Como escolher o tapete ideal para a sala

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Na decoração de uma sala de estar, de uma sala de jantar ou até mesmo de um quarto, o tapete é um elemento indispensável. Esta peça tem tanto um papel decorativo, quanto um papel funcional na composição dos ambientes de uma casa. Os tapetes têm a capacidade de aquecer os espaços, assim como trazer um toque charmoso para a decoração do local através de suas texturas, cores ou formatos.

É importante ter em mente que este acessório é a última coisa que se deve escolher quando se está decorando uma sala, tendo em vista que os móveis são as peças que vão dar as regras no lugar. No caso de já ter um tapete definido, deve-se começar a partir dele, de forma a voltar a atenção para a cartela de cores. Os tapetes podem funcionar muito bem em qualquer piso, seja ele de pedra fria ou de madeira. 

O tamanho da sala deve ser um importante quesito na hora de definir as cores do tapete escolhido. Os matizes escuros atuam de forma a comprimir o espaço. Funcionam bem em uma sala ampla e arejada. Os tapetes com muitas cores atuam bem próximos a sofás em cores neutras e paredes em branco, cinza ou bege. 

Podemos encontrar uma gama de opções disponíveis, por isso escolher o tapete ideal para a sua casa pode ser um desafio grande. Por esta razão, selecionamos alguns passos e itens importantes a serem levados em conta na hora de escolher a peça correta. Fique por dentro das dicas e faça a escolha certa para a sua casa!

Função

Reforma Apartamento Brooklyn: Sala de estar  por Estudio MB
Estudio MB

Reforma Apartamento Brooklyn

Estudio MB

Além de serem elementos decorativos e por muitas vezes terem o poder de mudar completamente todo um cômodo, essas peças oferecem uma dose de alegria instantânea a qualquer espaço que são colocados. Os tapetes podem proporcionar várias funções práticas, como aquecer o ambiente e oferecer conforto para a sala. Eles ainda podem esconder determinados defeitos do piso, abafar sons e proteger o piso de riscos que podem surgir por conta do mobiliário ou de alguns tipos de sapatos.

Piso

O local onde o tapete vai ser colocado deve ser sempre definido antes de sua compra. Este é um ponto que vai fazer toda a diferença na hora de adicionar esta peça em um ambiente. Investir em um tapete persa no quarto de brincar das crianças não será o mais indicado nunca. Um tapete com pêlo na cozinha jamais vai ser funcional. Para as salas de estar integradas, os tapetes grandes e largos podem ser ótimos parceiros. Nos corredores, peças compridas têm a capacidade de limitar os espaços e criar caminhos.

Formato e disposição

Apartamento Gabriel Monteiro da Silva: Sala de estar  por Bruschini Arquitetura
Bruschini Arquitetura

Apartamento Gabriel Monteiro da Silva

Bruschini Arquitetura

Para compor um ambiente, não se precisa necessariamente adicionar tapetes quadrados e retangulares. Atualmente, podemos encontrar tapetes que seguem formatos redondos, ovais e até mesmo modelos inusitados. Os formatos fora do comum são capazes de trazer uma aparência divertida e um toque de estilo para os ambientes. Pode-se também incluir os tapetes runners, que são peças compridas e estreitas. Funcionam perfeitamente em corredores ou passagens. Misturar dois modelos ou mais de tapetes muitas vezes funciona como uma solução interessante para salas de estar mais ousadas. Nesta sala de estar projetada pelo escritório Bruschini Arquitetura, temos uma composição formada por tapetes redondos e diferentes dimensões e cores. Esta mistura consegue delimitar a área entre a sala de estar e a sala de jantar.

Cor

As cores que os tapetes seguem são altamente importantes na composição de um local. Os matizes devem sempre  estar de acordo com a decoração a volta da sala. Pelo menos uma das cores importantes deste ambiente (como a cor do sofá, parede ou cortinas) deve aparecer no tapete e vice-versa. Os tapetes claros conseguem dar uma impressão de um ambiente ampliado e os escuros de um ambiente mais fechado e íntimo. A opção por um determinado matiz escuro tem ainda seu lado positivo. Por exemplo, a escolha de um tapete escuro pode atuar como um ótimo ponto focal. De forma a organizar e harmonizar este ambiente. 

Padrões

Os tapetes recheados de padrões, estampas ou grafismos são ótimos itens a serem adicionados em uma sala de estar que precisa de um toque de charme. Claro que é importante não ultrapassar o uso de grafismos e é preciso criar um equilíbrio estético. Se o mobiliário possuir um estofado estampado, pode escolher por um tapete que tenha um padrão mais discreto. Se as cortinas e estampas das cadeiras tiverem um padrão delicado, pode adotar um tapete com um padrão mais marcante, mas que faça sentido em conjunto. Um tapete com um desenho central funciona somente nos ambientes onde a mobília é disposta em torno dele. 

Dimensões

Hoje em dia ficou muito mais simples de encomendar um tapete ou até mesmo, encontrar um tapete em medidas variadas e personalizadas. Nas salas de jantar, o tapete deve ser sempre maior que a mesa. Assim as cadeiras que ficam a volta da mesa podem ficar sobre ele. Em relação a quantidade ideal, dois tapetes são normalmente adequados para dividir os espaços. Caso queira definir as áreas de passagem ou criar conjuntos harmônicos com peças de mobília, pode-se usar os tapetes estreitos ou arredondados, dependendo do formato do mobiliário. Para mais dicas sobre o uso destas peças, confira Como usar tapetes do jeito certo em casa.

Você já escolheu o tapete correto para a sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!