Ideias de decoração com tijolinho aparente

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Deixar os tijolinhos à vista como ferramenta para decoração de ambientes é uma maneira de utilizar o material bruto de forma inteligente. Nem sempre esse tipo de escolha remete ao estilo rústico. Há também conceitos revisitados que tem uma abordagem mais contemporânea. 

Inclusive, o mercado dispõe de materiais diversos para recriar o look e não somente contar com a hipótese de que descobrirá uma parede feita de tijolos maciços ao descascá-la. Por exemplo, o efeito pode ser atingido revestindo alvenaria. Ou levantar paredes com materiais semelhantes, como as lajotas de palha e de argamassa comum, caiados como arremate.

Se você já os tem em casa, aprenda a valorizar esse tipo de matéria-prima. Para isso, siga as dicas de ambientes que usam desse artifício que a homify separou especialmente para você. Depois desse livro de ideias, será possível entender porque esse conceito é tão valorizado.

Fachada

Fazenda em Bandeirantes - PR: Casas campestres por Beth Nejm
Beth Nejm

Fazenda em Bandeirantes – PR

Beth Nejm

Valorize a fachada da sua casa mantendo uma parede de tijolos aparente. Os efeitos do vento, poluição e umidade acabam deteriorando esse material com facilidade. Assim, lembre-se que essa parede que não foi revestida precisa de aplicação constante de resina para manter-se conservada.

Contraste

Ambientes considerados contemporâneos podem ter influências de estilos variados. No entanto, essa tendência brilha em quaisquer cômodos que usem desse recurso como forma de decoração. Nessa área otimizada de estúdio, a parede acaba fazendo a vez de um biombo sem divisão. Ou seja, delimita o espaço da área de jantar bem como a bancada determina o espaço designado à cozinha etc.

Na sala de estar

Os spots de luz embutidos iluminam essa parede mais rústica contrastando com os móveis mais descolados dessa sala de estar. O charme também está nos tijolos não uniforme espalhados pela parede, trazendo textura e a ilusão 3D.  Alem disso, a ausência de rejunte tem um papel fundamental no resultado final desse mural. Confira outros estilos de salas no nosso banco de imagens com ideias variadas e super na moda. 

Minimalista

Residência Laura: Salas de estar minimalistas por ARKITITO
ARKITITO

Residência Laura

ARKITITO

Como já mencionado, é possível criar esse look ao refazer paredes de alvenaria, com concreto ou cimento. O visual minimalista do exemplo da foto usa uma metragem maior para a divisão dos tijolos. Nesse loft clean e chique, arremata o décor com a estante embutida. 

Detalhes

Residência Bandeiras: Salas de estar ecléticas por ARKITITO
ARKITITO

Residência Bandeiras

ARKITITO

Os acabamentos finais de eletricidade e tomadas ganha uma versão mais simples e exposta, dando a impressão de inacabados no décor dessa foto. 

Branco

Inove na hora de utilizar-se desse tipo de parede. Seja em banheiros, cozinhas ou área de serviço, essa ideia se adequa de inúmeras formas. Ao pintar a parede de branco brilhante, os eletrodomésticos em inox foram valorizados. Os tijolinhos aparentes de tonalidade branca formam par perfeito com a maneira mais clara e os armários de laca. 

Cores fortes

Residência Laura: Corredores e halls de entrada  por ARKITITO
ARKITITO

Residência Laura

ARKITITO

Em prédios, tijolos aparente fazem a vez na fachada ou na escadaria como acabamento. Nesse caso, a inovação esta em encher a área comum do edifício com muito colorido e personalidade. Opte por pintar a parede com uma cor vibrante como no exemplo da foto.

Diversifique

É possível criar essa ilusão de tijolinho aparente com materiais diferentes em estado cru. Pedras, porcelanas e cerâmicas, dependendo do tipo de rejunte utilizado também dão a ilusão de tijolos aparente. 

No quarto

Residência Bandeiras: Quartos  por ARKITITO
ARKITITO

Residência Bandeiras

ARKITITO

Os acessórios desse espaço com a parede de concreto de tijolos aparente é a sensação do cômodo. O décor foi concebido por Arkitito, comandado pela dupla de irmãos e arquitetos, Chantal e Tito Ficarelli. Autores de ambientes originais, trabalharam com materiais naturais, muitas cores e texturas no projeto da Residência Bandeiras

Na churrasqueira

CRR | Churrasqueira: Terraços  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

CRR | Churrasqueira

Kali Arquitetura

Integrar a parede com uma churrasqueira à lenha de tijolinhos é uma inclinação dos conceitos de ambientes gourmet. Qualquer área externa da casa fica super charmosa com essa parede mais rústica. Para completar, utilize telhas artesanais e muito verde na decoração. Não se esqueça de uma mobília adequada para poder aproveitar os momentos de lazer com a família ou os amigos. 

Jardinagem

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL: Jardins modernos por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

Você também pode construir uma edícula ou pequena casa perto da residência principal da sua propriedade. Funcionando como casa de ferramentas ou mesmo um local para guardar vasinhos de plantas que mais tarde irão enfeitar o jardim. 

O que acha de deixar a parede com tijolos aparente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!