Cozinhas campestres por DanKüchen Studio Hengelo

10 ideias para deixar sua cozinha moderna e organizada

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando pensamos em construir ou reformar a nossa casa, muitas vezes pendemos para o lado da beleza, da elegância, da sofisticação. Acabamos esquecendo que cada ambiente tem um determinado propósito e que isso precisa sempre ser considerado. Assim, na cozinha, por exemplo, por mais que nos entusiasmemos em lhe conferir beleza, temos que considerar que o seu principal aspecto é, na verdade, a praticidade.

A praticidade ajudará você a oferecer refeições deliciosas em um ambiente ordenado e limpo. Também permitirá que você tenha um lugar para cada coisa e mantenha cada coisa em seu lugar, mesmo quando os metros quadrados são poucos. e, para demonstrar que a beleza e a praticidade podem caber em todas as partes, apresentamos 10 ideias incríveis para fazer de sua cozinha a mais bonita, mais prática e mais ordenada de todo o mundo!

1. Móveis sob medida

Não importa o tamanho da cozinha: sempre chega uma hora em que parece não haver espaço para mais nada – e, geralmente, a gente tem muita coisa para acomodar. Nesse caso, considere mandar fazer móveis sob medida. Eles vão ocupar cada cantinho de acordo com as suas necessidades, tendo como soluções armários fechados e abertos, nichos, prateleiras e gavetas nos quais guardar tudo, sem exceção.

2. Compartimentos secretos

Existem pessoas que não conseguem manter as coisas organizadas a não ser por alguns dias ou horas. Uma maneira fácil de se fazer isso é ter gavetas especiais dentro de um armário, o qual, quando fechado, esconde tudo da vista dos outros. Também vale lembrar que se pode etiquetar cada gaveta com a categoria de utensílios que vai nela, assim é tranquilo manter as coisas em ordem ou achá-las na hora em que se precisa delas.

3. Cor e criatividade

Às vezes, usar a criatividade é suficiente. Ainda mais se ela resolve incluir cor no projeto da cozinha. No exemplo da imagem acima, a cozinha não é muito grande, mas ganhou muito espaço ao se optar por uma ilha central com bancada para refeições, complementada por uma área de trabalho com armários e prateleiras marcados pelo jogo de cores, como preto, branco e amarelo. Note que essas peças todas são flutuantes, o que dá leveza ao espaço. A madeira da ilha e da bancada de trabalho, por sua vez, traz aconchego e contrasta delicadamente com as peças coloridas. Um detalhe delicioso: as banquetas com estrutura de metal colorida e assento em madeira imitam botões de roupa. Não é uma graça?

4. Uma receita que funciona

Se você é do tipo que adora fazer caderno de receitas ou comprar livros ou revistas de culinária, deve sonhar com um cantinho na cozinha para guardá-los e sempre tê-los à mão na hora de cozinhar. Que tal mandar fazer um mobiliário como o da imagem acima, em que essas preciosidades fazem parte? Basta prever uma prateleira aberta para os livros e revistas maiores entre os armários. Os menores e os cadernos podem ficar bem em uma prateleira acima da bancada de trabalho, com canetas e marcadores que você pode usar enquanto cozinha.

5. A elegância do homogêneo

Cozinhas modernas por Línea 3 Cocinas Madrid
Línea 3 Cocinas Madrid

DIseño de Cocina con Isla en Madrid

Línea 3 Cocinas Madrid

Quer um ambiente elegante, fácil de limpar e muito bem aproveitado? Cubra as paredes da sua cozinha com armários fechados em cor lisa (de preferência, o branco). A homogeneidade da cor invoca elegância, desde que não haja nada à mostra. A ideia é fazer o mobiliário se confundir com as paredes. E a surpresa, então, será quando você magicamente tirar os ingredientes dos armários para fazer mais um prato delicioso.

6. O potencial dos cantos

Pode-se instalar uma bela cozinha em qualquer lugar, inclusive em um canto que se subestima. O segredo é ver o potencial de cada canto e imaginar a cozinha que pode ser armada ali. Na imagem acima, os armários brancos e os eletrodomésticos tomam um ângulo de parede. A grande ideia foi criar uma bancada de trabalho em madeira que se estende para fora do ângulo e forma uma bancada de refeições. Simples, elegante e delgada, a bancada se resume ao absolutamente necessário de modo a não interferir na circulação.

7. Armazenamento ótimo

O segredo do armazenamento ótimo é ocupar todos os cantinhos imagináveis e inimagináveis. Tudo de uma maneira que parece – e seja – natural, ou seja, que não interfira na harmonia do ambiente. Na cozinha da imagem acima, os armários suspensos se adaptam ao espaço, ficando maiores ou menores de acordo com o espaço que ocupam. Assim, aqueles sobre a pia ou sobre o fogão são mais elevados para permitir as atividades ali. Há também armários em outras partes da cozinha, como os embutidos sob a bancada estreita da parede com prateleira de livros. Outro comum é aquele sobre a geladeira, que até pode virar uma mini-adega. Avalie bem sua cozinha e seus espaços para ocupá-los bem.

8. Gavetas e mais gavetas!

Cozinhas clássicas por Línea 3 Cocinas Madrid
Línea 3 Cocinas Madrid

Diseño de Cocina en Casa Decor

Línea 3 Cocinas Madrid

Se você é um fanático por ordem, com certeza vai gostar da ideia de prover seus armários com gavetas que organizem as coisas. As gavetas podem ganhar caixas ou separações em madeira que podem ajudar a colocar em ordem as coisas por tipo de item. Uma coisa interessante é usar caixas nas gavetas que possam ser transportadas para outros lugares sem a necessidade de retirar os itens. Na imagem acima, as gavetas inferiores podem ser interessantes para guardar bebidas ou azeites, enquanto as superiores podem guardar temperos em pó ou semente. Na verdade, são muitas as possibilidades.

9. Novas cores e praticidade

Imagine que você tem uma cozinha pequena e gostaria de ter um espaço em que possa colocar várias plantas, uma TV e até uma mesa de refeições, tudo isso com muita cor. A imagem acima é a prova da possibilidade de reunir beleza com praticidade. A bancada de trabalho, que inclui a pia, os armários superiores e laterais e o teto são imaculadamente brancos para deixar o ambiente leve e espaçoso. Mas as paredes laterais são azuis e o piso verde, combinados com a luminária amarela acima da mesa de refeições, a qual guarda um segredo: seu tampo é abaixado da parede onde está a TV quando a mesa vai ser usada. A TV, geralmente oculta, fica assim exposta com seu fundo de linhas diagonais que criam movimento no ambiente.

10. Aconchego e boas ideias

A cozinha pode ganhar muito com o emprego de materiais naturais na sua decoração e revestimento, como por exemplo a madeira. Na imagem acima, todos os armários embutidos foram feitos com esse material, agregando aconchego ao ambiente. As portas envidraçadas, por sua vez, dão leveza ao móvel, que abriga todos os utensílios e louças que você pode imaginar. O destaque fica por conta da ilha com mesa deslizante, perfeita para ser usada na hora do preparo dos alimentos ou ainda para as refeições rápidas.

Para outras dicas sobre cozinhas, leia este artigo.

Qual ideia é a mais inspiradora para você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!