Casas fantásticas revestidas com espelhos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O espelho é um acessório indispensável no nosso dia-a-dia. Logo de manhã já buscamos um espelho para cuidar da aparência e nos preparar para o início de mais uma jornada. Suas propriedades reflexivas têm tido as mais variadas aplicações, do design de interiores ao mobiliário. Mas e se nossas casas fossem revestidas de espelhos? Seria uma escolha muito ousada e excêntrica? Independente de uma resposta objetiva, muitas pessoas escolhem os espelhos como material de revestimento externo de suas casa, por condições e razões diversas, nem sempre estéticas, como se poderia pensar.  

A seguir selecionamos algumas das mais belas casas espelhos em nossa plataforma para que você se deleite com os efeitos surpreendentes de suas estéticas inusitadas e ousadas. 

Mirror house

Localizada em uma região de campos de macieiras, próxima à cidade de Bolzano, no norte da Itália, e cercada por uma paisagem rural e bucólica, a casa espelho é composta de duas casas de férias e foi projetada para oferecer uma opção de férias e de descanso, com luxo e conforto, em meio à natureza. Suas superfícies externas são revestidas de vidros espelhados e devido a suas superfícies refletirem a paisagem circundante, o céu, as montanhas e os pomares de  maça, sua forma é desmaterializada, mimetizando se em meio à paisagem natural. 

Detalhe

Vista de longe, a forma da casa assemelha-se a uma caixa repousando na natureza, mas sua fachada lateral revela o detalhe da abertura com linhas sinuosas, que imita os contornos do olho humano, abrindo-se para a inspiradora e deslumbrante paisagem natural e bucólica dos pomares de maça e das majestosas montanhas do seu entorno.

Duas casas de férias luxuosas

A casa foi projetada pelo arquiteto Peter Pichler. Na verdade, a casa espelho é composta de dois edifícios semelhantes, mas não idênticos. As duas casas estão situadas paralelamente, mas se distinguem pelo comprimento e pela altura. Ambas possuem varandas, jardins e acessos independentes.  

Casa na floresta

Esta casa projetada pelo escritório polonês Reform Architekt é composta de dois volumes inseridos no meio de uma floresta de imponentes coníferas. O volume superior é um bloco retangular de superfícies brancas e o volume inferior possui diferentes acabamentos. A parte frontal possui uma borda revestida de superfícies reflexivas e o plano ao fundo é revestido de madeira.

Mimetismo e integração com a natureza

A parte posterior do volume é inteiramente revestido de superfícies espelhadas. Esta solução cria um efeito surpreendente e inusitado, dando a impressão de o volume superior levitar entre as árvores.

Café com fachada espelhada

Espaços gastronômicos  por bandesign
bandesign

Mirrors

bandesign

Situado em Gifu, no Japão, numa rota turística popular, este café , projetado pelo estúdio Bandesign, possui duas superfícies espelhadas que formam um ângulo obtuso em torno de uma árvore de Camilla e reflete as belíssimas cerejeiras que margeiam o rio do outro lado da rua.

Interior do café

Espaços gastronômicos  por bandesign
bandesign

Mirrors

bandesign

No interior do café, os frequentadores, sob as peças de madeira da cobertura, que assemelham-se a uma floresta, podem desfrutar da paisagem real e também da paisagem refletida pelas superfícies espelhadas.  

Instalação artística

Esta pequena casa localizada no deserto Joshua Tree, na Califórnia, é uma instalação artística criada por Phillip K. Smith III, denominada Lucid Stead. A instalação é composta de faixas horizontais de espelhos e madeira, distribuídos alternadamente, e luzes de LED coloridas no interior. As imagens do deserto refletidas nas superfícies espelhadas cria a ilusão surpreendente de que se pode ver através da casa.  

Casa de vidro

vidro também possui propriedades reflexivas. Neste projeto, a casa de vidro situada em Dielsdorf, na Suiça, projetada por L3P Architekten, faz uso de amplos planos envidraçados para descortinar a paisagem e proporcionar a vista dos vinhedos a todos os ambientes da residência. Para o observador externo, a casa serve como um cubo espelhado que reflete o céu e a paisagem circundante. Para obter mais informações sobre projetos conceituais e funcionais, leia este artigo.

Espelho em clima tropical

ZAAV-Casa-Interiores-1233: Jardins minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1233

ZAAV Arquitetura

No Brasil, nosso clima tropical e abundância de sol e calor dificultam o uso de grandes planos de vidros espelhados, devido ao problema da reflexão dos raios solares e do consequente desconforto térmico e visual. No entanto, como neste projeto residencial, assinado pelo escritório ZAAV Arquitetura, é possível combinar detalhes em vidro espelhado para dar à fachada um aspecto sofisticado e contemporâneo. Além disto, esta solução dá mais privacidade ao morador do que o vidro, já que a superfície espelhada impede a vista do espaço interior.

Mais informações sobre casas e projetos residenciais, você encontra aqui

Você revestiria a fachada da sua casa com vidro espelhado ou acrescentaria alguns detalhes com espelhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!