6 maneiras corretas de armazenar alimentos!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

Ter boas noções de como armazenar diferentes tipos de alimentos na casa da melhor maneira e por determinado tempo é uma tarefa que poucos sabem completar de primeira. Estocar e guardar comida por um longo período era uma necessidade muito presente na vida de nossos antepassados. Com a evolução da tecnologia e com os avanços das cidades, este desafio foi se tornando mais fácil dentro do dia a dia de uma casa. As geladeiras modernas possuem diferentes compartimentos e potenciais, o que facilita na conservação de alguns produtos. No entanto, alguns alimentos podem durar muito mais tempo, se forem dispostos em locais específicos.

Para começar uma despensa bem abastecida e bem organizada, o primeiro passo é criar uma lista dos alimentos que se precisa ter, detalhando quais deles deve-se incluir. Prestando atenção no que já se tem e o que mais se precisa. É importante avaliar quanto tempo cada um desses produtos vai durar e a quantidade necessária para os moradores da casa.

Os grãos, farinha e feijões são elementos que tem alta durabilidade e podem ficar estocados por muito tempo. Um dos pontos positivos deles, além de serem nutritivos, é que a maioria dos grãos, quando bem armazenados em recipientes selados, podem durar até uma década. Os cereais também podem durar um bom tempo, mas vale sempre ficar por dentro da data de validade. 

Selecionamos aqui algumas dicas para te auxiliar a estocar seus alimentos na sua cozinha ou na sua despensa da melhor maneira. Fique por dentro!

Vegetais

Os vegetais são elementos indispensáveis no menu daqueles que têm hábitos alimentares saudáveis. Os legumes e verduras devem estar presentes na dieta por uma série de propriedades que possuem. As hortaliças trazem benefícios para a saúde e podem dar um sabor especial para diversos pratos. Quando começar a armazenar estes itens, lave e seque bem antes de guardá-los na geladeira. A umidade pode acelerar o processo de fermentação. As folhas de alface devem ser lavadas somente pouco antes de consumir. O melhor lugar para armazenar a maioria dos vegetais é na geladeira. Eles podem ficar dispostos dentro de sacos plásticos fechados.

Frutas

Devido a diversidade das frutas, elas também podem variar no quesito conservação. Algumas delas devem ficar na geladeira e outras podem ficar fora. Selecionamos as mais comuns para dar uma informação mais focada.

Maçã– devem ficar em um local fresco e arejado por até duas semanas, como cestas e estante de frutas. Frutas cítricas – podem ficar em um lugar fresco com fluxo de ar. Melão – antes de serem cortados, os melões devem ser armazenados em ambientes frescos e secos, longe da luz solar. Abacaxi – o açúcar do abacaxi está concentrado na base. Por isso, pode-se armazená-lo de cabeça para baixo. Pêssego – coloque na geladeira quando estiverem totalmente maduros. Estas frutas devem ser guardadas em locais com temperatura ambiente. Pera – para apressar o amadurecimento das peras coloque-as junto com as maçãs. Morango – os morangos não funcionam bem próximos a água. Tome cuidado com a umidade. Deixe-os guardados no mesmo recipiente seco em que vieram do mercado.

Carne e peixe

Reforma Apartamento Brooklyn: Cozinha  por Estudio MB
Estudio MB

Reforma Apartamento Brooklyn

Estudio MB

A carne e o peixe são alimentos que devem ter um cuidado especial na hora de serem estocados. Eles precisa ser armazenados em uma temperatura especial. O local mais indicado da cozinha para armazenar a carne é no freezer e este deve ser mantido em uma temperatura de -18ºC. Para um melhor resultado, a carne deve ser congelada com as suas gorduras e suas cartilagens. Elas funcionam como uma camada protetora que evita seu ressecamento. Se este for estocado de forma correta, o alimento pode ser conservado por até 3 meses.

Pães

DESPENSA ORGANIZADA: Cozinha  por Meu Móvel de Madeira
Meu Móvel de Madeira

DESPENSA ORGANIZADA

Meu Móvel de Madeira

Os pães nunca devem ser colocados na geladeira. Eles podem ser dispostos em uma estante, como esta produzida pelo escritório de design de produto Meu móvel de madeira. O pão pode envelhecer muito mais rápido dentro de uma geladeira do que fora dela. A uma dica é mantê-lo por até dois dias em temperatura ambiente. Em seguida, pode-se congelá-lo para ter o produto longo prazo. Embrulhe o pão em plástico filme ou papel-alumínio. Esses tipos de embalagens vão proteger a umidade natural do pão, evitando que ele endureça. 

Laticínios

Cozinha  por Atim Spa
Atim Spa

BRUNCH

Atim Spa

Os produtos à base de leite são desenvolvidos de diferentes maneiras e seguem em variados modos de conservação. O leite pasteurizado e o iogurte, por exemplo, devem ser armazenados na geladeira. Já o leite em pó tem validade entre 12 e 18 meses. Quase todos os tipos de queijo devem ser armazenados em temperatura até 10ºC na geladeira. Deve se evitar introduzir talheres já utilizados, para proteger de possíveis contaminações. A manteiga ou a margarina dever ser sempre armazenada na geladeira em uma temperatura por volta de 5ºC.

Sobras

Quanto mais água for encontrada na composição do alimento, mais fácil será de este se estragar. Isso acontece pelo fato de os micro-organismos precisarem de umidade para agir. Os alimentos que sofrem mais rapidamente esse processo são aqueles que contêm mais proteínas, como peixes, carnes, aves e laticínios. Temperos, grãos,  hortaliças e cereais podem ser guardados em pequenos potes de vidro. Desta forma, eles vão ficar conservados e organizados no seu ambiente. Caso queira dicas sobre armários para armazenar alimentos em sua cozinha, confira Armários geniais para organizar sua cozinha.

Você usaria dicas para armazenar alimentos em sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!