Decorando o banheiro no estilo campestre!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A decoração country vem ganhando cada vez mais adeptos na correria das grandes cidades ao evocar os momentos tranquilos do campo e sua solidez e permanência por meio de móveis, acessórios e utensílios. No caso do banheiro, é possível conseguir uma atmosfera country com poucos detalhes que estão ao alcance de todos que realmente querem criar esse ambiente em casa.

O estilo country nada mais é que a decoração típica das antigas casas de campo. Ele é caracterizado pela utilização maciça de madeira e outros materiais naturais como pedra, ferro, cobre e revestimentos delicados como azulejos decorados. Os tons pastéis e neutros dão a tônica e a natureza, por meio de plantas e flores, dá o ar da sua graça em todos os espaços. No banheiro, isso não é diferente. Do mesmo modo, a luminosidade natural é a principal fonte de luz e deve ser propiciada com largas janelas e cortinas leves. Já a iluminação artificial é trabalhada, realçando a sensação de aconchego e acolhimento deste estilo de decoração.

Conheça a seguir as nossas dicas sobre como decorar um banheiro em estilo country, esteja a sua casa no campo ou na cidade. Com certeza, você vai se inspirar e criar um ambiente digno de qualquer revista de decoração.

Azulejos

Banheiros rústicos por INTERAZULEJO
INTERAZULEJO

Sello del Pasado

INTERAZULEJO

Outra tendência do estilo country é a utilização de azulejos no revestimento das paredes e dos pisos. As paredes azulejadas em tons pastéis e neutros podem ser combinadas com paredes em papel de parede com estampas delicadas e suaves. Os pisos também podem ser azulejados nas mesmas cores e comporem um padrão harmonioso com os azulejos das paredes, dando destaque a elementos como banheiras, pias, vasos sanitários e bidês em tons neutros ou brancos. O resultado é como um refinado patchwork que casa muito bem com o estilo country, especialmente o mobiliário em madeira. 

Luz natural

Banheiros rústicos por Arlene Gibbs Décor
Arlene Gibbs Décor

Gaiole in Chianti, Toscana

Arlene Gibbs Décor

Um elemento básico do estilo country é a abundância de luz natural em todos os ambientes de modo a torná-los claros e convidativos. No caso do banheiro, o ideal é ter janelas grandes com esquadrias em madeira e não utilizar cortinas. Mas, se ainda assim, o objetivo é criar um ambiente romântico e alegre, pode-se usar cortinas de tecidos leves como o voal, que permitem filtrar a luz solar, deixando o banheiro com muita claridade. A farta entrada de luz solar nesse espaço também é excelente para evitar a umidade e o mofo que pode se formar com ela. Além disso, dependendo de onde fica a casa ou apartamento, do banheiro pode-se ter uma bonita vista da natureza ou do céu azul. 

Tons pastéis e neutros

Os tons pastéis e neutros são os mais recomendados para ambientes em estilo country, pois ampliam o espaço e dão um toque delicado à decoração. Combine-os com louças brancas e terá um banheiro encantador. É possível usar dois tons diferentes nas paredes, o mais escuro na parte de baixo e o mais claro na parte de cima. Se a opção for por papéis de parede, recorra aos mesmos tons pastéis ou, então, a estampas delicadas que combinem com toda a decoração. Lembre-se de que é provável que você recorra a bancadas e gabinetes em madeira, assim como espelhos com molduras no mesmo material. Os metais podem ser em inox ou ainda em cobre, que dão um ar rústico e, ao mesmo tempo, vibrante. 

Piso em madeira

Um grande charme dos banheiros em estilo country são os pisos em madeira. Mas é bom lembrar que esses pisos devem ser de madeira tratada, capaz de resistir à umidade normal de um banheiro. Pisos em madeira tornam o ambiente muito mais bonito, acolhedor e aconchegante, justamente o que se espera obter deles. Além disso, eles fazem uma linda parceria com banheiras de cobre, como a da imagem acima. Mas, caso não seja possível ter piso em madeira, pode-se lançar mão de revestimentos hidráulicos em materiais naturais como concreto e cimento, que dão um toque rústico ao espaço. 

Banheiras

Refúgio na Montanha - Casa Cor MG 2014: Banheiros rústicos por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Refúgio na Montanha – Casa Cor MG 2014

Gláucia Britto

Uma das características mais básicas do banheiro em estilo country é a banheira, em especial a banheira vitoriana. No projeto do Espaço Glaucia Britto, essa banheira é estilizada, mas não menos encantadora, podendo ser utilizada em projetos de new country, uma versão do estilo country que se detém mIA nos detalhes do que no mobiliário. Mas, como já vimos, existem vários tipos de banheira, como a de cobre ou outro metal, assim como as clássicas, de design arredondado e pés sinuosos. Escolha a que mais combina com o seu banheiro e tenha um verdadeiro spa natural ao seu alcance. Mas, caso não haja espaço no seu banheiro para uma banheira, invista em um box de vidro temperado, que amplia o ambiente e dá leveza a ele. 

Plantas e flores

Algo que não pode faltar no seu banheiro em estilo country são as flores e as plantas. Tenha jarros de porcelana sobre a bancada da pia com flores campestres e dê assim um colorido todo especial ao ambiente. Outra possibilidade é manter vasos com plantas resistentes à umidade e ao calor, o que torna o banheiro um lugar cheio de vida e verde. Se, por acaso, você for ainda mais afortunado e puder ter um espaço planejado unicamente para um pequeno jardim dentro do banheiro, não perca a oportunidade. Afinal, plantas e flores trazem a natureza para dentro de casa e deixam qualquer ambiente mais convidativo, bonito e atraente. Sem falar que esse jardim pode dar um toque zen ao espaço e propiciar muitos momentos de relaxamento. 

Iluminação artificial

Não é porque a luz natural é supervalorizada em um banheiro country que a iluminação artificial deva ser esquecida ou negligenciada. Afinal de contas, no período noturno e nos dias nublados, o banheiro ainda precisa ser bem iluminado. Lembre-se de que a iluminação de qualquer banheiro deve ser indireta e uniforme, sem o lançamento de sombras nos rostos das pessoas que utilizam o espelho sobre a bancada. Em um banheiro em estilo country, a iluminação deve ser quente e aconchegante, com pontos focais em determinados pontos, como nichos e prateleiras ou, então, em forros de gesso. O objetivo é tornar o banheiro acolhedor para quem estiver tomando um banho de banheira, fazendo a maquiagem ou barbeando-se. Esse tipo de iluminação destaca o mobiliário em madeira e preenche os cantos escuros. Para outras dicas sobre banheiras, leia este artigo.

Qual é a sua dica para um banheiro em estilo country?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!