Como decorar com vasos

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Loft de 250m², Riskalla & Mueller Arquitetura e Interiores Riskalla & Mueller Arquitetura e Interiores Escritórios modernos
Loading admin actions …

Alterar a decoração dos ambientes às vezes exige muita obra, tempo, dinheiro e esforço. No entanto, alguns elementos decorativos como vasos, que se apresentam em uma infinidade de materiais, formas, tamanhos e cores, realçam a decoração da casa, trazem a natureza para o nosso convívio quando utilizados para o cultivo de plantas e demandam apenas sensibilidade e cuidado na escolha do vaso ideal.     

Neste artigo apresentamos dez ideias de decoração com vasos, de ambientes internos e externos, que deixam qualquer ambiente mais delicado e elegante. 

Vasos no chão

Neste projeto, vasos cerâmicos posicionados no chão do hall sob a escada ornamentam o espaço de circulação, criando um ambiente rústico, porém, sofisticado e elegante. 

Vaso clássico e luxuoso

Existem vasos ornamentais que são como esculturas ou verdadeiras obras de arte, que merecem portanto uma localização privilegiada no ambiente para exercerem o seu protagonismo na decoração. Neste projeto, assinado por Canisio Beeck Arquiteto, um vaso em estilo clássico com detalhes em dourado repousa sobre um aparador de madeira, de curvas delicadas e detalhes também em dourado, criando um cenário de estilo clássico e luxuoso.

Vaso para o hall de entrada

Detalhe da Sala de Estar homify Salas de estar modernas

Vasos são elementos decorativos versáteis que podem ser utilizados nos mais diversos ambientes, como elementos complementares ou protagonistas. Neste exemplo, um vaso de porcelana colorido ornamenta o hall de entrada e desempenha o papel de protagonista do ambiente, situado em um nicho especial, revestido de madeira, com iluminação direta especial. Mais ideias e informações sobre hall e corredores, você encontra na nossa seção especial.

Vasos circulares com plantas

Neste projeto de uma casa de campo em Angra, assinado por Lovisaro Arquitetura e Design, diversos vasos ornamentais com plantas trazem o frescor da natureza para o interior do ambiente, proporcionando o convívio agradável com a a natureza, e vasos monumentais, na cor branca, realçam a decoração do ambiente, tornando o mais aconchegante e delicado. 

Vasos retangulares com plantas

A vantagem de utilizar vasos na decoração é a praticidade de mudar e incrementar as qualidades estéticas do ambiente com poucos gestos e de forma rápida. No entanto, a escolha do vaso ideal exige alguns cuidados quanto à materialidade, a forma, as cores e o estilo. Neste projeto, os vasos ornamentais, além de trazerem plantas para dentro do ambiente, dialogam com a estética geométrica, de linhas predominantemente retas e com as cores brancas do ambiente, tornando-o mais sofisticado e elegante.  

Vasos para nichos

Vasos são elementos decorativos ideias para ornamentar nichos e estantes, independentes do ambiente e do estilo da decoração. Neste exemplo, três vasos decorativos situados nos espaços dos nichos do home-office, realçam a sofisticação e a delicadeza do ambiente.

Vasos monumentais

Como já mencionado, os vasos podem ornamentar os mais diversos ambientes. Neste projeto, dois vasos cerâmicos monumentais, na cor preta, situados nos cantos da cozinha, ornamentam o ambiente como duas esculturas, criando uma atmosfera requintada e delicada.

Paisagismo com vasos

Os vasos também desempenham um papel importante em projetos paisagísticos como objetos decorativos e funcionais marcantes. Neste projeto, vasos ornamentais de formatos e cores diversas complementam a decoração do jardim

Vasos cerâmicos

Neste projeto, o jardim de espaço reduzido conta com vasos cerâmicos servem para o cultivo de plantas e criam um espaço despojado e agradável, combinado com o piso de pequenos seixos e guarda-chuvas japoneses. 

Vasos de mármore

Nesta cobertura com piscina e vistas privilegiadas para a paisagem circundante, projeto paisagístico da CP Paisagismo, vasos de mármore de forma cúbica trazem a natureza para o ambiente e vasos cerâmicos em estilo mediterrâneo, combinados com esculturas de concreto, criam um cenário de luxo e requinte. 

Em quais ambientes você incluiria vasos para realçar a decoração da casa? Compartilhe conosco sua opinião.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista