Como planejar uma cozinha rústica

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo rústico faz sucesso em todas as partes do mundo devido às suas características que proporcionam aconchego e acolhimento. Por isso mesmo, uma cozinha rústica pode ser o que você mais precisa para ter um ambiente caloroso e receptivo.

O estilo rústico é marcado pela decoração própria das antigas casas de campo, onde se usava muita madeira e materiais naturais, onde tudo era grande e confortável, onde as pessoas se sentiam protegidas e aninhadas em um espaço que exalava solidez e, ao mesmo tempo, delicadeza nos detalhes.

Lembre-se de que decorar uma casa – ou, no caso, uma cozinha – no estilo rústico exige a calma e a paciência próprias da vida na fazenda. Cada detalhe tem importância e deve ser pensado e pesquisado com a demora típica da vida no campo. Numa cozinha rústica, as paredes pedem materiais naturais, assim como o piso pede a madeira e outros revestimentos aconchegantes.

É preciso pensar muito bem nas portas e janelas, assim como nas cortinas, para se obter aquele ar romântico e acolhedor com que tanto se sonha. As bancadas têm que ter a marca do trabalho diário, na lida com as refeições cheirosas e nutritivas. E todos os acessórios e serviços de mesa devem ser escolhidos sem pressa, pensando sempre na beleza e na praticidade que se deseja apresentar no forno, no fogão e na mesa.

Não importa onde você viva, no campo ou na cidade, uma cozinha rústica pode trazer a todos essas mesmas sensações e contribuir para a convivência de qualidade. Saiba como planejar a sua cozinha rústica, seja ela grande ou pequena, e torne a vida da sua família um pouco mais natural e espontânea.

Acessórios e serviços de mesa

Se tem algo que não pode faltar em um cozinha rústica são os acessórios e serviços de mesa. Aqui novamente os itens em madeira aparecem nos talheres, nos pratos, nas tigelas, e em uma infinidade de objetos. A louça – pratos, tigelas, travessas, jarras, vasos, xícaras, pires, chaleiras, leiteiras e várias outras peças – pode ser de cerâmica crua ou então de porcelana, toda branca ou com detalhes coloridos, como frisos e estampas florais. Cestos e caixas em fibras naturais deixam o ambiente ainda mais bonito e aconchegante. Por sua vez, as panelas podem ser em ferro, cobre, ágata e até pedra. Expor parte dessas peças com suas respectivas também dá um ar bem campestre à cozinha e convida às reuniões em torno da grande mesa de madeira. Não tenha pressa: vá escolhendo cada detalhe aos poucos, pois essa tranquilidade faz parte da atmosfera de uma cozinha rústica. Para outras dicas sobre cozinha rústica, leia este artigo.

Bancadas ou balcões

Cozinhas rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

Uma verdadeira cozinha rústica conta com uma bela bancada ou balcão em madeira, como vemos na imagem acima, onde o gabinete da pia e a bancada de apoio têm portas de madeira, o mesmo material da bancada central, um móvel de linhas retas e simples. Eles podem ser feitos em madeira de demolição para dar um toque ainda mais… rústico! E quanto mais nós na madeira, melhor. A parede de pedra também faz parte dessa estética, assim como as vigas de madeira aparente. Outro detalhe característico é a presença de muita cerâmica artesanal, que dá um toque bonito e delicado à cozinha. 

Copa

Toda cozinha rústica dispõe de uma grande área de refeições, conhecida muitas vezes como copa, onde uma larga mesa em madeira reina triunfante. No caso do projeto de Marcos Contrera Arquitetura de Interiores,  a mesa de madeira maciça ganha ainda mais graça com as cadeiras arredondadas em diversas cores, o que se harmoniza lindamente com o buffet de madeira pintado de verde e com a porta pintada de azul. Um outro elemento comum no estilo rústico é o uso de objetos em cobre, como os pendentes sobre esta mesa. O efeito é vibrante e natural. A mesa pode ganhar uma graça a mais com toalhas xadrez vermelha e branca ou verde e branca, combinando com cortinas na mesma padronagem. 

Paredes

As paredes de uma cozinha rústica pode utilizar diversos materiais. Um dos mais típicos é o tijolinho à vista, que dá um ar artesanal ao ambiente. Pedras são outra opção bonita e natural, desde que não sejam escuras. Já a madeira como revestimento das paredes reforça a sensação de aconchego de todo o espaço. Mas há ainda a possibilidade de se cobrir as paredes com azulejos coloridos, como os da imagem acima. Imitando patchwork, as paredes causam um efeito divertido e alegre, que vai muito bem com o ambiente descontraído da cozinha rústica. Para aumentar a sensação de intimidade, pendure bem à mostra panelas, frigideiras e utensílios de cobre, cujo brilho avermelhado encanta e enfeita.

Piso

Madeira é o piso perfeito para a sua cozinha rústica. Seja clara ou escura, a madeira maciça dá a sensação de solidez e permanência e fica cada vez mais bonita com o tempo. Sinônimo de acolhimento, a madeira vai bem com qualquer detalhe, desde os móveis até os utensílios. Outra possibilidade é utilizar piso hidráulico ou grandes lajotas vermelhas, que têm uma aparência bem rústica. Não importa o piso pelo qual você optar, não há necessidade de tapetes – aliás, eles são contra-indicados, já que é um ambiente onde há preparo de alimentos e muita circulação. Mas cortinas de renda podem dar um toque romântico que vai muito bem com este tipo de cozinha. Escolha os tecidos mais claros, que filtram delicadamente a luz natural.

Portas e janelas

As portas e janelas de uma cozinha rústica não fogem à regra: madeira e materiais naturais como tijolos. No exemplo da imagem acima, tanto a porta quanto a janela têm a parte superior em arco, com uma faixa de tijolos. A moldura é em madeira e o corpo, em vidro. Portas de madeira e vidro podem ganhar um novo encanto com um cortinadinho em tecido xadrez ou floral. Ou, para os mais tradicionais, as portas e janelas em madeira maciça são uma opção a se considerar. Sólidas e fortes, elas dão a sensação de proteção e aconchego que os ambientes rústicos tanto prezam. 

Como você decoraria sua cozinha rústica?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!