13 erros que os brasileiros cometem em casas pequenas

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Edifício na Av. 24 de Julho - Lisboa, VÃO - Arquitectos Associados, Lda. VÃO - Arquitectos Associados, Lda. Salas de estar clássicas Madeira maciça Multi colorido
Loading admin actions …

Quando o problema é espaço, não há motivo para se desesperar, pois nós do homify estamos sempre preparados para mostrar soluções incríveis. Hoje você vai conferir 13 erros muito comuns que nós, brasileiros, cometemos em lares pequenos. O artigo é ilustrado com 13 ótimas ideias para resolver problemas típicos de um ambiente com pouca área, assim você pode identificar os erros e já ter uma ideia de como resolvê-los. 

Está pronto para ver ambientes super modernos que resolvem muito bem a função em um pequeno espaço? Vamos lá!

1. Deixar de lado a integração dos espaços na área social

Em apartamentos tipo estúdio os espaços são muito reduzidos, portanto a integração das áreas sociais é praticamente obrigatória. Imagine se estas salas fossem separadas por uma parede, os ambientes seriam completamente confinados.

2. Não desenhar móveis sob medidas

Quando se trata, principalmente, de quartos compartilhados, a distribuição dos móveis pode se tornar algo complicado. E o que poderia ser melhor do que peças feitas sob medida para seu espaço e necessidades? Veja como este desenho simples, moderno e funcional, pode atender tantas funções e ainda deixar o quarto mega organizado!

3. Esquecer das divisões leves entre ambientes

Se não deseja ter um ambiente integrado como sugerimos no primeiro ponto, há alternativas à típica parede de alvenaria com portas. Neste projeto, os arquitetos criaram uma divisória de pouca espessura decorada com peças em madeira, o resultado ficou com a cara dos clientes – cheio de estilo.

4. Não considerar o estilo loft

Normalmente, a decoração de um loft caracteriza-se por um estilo industrial, com materiais crus para evocar o aspecto fabril, totalmente inspirado em apartamentos novaiorquinos dos anos 70. O ponto alto de tal estilo é criar ambiente sem divisões e economizar em acabamentos, resultando em lares modernos e versáteis.

5. Manter soluções tradicionais para acomodar a TV

homify

Ainda que pareça estranho, a distribuição clássica de móveis que temos em mente, pode não ser a melhor para nosso espaço. Por exemplo, a televisão não necessariamente deve estar sobre um rack ou pendurada na parede. A prova viva está na sua frente: uma televisão embutida na ilha da cozinha – genial!

6. Um armazenamento não planejado

O espaço de armazenagem costuma dar muita dor de cabeça em casas pequenas. É por isso que recomendamos seu planejamento, valorizando desenhos funcionais e organizados, assim como gavetas inferiores que podem servir de suporte para uma cama ou sofá.

7. Não usar cortinas na divisão

Ainda falando de como dividir ambientes, as vezes vale a pena usar algo mais sutil e flexível do que uma parede ou painel. Por exemplo cortinas! Assim fica fácil abrir e fechar os espaços sempre que quiser.

8. Ter medo de apostar nos estilos moderno e minimalista

Em casas pequenas, deve-se buscar as tendências que melhor se adequem e permitam um melhor aproveitamento do espaço. Portanto o estilo moderno e minimalista são uma decisão certeira.

9. Bloquear a iluminação natural

Apartamento da Glória homify Salas de estar escandinavas

Tons claros e luz natural são fundamentais em lares pequenos, pois proporcionam um efeito de amplitude e frescor que é incrível. Se está em dúvida que cores escolher, confie no branco, pois é o maior refletor de luz.

10. Pensar sempre em uma altura

Da verticalidade pode-se tirar muito proveito. Este desenho é, sem dúvidas, um ótimo exemplo disso. E para projetar algo assim, nem é necessário ter o mais alto dos pés direitos!

11. Não trabalhar com níveis diferentes

Parecida com a ideia anterior, este desenho também aproveita toda a altura do espaço. Trata-se de um projeto que resolveu dois ambientes em um só: quarto e escritório.

12. Deixar espaços vazios

homify Corredores, halls e escadas modernos

Subestimar cantos e espaços vazios é um grande erro. Uma maneira inteligente de aproveitar uma casa pequena ao máximo é dar um uso a tudo, inclusive ao vazio sob a escada.

13. Ignorar móveis retráteis

E para concluir nossa lista de erros, te damos uma ideia de mobiliário que é imbatível! Móveis retráteis são ótimas soluções para tornar ambientes pequenos em espaços versáteis e modernos.

Continue sua leitura com 6 dicas práticas para manter sua casa sempre organizada.

Qual destes erros você quer resolver em casa? Conte-nos a seguir!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista