Dicas para organizar uma festa de boas vindas!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

Antes de começar, é muito importante saber que uma festa de boas vindas envolve organização, planejamento e detalhes sobre os interesses pessoais sobre a pessoa a ser homenageada. Uma festa de boas vindas pode acontecer por diversas ocasiões, como a volta de estudantes que estavam vivendo em outra cidade ou a chegada de bebês que acabaram de nascer. Independente do motivo da celebração, o objetivo da festa é sempre fazer o homenageado sentir-se em casa com a ajuda dos convidados e familiares que demonstram alegria em sua recepção. 

Um dos pontos que não podem ser esquecidos é que se precisa achar uma solução para entreter os convidados e o homenageado na festa de boas vindas. Na hora de começar a convidar, vale a pena fazer uma lista dos que devem estar presentes na ocasião. Amigos, familiares e colegas normalmente fazem parte dessa lista. Caso a festa de boas vindas seja para um bebê recém-nascido, convide amigos e familiares, mantendo a lista de convidados menor já que o bebê pode ficar estressado na presença de muitas pessoas no ambiente.

Pense em um cardápio interessante e prático. Na maioria das festas, o anfitrião dá preferência aos aperitivos pequenos ao invés de pratos mais elaborados. Circular pela festa com aperitivos é bem mais simples do que sentar e degustar uma entrada. 

Enfim, são várias as maneiras e passos que se pode seguir para organizar uma festa de boas vindas. Selecionamos aqui algumas dicas. Fique por dentro!

No verão

As festas de boas vindas no verão não precisam acontecer necessariamente no interior da casa. Para aproveitar o calor, por do sol e o clima agradável, as festas de boas vindas podem ser planejadas no jardim, na varanda ou no quintal. Apenas certifique-se de que o local escolhido para a festa será o suficiente para receber todos os convidados que se planeja receber. Leve em consideração as preferências do homenageado na hora de escolher o local do evento. Caso ele prefira espaços abertos, procure esse tipo de locação para a festa. Esta área externa presente no projeto da arquiteta Angela Meza é perfeito para festas de boas vindas no verão. Para mais dicas e ideias, confira Decoração de festas no jardim.

No inverno

As festas de boas vindas no inverno limitam as possibilidades de escolhas de ambiente e atividades, devido ao frio e ao clima não tão favorável. No entanto, a festa pode acontecer dentro de vida, onde os convidados e a decoração estarão protegidos da mudança climática. Para deixar a celebração mais divertida e mais dinâmica, pode-se pensar em atividades animadas e apropriadas para a comemoração, levando sempre em consideração as preferências do homenageado. Evite atividades impróprias ou que possam constranger os convidados. Jogos não são típicos de festas de boas vindas porque as pessoas usam esta ocasião para botar o papo em dia ou relaxar. No entanto, os jogos podem ser ótimos passatempos para as festas no inverno e para os convidados se conhecerem melhor.

Organize

Apartamento Jaú: Sala de estar  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Jaú

Zemel+ ARQUITETOS

Uma das primeiras coisas a se fazer quando está começando a planejar uma festa de boas vindas é avisar a todos os familiares e os amigos em comum  que você compartilha com a pessoa para a qual está organizando a festa de boas vindas.

Na hora de informar as pessoas, pode-se utilizar um estilo de convite simples e informal. Limite-se a incluir a razão da festa de boas vindas, a data e o local do evento. Não deixe de incluir no convite a informação de que esta festa é surpresa. Para não ter nenhum contratempo, crie uma tática para distrair o homenageado da vez, como acontece na maioria das comemorações de boas vindas. É necessário pensar em uma estratégia para levar o convidado até o local da festa, sem levantar nenhuma suspeita. 

Escolhendo o local

Na hora de escolher o local adequado para receber os convidados e planejar a festa de boas vindas, avalie a intenção da festa, quantas pessoas vão comparecer e o estilo de vida do homenageado. Se a ideia é fazer um evento mais íntimo, pode fazê-lo em casa. No entanto, se a reunião for para um número maior de convidados, alugue um local para fazer a festa, como um restaurante ou um salão para festas. Na casa, este modelos de festas normalmente acontecem nos cômodos com maiores espaços, como salas de estar ou salas de jantar. Se a sala de estar for integrada a cozinha ou a sala de estar, é ainda melhor.

Decoração

No quesito decoração e disposição do espaço, é válido sempre estudar os gostos do homenageado e o que ele faria nesta situação. Decore o ambiente da festa de boas vindas de acordo com a personalidade e interesses dele. Caso ele goste de futebol, utilize itens de jogos para a decoração. Se a pessoa em questão se interessa por música, natureza, cinema, use as palavras-chave para chegar em uma estética final para a composição. No caso de a festa ser direcionada para um bebê recém-nascido, invista em um espaço marcado pelas cores suaves, mamadeiras, acessórios decorativos e objetos relacionados a este universo.

Presentes

Sala de estar  por FUNDAMENTAL.BERLIN
FUNDAMENTAL.BERLIN

A Few Of My Favourite Things

FUNDAMENTAL.BERLIN

Em muitas festas de boas vindas, os convidados gostam de presentear os homenageados. Os presentes podem ser artigos decorativos variados, assim como artefatos domésticos ou livros. Caso a festa de boas vindas seja para um bebê recém-nascido, os presentes podem ser roupinhas, mamadeiras, brinquedos, sapatinhos e outros itens relacionados a este tema.

Você organizaria uma festa de boas vindas na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!