A estética da madeira na arquitetura

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Residência AMB, Jacobsen Arquitetura Jacobsen Arquitetura Casas tropicais
Loading admin actions …

Devido ao mito da necessidade de preservação da floresta, no Brasil somente de 5% a 10% das construções utilizam a madeira. Mas a floresta pode sim ser usada, desde que a madeira seja extraída com plano de manejo. Obedecido este critério, a madeira, material renovável, apresenta-se como material de excelência na construção de edifícios sustentáveis. Além de não poluir, a construção em madeira é impacta significativamente menos o meio ambiente que o concreto, o tijolo ou o aço, que demandam muita energia para sua produção. A madeira de áreas de florestamento, em constante crescimento, absorve grande quantidade de carbono da atmosfera e da terra. Portanto, além destas vantagens ambientais, a madeira possui alta resistência, durabilidade e qualidades estéticas ímpares. 

Neste artigo apresentamos projetos magníficos que utilizam este material de aspecto exuberante e nobre que quando bem empregado produz edifícios, móveis e objetos com qualidades estéticas insuperáveis. 

Estrutura e fechamento de madeira

A madeira possui ótimo rendimento estrutural, principalmente quando submetida a esforços de compressão, correspondendo perfeitamente às necessidades de projetos residenciais. Neste projeto, a estrutura da casa é composta de pilares e vigas de madeira, com seções retangulares, as paredes externas possuem fechamento em venezianas de madeira e a marquise é composta de troncos de bambu. 

Madeira in natura

Neste projeto de casa de campo toda a estrutura é composta de madeira in natura, com pilares e vigas de seções circulares. Para proteger a madeira do ataque de agentes externos, como fungos, existem tratamentos adequados, como a aplicação de resina. Este tratamento garante a sua integridade e durabilidade.  

Madeira de reflorestamento

Apesar da simplicidade, a madeira possui uma estética única e expressa como nenhum outro material toda a exuberância da natureza. Existem infinitas possibilidades de empregar a madeira na arquitetura e na decoração. Neste exemplo, diferentes pedaços de madeira de reflorestamento foram dispostos horizontalmente com espaçamentos diversos formando um brise de madeira que controla a luz natural e dá ao edifício uma aparência permeável e contemporânea.

Casa de madeira contemporânea

Quando se deseja integrar uma edificação a uma paisagem natural exuberante como a da Mata Atlântica brasileira, a madeira é o material de excelência. Neste projeto, embora a estrutura seja metálica, o acabamento das superfícies de madeira, paredes, piso e forro, e as esquadrias de madeira criam um ambiente natural e harmonioso com o seu entorno.

Torre residencial revestida de madeira

Neste projeto de torre residencial, localizado em Lugano, na Suíça, o escritório SPBR Arquitetos criou um edifício com planos opacos, revestidos de madeira, e planos transparentes, revestidos de vidro. A razão da escolha pelo revestimento de madeira é o ótimo rendimento térmico da madeira, contribuindo com o conforto ambiental e com o desempenho energético do edifício.   

A nobreza da madeira

Neste projeto comercial, de autoria de Adriana Corrêa Arquitetura e Interiores, o espaço da sala de reuniões, delimitado pelas superfícies revestidas de brises de madeira, evidencia a qualidade estética da madeira como material nobre, capaz de criar ambientes sofisticados e contemporâneos. 

Revestimento de paredes

Apesar de bastante presente no revestimento de pisos, a madeira também produz ótimos efeitos como revestimento de paredes. Neste exemplo o acabamento em madeira resultou em uma cozinha sóbria e sofisticada. Mais informações sobre cozinhas, você encontra aqui.

Painel de madeira

Além de contribuir com o conforto térmico e acústico, o uso da madeira como material de acabamento interno resulta em ambientes aconchegantes e agradáveis. Neste projeto, o painel de madeira combina com as peças do mobiliário e cria uma atmosfera aprazível e sofisticada. Para saber quais itens são essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Piso de madeira de demolição

A madeira além de material renovável também permite o seu reaproveitamento. Neste projeto, o piso de madeira é composto de tábuas de madeira de demolição, que também pode ser empregada no revestimento e acabamento de paredes. A madeira de demolição possui um aspecto mais rústico e heterogêneo, resultando em ambientes aconchegantes e com uma aparência exuberante e única.

Móveis vernaculares

Os móveis de madeira também são sempre um atrativo e um diferencial na decoração dos ambientes, combinando com todos os estilos de arquitetura, da vernacular à moderna. Neste exemplo, o conjunto de móveis de madeira, a mesa de desenho mais natural e rústico, e as poltronas de formas mais trabalhadas e elegante suavizam o contraste com as superfícies de concreto e criam uma atmosfera mais natural e aconchegante. 

Se você fosse construir ou redecorar a casa, você empregaria a madeira como material predominante? Compartilhe conosco sua opinião.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista