7 tipos de mesa para a sua sala de jantar

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

sala de jantar merece uma atenção especial quando for decorada. Afinal, é o cantinho reservado para a família e os amigos se reunirem em volta de uma mesa para a hora sagrada das refeições. Assim, para escolher a mobília ideal para compor esse lugar da casa, tenha em mente qual o estilo pretendido. Seja moderno, romântico, clássico, oriental, etc, cada tipo de décor adequa um design apropriado para a linha que você deseja seguir. 

A partir disso, também se prepare para ter todas as medidas do cômodo. É necessário que toda a metragem esteja correta antes de optar pelos móveis que irão constituir esse ambiente. Uma atenção extra deve ser dispendida ao modelo da mesa de jantar. Estrela do lugar, disponível em inúmeros tipos no mercado, tem o potencial de deixar o espaço um charme ou totalmente fora dos eixos. 

Antes considerada uma área nobre dos domicílios, usada em dias de festas ou comemorações, a sala de jantar faz cada vez mais parte do dia-a-dia das pessoas. Para almoços ou jantares rápidos, há quem opte por servir ao estilo americano, sem muita pompa, mas mesmo assim, sentado à mesa. Mesmo que seja para uma refeição mais completa e sem pressa, uma mesa bem posta e servida é sempre bem-vinda. Por isso, confira a seleção de modelos e estilos de mesa de jantar que o homify separou especialmente para você. 

1. Retangular

Para ambientes maiores, dê preferência para mesas retangulares de oito, dez ou doze lugares. Ideal para quem tem uma família grande ou sempre participa de festas e comemorações. Adornos como vasos de flores deixam a mesa com um brilho singelo, seja na hora das refeições ou em momentos que o móvel não esteja sendo utilizado. 

2. Redonda

Apartamento M_M: Salas de jantar modernas por Fadel Arquitetura
Fadel Arquitetura

Apartamento M_M

Fadel Arquitetura

É em torno da mesa que tudo vai rodar. Então, por que não, escolher um modelo circular? A mesa redonda pode abrigar desde quatro até oito cadeiras. Desde o aparecimento dos Cavaleiros da Távola Redonda, os homens premiados com a mais alta ordem da Cavalaria na corte do Rei Artur, que esse tipo de mesa faz sucesso. Nessa tipo de móvel não havia pontas, pois eram todos considerados irmãos e iguais, podendo sempre enxergar todos que ocupam um lugar nesse móvel. 

3. Lúdica

APTO ANTONIO CARLOS: Salas de jantar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

Essa mesa tem o suporte diferente e traz um componente de brincadeira e descontração à sala de jantar/ estar. Os acessórios complementam o look despojado do ambiente. Um lugar divertido para as horas de lazer ou das refeições. Esse espaço super interessante foi um conceito do Maurício Arruda Design e você pode conferir outros trabalhos da equipe aqui no homify. 

4. Bancada

Substituir uma mesa por uma bancada que divide a cozinha com a sala de jantar e estar é uma maneira inteligente de integralizar e otimizar espaços em design contemporâneos de apartamentos ou casas de área menores. As banquetas ou bancos que compõe esse tipo de mesa devem ser da altura ideal para não cansar quem se senta neles. 

5. Quadradas

Casa AS- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores: Salas de jantar modernas por Estúdio Kza Arquitetura e Interiores
Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Casa AS- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

As mesas com o desenho quadrado também podem comportar muitos lugares. Apesar de que normalmente, um número menor de cadeiras fazem a vez nesse modelo. Um lustre luxuoso em cima do artigo, deixa o foco do ambiente nesse móvel que é a estrela do espaço. 

6. Cadeiras baixas

Projeto Casa Moderna - Jorge Elmor: Salas de jantar modernas por Elmor Arquitetura
Elmor Arquitetura

Projeto Casa Moderna – Jorge Elmor

Elmor Arquitetura

As cadeiras também são parte integrante da mesa que compõe o ambiente da sala de jantar. Assim, o mercado dispõe de inúmeros modelos e materiais. Esse padrão mais clássico apresenta um encosto mais baixo e acaba por ser uma boa investida para a sala de reuniões. 

7. Estofadas

Esse modelo mais confortável, apresenta o encosto mais alto, dando mais suporte às costas do seus convidados. A parede vermelha do recinto dá um destaque ao móvel com cadeiras mais escuras puxadas para o marrom. Assim, você e os seus amigos podem passar horas a fio conversando ao consumir uma garrafa de vinho e comer algo delicioso. Confira também outros modelos que podem se adequar melhor ao ambiente do seu lar. 

Qual tipo de mesa é ideal para a sua sala de jantar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!