A estética da madeira na arquitetura

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

A estética da madeira na arquitetura

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Residência AMB Casas tropicais por Jacobsen Arquitetura Tropical
Loading admin actions …

Devido ao mito da necessidade de preservação da floresta, no Brasil somente de 5% a 10% das construções utilizam a madeira. Mas a floresta pode sim ser usada, desde que a madeira seja extraída com plano de manejo. Obedecido este critério, a madeira, material renovável, apresenta-se como material de excelência na construção de edifícios sustentáveis. Além de não poluir, a construção em madeira é impacta significativamente menos o meio ambiente que o concreto, o tijolo ou o aço, que demandam muita energia para sua produção. A madeira de áreas de florestamento, em constante crescimento, absorve grande quantidade de carbono da atmosfera e da terra. Portanto, além destas vantagens ambientais, a madeira possui alta resistência, durabilidade e qualidades estéticas ímpares. 

Neste artigo apresentamos projetos magníficos que utilizam este material de aspecto exuberante e nobre que quando bem empregado produz edifícios, móveis e objetos com qualidades estéticas insuperáveis. 

Estrutura e fechamento de madeira

A madeira possui ótimo rendimento estrutural, principalmente quando submetida a esforços de compressão, correspondendo perfeitamente às necessidades de projetos residenciais. Neste projeto, a estrutura da casa é composta de pilares e vigas de madeira, com seções retangulares, as paredes externas possuem fechamento em venezianas de madeira e a marquise é composta de troncos de bambu. 

Madeira in natura

Neste projeto de casa de campo toda a estrutura é composta de madeira in natura, com pilares e vigas de seções circulares. Para proteger a madeira do ataque de agentes externos, como fungos, existem tratamentos adequados, como a aplicação de resina. Este tratamento garante a sua integridade e durabilidade.  

Madeira de reflorestamento

Apesar da simplicidade, a madeira possui uma estética única e expressa como nenhum outro material toda a exuberância da natureza. Existem infinitas possibilidades de empregar a madeira na arquitetura e na decoração. Neste exemplo, diferentes pedaços de madeira de reflorestamento foram dispostos horizontalmente com espaçamentos diversos formando um brise de madeira que controla a luz natural e dá ao edifício uma aparência permeável e contemporânea.

Casa de madeira contemporânea

Quando se deseja integrar uma edificação a uma paisagem natural exuberante como a da Mata Atlântica brasileira, a madeira é o material de excelência. Neste projeto, embora a estrutura seja metálica, o acabamento das superfícies de madeira, paredes, piso e forro, e as esquadrias de madeira criam um ambiente natural e harmonioso com o seu entorno.

Torre residencial revestida de madeira

EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS EM LUGANO por spbr arquitetos
spbr arquitetos

EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS EM LUGANO

spbr arquitetos

Neste projeto de torre residencial, localizado em Lugano, na Suíça, o escritório SPBR Arquitetos criou um edifício com planos opacos, revestidos de madeira, e planos transparentes, revestidos de vidro. A razão da escolha pelo revestimento de madeira é o ótimo rendimento térmico da madeira, contribuindo com o conforto ambiental e com o desempenho energético do edifício.   

A nobreza da madeira

Neste projeto comercial, de autoria de Adriana Corrêa Arquitetura e Interiores, o espaço da sala de reuniões, delimitado pelas superfícies revestidas de brises de madeira, evidencia a qualidade estética da madeira como material nobre, capaz de criar ambientes sofisticados e contemporâneos. 

Revestimento de paredes

Apto - Agronômica Cozinhas modernas por tcarvalho Moderno
tcarvalho

Apto – Agronômica

tcarvalho

Apesar de bastante presente no revestimento de pisos, a madeira também produz ótimos efeitos como revestimento de paredes. Neste exemplo o acabamento em madeira resultou em uma cozinha sóbria e sofisticada. Mais informações sobre cozinhas, você encontra aqui.

Painel de madeira

Apartamento RC Salas de estar modernas por Très Arquitetura Moderno
Très Arquitetura

Apartamento RC

Très Arquitetura

Além de contribuir com o conforto térmico e acústico, o uso da madeira como material de acabamento interno resulta em ambientes aconchegantes e agradáveis. Neste projeto, o painel de madeira combina com as peças do mobiliário e cria uma atmosfera aprazível e sofisticada. Para saber quais itens são essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Piso de madeira de demolição

A madeira além de material renovável também permite o seu reaproveitamento. Neste projeto, o piso de madeira é composto de tábuas de madeira de demolição, que também pode ser empregada no revestimento e acabamento de paredes. A madeira de demolição possui um aspecto mais rústico e heterogêneo, resultando em ambientes aconchegantes e com uma aparência exuberante e única.

Móveis vernaculares

Paraty House Varandas, alpendres e terraços modernos por Studio MK27 Moderno
Studio MK27

Paraty House

Studio MK27

Os móveis de madeira também são sempre um atrativo e um diferencial na decoração dos ambientes, combinando com todos os estilos de arquitetura, da vernacular à moderna. Neste exemplo, o conjunto de móveis de madeira, a mesa de desenho mais natural e rústico, e as poltronas de formas mais trabalhadas e elegante suavizam o contraste com as superfícies de concreto e criam uma atmosfera mais natural e aconchegante. 

Se você fosse construir ou redecorar a casa, você empregaria a madeira como material predominante? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!