Ideias para uma brinquedoteca em casa

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Ter crianças em casa é ao mesmo tempo revigorante e desesperador. Afinal, o trabalho que elas dão é enorme. A casa nunca fica arrumada e normalmente nos sobrecarregamos tentando controlar todos os movimentos deles.

Uma sala reservada para eles brincarem pode ser uma solução eficiente para combater toda a desordem do restante da casa. A sala de brinquedos pode ser um espaço dentro do seu lar exclusivo para a criançada fazer toda a bagunça que normalmente fazem enquanto estão se divertindo e deixando a imaginação correr solta.

Uma brinquedoteca bem montada e decorada dá vazão para os mais diferentes tipos de jogos que a meninada possa se interessar. É possível que eles acabem por passar horas a fio no espaço, deixando que você se dedique a arrumação dos outros cômodos ou mesmo possa tomar um banho relaxante com um tempinho para si. Entreter e estimular o crescimento dos pequenos é extremamente importante. Assim, tenha em mente preservar nessa área muitos conceitos lúdicos e dar liberdade para a garotada se divertir ao mesmo tempo. 

Confira os modelos de brinquedoteca que a homify separou especial para você ter ideias sobre como integrar esse ambiente na rotina diária das suas crianças. 

Organização

Brinquedoteca - Girl Room: Quarto infantil  por Orlane Santos Arquitetura
Orlane Santos Arquitetura

Brinquedoteca – Girl Room

Orlane Santos Arquitetura

Mesmo que as crianças tenham permissão para brincar sem restrições, depois da diversão será necessário reorganizar toda a bagunça. Assim, estante, armários, prateleiras e gavetas extras são essenciais para manter o ambiente arrumado. As próprias crianças devem saber que ha um lugar para cada coisa, deixando a brinquedoteca em ordem depois que o período de farra terminou. Inclusive, enquanto estão se divertindo, é necessário que determinados passatempos tenham espaço adequados. Ou seja, para colorir, uma mesa com cadeiras acaba por ser um móvel super útil. Na hora de assistir televisão, as cadeiras podem ser reaproveitadas. Mesmo um tapete fotinho pode ser o cantinho ideal para a galera se reunir para ver um filme ou desenhos.

Especiais para crianças

Brinquedoteca dos Sonhos - Sala de Estar Infantil: Quarto infantil  por Carolina Burin Arquitetura Ltda
Carolina Burin Arquitetura Ltda

Brinquedoteca dos Sonhos – Sala de Estar Infantil

Carolina Burin Arquitetura Ltda

Esse conceito de brinquedoteca foi criado pelo escritório Carolina Burin Arquitetura Ltda e trata-se de um ambiente bem lúdico e coloridos. A sala tem local para desenho, leitura, armário para brinquedos grandes ficarem escondidos e os menores a mostra e espaço livre para brincadeiras. O piso instalado é de pvc por ser antialérgico e reduzir o barulho de impacto, mantenho o cômodo à prova de som. As paredes foram pintadas com tinta acrílica acetinada em tom de azul anil para recriar o céu, e receberam aplicação de adesivos com flores de jardim, borboletas, abelhas e nuvens. Para completar, o painel da tv em forma de árvore deixa o quarto super bonito e estimula a imaginação das crianças.

Painel

O espaço para a brinquedoteca pode ser no próprio quarto dos pequenos. Separe uma área para colocar os armários que guardam os brinquedos, uma mesinha com cadeiras e instale uma televisão na parede. Um painel na parede aonde as crianças possam colar seus desenhos ou brincar de escolinha também é uma ideia super interessante. Confira ideias de quartos infantis no banco de dados de imagens que a homify tem disponível especialmente para você.

Brinquedos

MCP01 | Brinquedoteca: Quarto infantil  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

MCP01 | Brinquedoteca

Kali Arquitetura

Essa sala pode ser recheada de brinquedos menores ou estruturas que fazem a cabeça de qualquer criança, como um balanço ou escorregador. Uma piscina de bolinhas ou um pula-pula são brinquedos que também estimulam exercícios e deixarão os pequenos bem cansados para aproveitarem uma noite de sono tranquila depois de um dia cheio de atividades.

Tapete

Um tatame de eva é uma alternativa criativa para deixar as crianças se divertirem sem se sujarem tanto. Coloridos e de encaixar podem ser confeccionados no tamanho que você precisa. Práticos e resistentes, também podem fazer parte da brincadeira das crianças, montando os blocos como um quebra cabeça. Para deixar a decoração do ambiente acolhedora, invista nos puffes e almofadas.

Que tal caprichar no espaço das crianças brincarem?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!