celeiros rurais, marcada pela cobertura triangular e pelo telhado de duas águas. Além do edifício principal, localizado à direita, a casa possui um segundo edifício de linhas retas e cobertura plana, que abriga a garagem. Ambos são interligados por uma pérgula de madeira. O edifício principal da Casa da Paisagem possui aberturas discretas que protegem a privacidade dos moradores.

O contexto e a paisagem

Casas modernas por Kropka Studio
Kropka Studio

KROPKA STUDIO'S PROJECT

Kropka Studio

A Casa da Paisagem ergue-se num terreno dominado pelo cenário rual e bucólico e se destaca pela sua posição isolada na paisagem campestre. O local é conhecido como uma zona agrícola e, portanto, oferece um clima tranquilo e uma sensação de liberdade incrível. Para onde os olhar aponta se vê campos de plantações e a natureza pitoresca. No meio de uma clareira no campo surge um edifício de volumetria tradicional, definida pelo telhado inclinado de duas águas, e de estilo rústico com superfícies de pedras, presas e contidas em uma armadura de aço.     

A materialidade e técnica construtiva

Janelas   por Kropka Studio
Kropka Studio

KROPKA STUDIO'S PROJECT

Kropka Studio

No detalhe, podemos perceber como as pedras britadas de formas irregulares se acomodam nos blocos retangulares feitos de armadura de aço. Os blocos são alinhados e posicionados uns sobre os outro como se fossem um bloco monolítico de pedra ou mesmo de tijolo cerâmico. Esta estrutura é bastante empregada também como muro de arrimo para proteger encostas e taludes e, portanto, para evitar deslizamentos de terras. Além das superfícies compostas de pedras britadas contidas nas gaiolas de aço, chamadas de gabiões, o projeto emprega outros materiais, como a madeira, o vidro e o zinco, empregado somente na cobertura.

Sala de estar e sala de jantar

Salas de estar modernas por Kropka Studio
Kropka Studio

KROPKA STUDIO'S PROJECT

Kropka Studio

O interior da residência é simplesmente surpreendente e inovador. Apesar das poucas e controladas aberturas, as cores brancas predominantes das paredes, piso e forro promovem a difusão da luz natural, tornando o ambiente bastante claro e radiante. A escolha pelo forro que segue o desenho do telhado e pela integração dos espaços de convivência transformaram o interior da residência num ambiente contemporâneo e sofisticado. A sala de estar, ao fundo, é composta de um sofá com chaise, na cor cinza, de uma poltrona vermelha, de mesa de centro de madeira, de um piano e de dois pendentes simples, na cor preta. O ambiente busca a integração com o espaço externo, seja fisicamente através de uma generosa abertura envidraçada ou seja visualmente através de duas janelas menores.

O interior: cozinha

Cozinhas modernas por Kropka Studio
Kropka Studio

KROPKA STUDIO'S PROJECT

Kropka Studio

Detrás do paredão, que abriga os armários da cozinha, estão situados os três dormitórios, dois situados no mezanino aberto e uma suíte situada no pavimento térreo. A cozinha é composta de armários de madeira embutidos no paredão e de uma bancada de madeira em forma de ilha. A sala de jantar é composta de uma pequena mesa de madeira, de cadeiras de cores e design distintos e de pendentes de estilo industrial, na cor preta. Um nicho de forma triangular e situado sobre um tablado de madeira abriga um pequeno home office, uma área de trabalho reservada, mas com vista privilegiada para o exterior.

Para obter mais informações sobre projetos magníficos de cozinhas com ilhas, leia este artigo.

Banheiro anexo

Banheiros modernos por Kropka Studio
Kropka Studio

KROPKA STUDIO'S PROJECT

Kropka Studio

Assim como nos espaços de convivência, no banheiro predomina o aspecto clean e o estilo minimalista, com destaque para a qualidade dos materiais de acabamentos e suas qualidades estéticas naturais, como o painel de madeira, o painel de vidro do box do chuveiro e os revestimentos cerâmicos das paredes e do piso.

Mais informações sobre projetos de banheiro, você encontra aqui.

Pátio

Garagens e edículas modernas por Kropka Studio
Kropka Studio

KROPKA STUDIO'S PROJECT

Kropka Studio

A residência principal, à esquerda, e o abrigo de autos, à direita, são ligados por uma pérgula de madeira. O espaço sob a pérgula pode ser utilizado como área de estar e convivência a céu aberto. A estrutura permite que os moradores desfrutem de um espaço sombreado e aberto e ter contato direto com a natureza e desfrutar a atmosfera bucólica do jardim.   

Área externa

Casas modernas por Kropka Studio
Kropka Studio

KROPKA STUDIO'S PROJECT

Kropka Studio

Diferente da fachada frontal, a fachada posterior se abre para o jardim e para a paisagem natural. Um deck de madeira ao ar livre serve como uma extensão do living room. E, o volume retangular de madeira, que se sobressai do corpo do edifício principal, abriga a suíte principal.        

Apesar da questão técnica, a escolha dos materiais também buscou alinhar a qualidade técnica e a qualidade estética com a sustentabilidade. As janelas são compostas de três camadas de vidro, que visam reduzir as perdas de calor e otimizar o desempenho térmico da edificação. Esta solução, aparentemente simples e quase imperceptível, reduz significativamente o consumo de energia e, claro, os custos com aquecimento.

Você gostaria de construir uma casa com gabiões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!