Casa de pedras à beira mar!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Com quantas pedras se faz uma moradia charmosa, aconchegante e funcional? O escritório Z Lab, radicado na Coréia do Sul, reformulou uma construção rústica de mais de 100 anos, localizada às margens da Baia de Jeju-si, Jeju-do, Coréia do Sul, composta de pedras locais e telhados curvos. Intitulada de Baleia Cega, Blind Whale, em inglês, a residência evoca a atmosfera e o espírito do local, empregando os materiais tradicionais locais, como as pedras encontradas na ilha, e as formas que remetem à cultura local. Um dos elementos marcantes deste projeto é o formato curvo dos telhados, que remetem a duas baleias que se afastaram muito do mar e chegaram até a terra firme da Ilha de Jeju. 

O projeto de revitalização é parte de uma estratégia para promoção do eco-turismo na região. A residência portanto servirá de hospedagem e poderá também ser alugada. Quem quiser experimentar um pouco da atmosfera da ilha Jeju, poderá também ter a experiência de habitar uma tradicional habitação local e absorver um pouco da sua cultura arquitetônica. 

Apresentamos a seguir mais detalhes e imagens deste projeto residencial rústico e compacto, que valoriza a cultura e o patrimônio histórico local, através da reformulação de uma construção que materializa o verdadeiro espírito do lugar.

Fachada principal

Casas rústicas por Z_Lab

A residência é parte da história e do patrimônio cultural da ilha e símbolo da arquitetura tradicional do local. Situada às margens do mar, a residência foi construída para resistir aos fortes ventos e resistiu por mais de cem anos. Portanto, o projeto de intervenção preservou primeiramente as paredes de pedras, resistentes e exuberantes, e buscou dar ênfase á cobertura aredondada e ao jardim entre as duas construções. Uma nova janela, com caixilhos de madeira, proporciona a vista para o mar.  

Pátio interno

Casas rústicas por Z_Lab

O pátio interno entre as duas casas é outro elemento fundamental da construção original. O pátio portanto foi preservado e teve sua importância realçada pela presença do jardim e das generosas aberturas que permitem a integração dos espaços internos das duas edificações com o espaço externo. Desta forma, os ocupantes das duas residências podem desfrutar de um espaço privativo a céu aberto, com total privacidade.

Paredes de pedra e telhado arredondado

Casas rústicas por Z_Lab

As paredes de pedras e o telhado de forma arredondada, que remete a silhueta de uma baleia que veio parar na terra firme, são características marcantes da edificação. Antigamente, os moradores da ilha utilizavam redes de pesca para construir as coberturas de suas casas. Hoje, a cobertura é composta de chapas metálicas, que realçam a intervenção e o caráter contemporâneo da residência, contrastando com as paredes de pedras de aparência rústica.

Sala de estar

Salas de estar rústicas por Z_Lab

A intenção dos arquitetos era preservar o aspecto tradicional de uma verdadeira habitação rústica e típica de Jeju. Elementos tradicionais, como o piso e as portas, foram repaginados e ganharam novas funções, como mesas, camas e outros móveis. Todavia, a intervenção privilegiou os espaços integrados e abertos. A parede interna que dividia os ambientes foi parcialmente destruída, restando apenas sua parte inferior, que permite uma maior integração e melhor distribuição da luz natural.

Cozinha e sala de jantar

Salas de estar rústicas por Z_Lab

No interior da residência predominam a combinação de estrutura de madeira, pilares, vigas e caibros aparentes, paredes de tijolos à vista e piso de cimento queimado, que evidenciam o seu estilo rústico. Na cozinha, parte da parede quebrada serve para comodar a pia de madeira e para dividir a cozinha da sala de jantar, que conta apenas com mesa de madeira e cadeiras de madeira maciça, além de um pendente de alumínio.

Dormitório

Salas de estar rústicas por Z_Lab

O dormitório é composto apenas de mobiliário simples. A parede de pedra, parcialmente demolida, serve de cabeceira de cama, e os restos do antigo piso de madeira deram vida ao estrato de madeira, sobre o qual o colchão repousa. A cama está posicionada estrategicamente direcionada para o pátio interno, proporcionando aos ocupantes uma vista agradável para o jardim externo.  

Banho

Banheiros rústicos por Z_Lab

O banho é constituído de paredes com revestimento cimentício. As louças e equipamentos são todos contemporâneos e agregam conforto e praticidade aos ocupantes.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Cozinha e sala de estar

Salas de estar rústicas por Z_Lab

Há duas opções de hospedagem na Casa Baleia Cega. A segunda residência é mais estreita, mas abriga quase o mesmo programa de necessidades, com exceção da sala de jantar. Os materiais de acabamentos são idênticos, estrutura de madeira aparente, paredes de tijolos portantes e piso de cimento queimado. Os ambientes também são integrados. De um lado cozinha e sala de estar, do outro lado o dormitório e o banho.

Dormitório

Salas de estar rústicas por Z_Lab

O dormitório é composto apenas pelo estrado de madeira, elevado em relação ao piso, e de um colchão que repousa diretamente sobre o piso. O ambiente proporciona uma vista cruzada para o pátio e jardim central. E, persianas modernas garantem o controle da luminosidade e nível de privacidade do ambiente.

Banho

Banheiros rústicos por Z_Lab

O banho possui uma porta de madeira de correr, que o divide do living room. No interior do banho predominam as superfícies com acabamento cimentício e louças e aparelhos contemporâneos. O destaque é a banheira, que dá um charme especial ao ambiente e agrega conforto para os ocupantes. 

Para saber mais sobre os itens essenciais na decoração do banheiro, leia este artigo.

Área externa

Casas rústicas por Z_Lab

Além do espaço de convivência comum, o jardim entre as duas residências, uma das residências possui também um jardim privativo, onde é possível desfrutar do frescor, da atmosfera tranquila e da vista deslumbrante para as águas do mar da ilha de Jeju.

A paisagem da Ilha de Jeju

Casas rústicas por Z_Lab

Certamente, a maior atração desta casa de férias é a paisagem marítima e a atmosfera litorânea da ilha. Quem se hospeda no local tem a oportunidade de mergulhar na história do lugar. Daqui, onde a residência foi erguida, partiram e chegaram muitos navios em direção ao continente, um lugar portanto de encontros e despedidas. Durante a Dinastia Joseon, a ilha também foi usada para abrigar exilados. Há ainda uma lenda que diz que a residência traz sorte para os ocupantes que ali residem. Este é mais um motivo para visitar a ilha e se hospedar nesta casinha rústica, compacta e muito aconchegante.

Você gostaria de morar em uma casinha rústica assim? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!