7 Ideias para repaginar a casa

7 Ideias para repaginar a casa

7 Ideias para repaginar a casa

Tony Santos Arquitetura Antônio Santos
Loading admin actions …

Existem alguns espaços da casa que com a passagem do tempo perdem a sua função e se tornam verdadeiros depósitos de bugigangas. Porém, com um pouco de sensibilidade e criatividade é possível transformar estes espaços ociosos em espaços funcionais, confortáveis e elegantes. Por exemplo, um cômodo inutilizado pode dar vida a um dormitório de visitas, uma garagem ociosa pode dar vida a uma academia e assim por diante. O importante é repaginar os ambientes sem uso e dotá-los de novas funções de acordo com as sua necessidades funcionais.

Neste artigo apresentamos sete sugestões e ideias de repaginação de espaços ociosos para inspirar você a criar novas funções para os espaços sem uso e torná-los em lugares atrativos da casa.  

1. Espaço Lounge

Repaginar um ambiente não exige necessariamente grandes transformações e quebra de paredes. Para quem necessita de um espaço mais personalizado dedicado ao descanso e ao relaxamento, é possível dotá-lo de itens e acessórios que promovam o relaxamento e a distração, como neste projeto de espaço lounge, que conta com uma rede para deitar em meio a almofadas, velas e vasos de plantas.   

2. Espaço personalizado

Mudanças são inevitáveis e imprevisíveis. Portanto, nossos lares sempre demandam novos arranjos e adaptações. Para quem tem uma vida social agitada e adora receber convidados em casa, um quarto de visitas ou uma sala personalizada para receber os amigos é uma ótima maneira de reaproveitar um cômodo vazio. Neste projeto de autoria do Studio Ro+Ca, o espaço projetado para a Casa Cor Rio 2014, é um excelente exemplo de como personalizar um ambiente para deixá-lo confortável e com muito estilo e personalidade.

3. Estúdio musical

Para quem tem filhos e membros da família que são músicos ou tocam algum instrumento, a garagem ou o cômodo ocioso pode se tornar o tão desejado estúdio musical, para proporcionar maior privacidade aos músicos e maior isolamento acústico e conforto ao restante da família. Nesta hipótese, é importante revestir as paredes com materiais com bom isolamento acústico e contar obviamente com a orientação técnica de um profissional especializado.

4. Sala de jogos

Outra opção para quem deseja ter mais opções de lazer e entretenimento no conforto do lar é transformar o cômodo ocioso em uma sala de jogos para receber amigos e familiares e desfrutar de momentos de distração e diversão com toral comodidade. Este projeto fez uso de equipamentos como mesa de sinuca, pinball e mesa de jogo de cartas entre outros para criar um ambiente lúdico e cheio de atrativos. 

5. Ateliê

Algumas pessoas que exercitam atividades lúdicas e criativas como pintura, artesanato e marcenaria, necessitam de um espaço específico para o desempenho de suas tarefas. Portanto, o cômodo sem uso pode ser convertido em um ateliê. Neste exemplo, além de dispor de uma parede que mantém as ferramentas à vista e organizadas, o projeto ainda personalizou o ambiente com paredes com revestimento cimentício, fotografias, um sofá na cor grafite e uma geladeira verde de design vintage, tornando o ambiente mais despojado e aconchegante.

6. Home office

Hoje em dia muitas pessoas optam por trabalhar em casa ou estender o espaço de trabalho para o lar. Portanto, um cômodo ocioso pode dar vida a um home-office funcional e elegante. Neste projeto, além da mesa de trabalho com tampo de vidro pintado e base metálica, cadeiras com design moderno e prateleiras embutidas criam um ambiente sóbrio e elegante. Mais informações sobre home-office, você encontra nesta seção aqui.

7. Área de serviço

Uma área de serviço espaçosa e com armários embutidos e espaço para armazenar e passar roupas também é uma nova função para o cômodo ocioso, principalmente para quem deseja reformar a cozinha e anexar a área de serviço à cozinha para obter mais espaço afim de ampliá-la. Neste caso, será necessário encontrar outro lugar para a área de serviço.  

Para saber mais sobre design ecológico e o reaproveitamento de velhos objetos, leia este artigo.

Com base neste artigo, qual nova função você daria para o espaço ocioso na sua casa? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!