Fantástica casa de tijolinhos flutuante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Uma das principais lições da arquitetura é a importância da qualidade tectônica do edifício, ou seja a sua qualidade material. Os materiais que dão vida a qualquer edificação são pensados juntamente com sua forma e seu arranjo espacial. Quando olhamos um edifício, reconhecemos primeiramente sua presença tectônica e portanto as suas qualidades tectônicas, como cor, textura, peso, opacidade ou transparência. Quando um edifício nos encanta, boa parte deste encantamento se deve à composição estética dos materiais que lhe dão forma. 

A homify apresenta hoje um projeto magnífico, localizado em Katowice, na Polônia. O projeto, de autoria do estúdio KWK Promes, é composto de dois blocos de volumetria simples e revestidos de tijolos vermelhos, sobrepostos um ao outro. Vista desde a rua a residência se assemelha a mais uma casinha tradicional dos assentamentos dos trabalhadores locais, com paredes de tijolos cerâmicos e telhado de duas águas, mas o interior da residência revela uma solução construtiva super arrojada, materiais sofisticados e ambientes surpreendentes. 

Curioso para se surpreender com este projeto magnífico, denominado Casa Jardim? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa de frente discreta, mas que em sua parte posterior e interiores nos surpreende e nos fascina em cada detalhe.

Fachada posterior

Se a fachada frontal se destaca pela discrição e pela opacidade, com poucas aberturas, a fachada posterior se caracteriza pelas generosas aberturas e integração com o jardim situado na parte posterior do terreno. Além disto, somente vista do fundo, podemos perceber a solução inusitada e surpreendente. O volume superior avança sobre o interior do lote, criando um espaço habitável sobre si e parecendo flutua no, devido ao uso de painéis de aço com propriedades reflexivas, que refletem a paisagem circundante e dão efeito de invisibilidade.

Fachada frontal

O projeto da Casa Jardim é composto de dois blocos. Esta solução foi desenvolvida para driblar as restrições construtivas locais, que exigiam o uso da forma e de materiais tradicionais, como os tijolos cerâmicos. O bloco térreo foi disposto alinhado paralelamente à estrada, formando um muro que protege totalmente os fundos e, portanto, a intimidade dos moradores. Enquanto o bloco superior foi rotacionado em 90 graus, ressaltando sua volumetria tradicional, definida pela inclinação do telhado de duas águas. Na fachada principal, predominam as superfícies de tijolos à vista, inclusive do portão da garagem. 

Colunas revestidas de aço inoxidável

O volume suspenso, revestido de tijolos à vista, está apoiado sobre dois muros de concreto armado, revestidos de aço inoxidável. As superfícies reflexivas espelham a paisagem natural circundante, produzindo um efeito surpreendente de invisibilidade, como se as paredes se desmaterializassem.  

Jardim interno

Sob o volume suspenso e em balanço, estão situados dois ambientes integrados, a sala de estar e uma sala de jantar. O espaço é fechado com portas móveis de vidro, com esquadrias de aço, que quando abertas proporcionam a integração e a fusão do espaço interior com o jardim exterior.

Sala de jantar

O ambiente transparente sob o volume superior suspenso é um dos principais atrativos da Casa Jardim. O ambiente é marcada pela transparência, portanto, pela integração com o jardim e pelo tapete, que imita a aparência do gramado do jardim. A parte inferior da escada é revestida em madeira, assim como o forro. O espaço abriga também a sala de jantar, composta apenas de mobiliário transparente, mesa de jantar e cadeiras, que parecem desaparecer no ambiente conforme a luminosidade.  

Sala de estar

Sob o volume suspenso, também está situada a sala de estar, que apresenta superfícies na cor preta, mas também amplos planos de vidro, que descortina a vista privilegiada para o bosque situado na parte posterior do terreno. A sala de estar pode ser convertida em home cinema, bastando apenas fechar as cortinas na cor preta.  

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Teto revestido de aço inoxidável

O teto da sala de estar ou home cinema, quando as cortinas se fecham, é completamente revestido de aço inoxidável reflexivo, evidenciando a sofisticação e extravagância do ambiente. O mobiliário, de design contemporâneo e elegante, é todo preto, combinando com as superfícies das paredes e do piso.  

Suíte master

No interior da residência, predominam as superfícies brancas, como o piso feito de poliuretano e as paredes e mobiliário com acabamento em placas de MDF brancas laqueadas. A suíte principal é caracterizada pela combinação das superfícies brancas e revestidas de tijolos à vista. O ambiente se integra com a paisagem natural externa, através de amplos planos envidraçados. A sacada aberta, com parapeito de vidro, avança sobre o bosque e proporciona aos moradores o contato direto e prazeroso com a natureza.

Banho da suíte

No banho da suíte predominam as superfícies brancas e a transparência. A parede de tijolos cerâmicos dá um toque de cor e de acolhimento ao ambiente. O banho também se integra à sacada, proporcionando uma vista parcial do bosque e luz natural abundante. 

Integração com a paisagem externa

Além dos tijolos à vista, tradicionais e presentes na maioria das construções locais, o aço inoxidável, que reveste as colunas que apoiam o volume suspenso, e o vidro skyframe, que integra os ambientes internos ao espaço externo, compõem uma estética contemporânea e arrojada. Nesta imagem, podemos notar como o pavimento térreo se fecha para o lado da rua e se abre completamente para a parte posterior do terreno, proporcionando vistas deslumbrantes para o bosque situado na parte posterior do terreno e luz natural abundante. O bloco térreo abriga desde a cozinha, ao fundo, a uma jacuzzi, que agrega conforto e prazer aos moradores, inclusive os pequenos.

Se você gostou deste projeto, talvez você também se interesse por projetos residenciais com fachadas revestidas de espelhos. Veja neste artigo, casas fantásticas revestidas de espelhos.

O que você achou deste projeto que integra o espaço interno ao espaço externo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!