Baús e malas decorativas

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Os baús e malas de madeira ou de couro, que em outros tempos fizeram companhia e armazenaram os pertences de tantos viajantes que se aventuraram pelas estradas de chão batido ou pelos trilhos de ferro país afora, estão de volta como acessórios decorativos. Claro, as malas de hoje são muito mais leves , flexíveis e práticas, mas o charme irresistível destes artigos de uma época nostálgica e romântica, como objetos decorativos e funcionais, dão um personalidade única aos ambientes.  

Neste artigo apresentamos diversos exemplos do uso de baús e malas decorativas, que dão um toque vintage e um encanto irresistível aos ambientes. 

Malas decorativas

Neste projeto, duas malas decorativas de desenhos semelhantes e estéticas contrastantes, uma de couro e uma de superfícies reflexivas, ornamentam o espaço do hall, combinando o rústico e o sofisticado. Mais informações sobre corredores e halls, você encontra aqui

Baú: toque vintage e cool

Na Olhar o Brasil você encontra este modelo de báu de madeira rústica com estampa colorida e descontraída, para incrementar a decoração da sua casa, com um toque vintage e irreverência. Além de ser um acessório diferencial, de estilo vintage, atraente e charmoso, o baú é bastante útil para armazenar objetos e, portanto, contribui com a qualidade estética e com a organização do ambiente.

Baú de madeira rústico

Uma das vantagens deste acessório na decoração é a sua versatilidade. Um baú de madeira pode se integrar em qualquer ambiente, de estilo rústico ao estilo mais sofisticado ou cosmopolita. Neste projeto, o baú rústico complementa a decoração sóbria e com móveis e objetos Para mais informações sobre a estética da madeira na arquitetura e na decoração, leia este artigo.

Baú de madeira in natura

Casa Marítimo - Seferin Arquitetura: Salas de jantar modernas por Seferin Arquitetura
Seferin Arquitetura

Casa Marítimo – Seferin Arquitetura

Seferin Arquitetura

Neste projeto, o baú de madeira in natura serve de apoio para o abajur e complementa a decoração em estilo contemporâneo e rústico, dialogando com os elementos rústicos, como a mesa de madeira rústica, o piso e as superfícies revestidas de tijolinhos à vista. 

Baú de madeira na cor vermelha

apartamento residencial: Salas de estar modernas por Adriane Cesa Arquitetura
Adriane Cesa Arquitetura

apartamento residencial

Adriane Cesa Arquitetura

Uma peça vintage como um baú é sempre uma atração visual e um elemento para qualquer ambiente.  Este modelo de madeira na cor vermelha, da Rivatti, além de peça decorativa, pode também ser utilizado como mesa de centro e incrementar a elegância e o charme do ambiente.

Baú de madeira na cor azul

Sala Íntima  Mostra de Decoração: Salas de estar rústicas por Orlane Santos Arquitetura
Orlane Santos Arquitetura

Sala Íntima Mostra de Decoração

Orlane Santos Arquitetura

Como já mencionado, a versatilidade destes acessórios, aliada ao seu charme irresistível, permite que eles sejam utilizados em diversos ambientes e em diversas funções, como mesa de centro, como móvel de canto, criado mudo ou aparadores, armazenando pequenos objetos e sempre dando aos ambientes uma personalidade única. 

Baú de madeira contemporâneo

Apartamento RC: Salas de estar modernas por Très Arquitetura
Très Arquitetura

Apartamento RC

Très Arquitetura

Neste projeto, um baú de madeira de linhas sóbrias e superfícies imaculadas, dialoga com a depuração estética da sala de estar, que empresta as qualidades estéticas da madeira, do painel, à esquerda, dos móveis e dos acessórios, como o baú, para criar um ambiente sóbrio e aconchegante. 

Mala de fibra sintética

Neste exemplo, a mala de fibra de sintética situada sob o aparador de desenho clássico, contribui com a estética vintage do espaço do hall. Pequenos detalhes, como a máquina de costura antiga, incrementam e realçam o aspecto cenográfico da decoração. 

Mala

Loft do DJ Renata Ratier - CASA COR MS 2014: Closets ecléticos por Gabriela Pereira
Gabriela Pereira

Loft do DJ Renata Ratier – CASA COR MS 2014

Gabriela Pereira

Neste projeto, o closet aberto e despojado conta com uma mala como objeto decorativo que serve também de apoio para os calçados, incrementando a decoração do ambiente e dando-lhe um toque vintage e jovial.

Baú rústico e funcional

Apesar de ser um objeto decorativo muito charmoso, os baús também possuem muitas funções. Neste exemplo de quarto em estilo rústico, além de detalhes como a porta de madeira de demolição, dois baús de madeira incrementam a decoração do dormitório e um deles ainda exerce a função de criado-mudo. 

Mala de couro

Para concluir com mais um ótimo exemplo do uso de baú na decoração, neste quarto duas malas decorativas de couro na cor tabaco servem de criado mudo e dão um toque rústico ao ambiente, combinando com os demais artigos, como o recamier metálico com estofado também em couro e com o piso de madeira.

Em qual ambiente da sua casa você adicionaria um baú ou uma mala decorativa para incrementar a decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!