6 coisas que você precisa saber antes de ter um closet

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Ter um closet em casa ou no apartamento deixou de ser luxo há muito tempo. Os projetos ficaram mais em conta e isso deixou o sonho mais acessível. Porém, nem sempre é possível realizar o projeto idealizado há tanto tempo. Antes de qualquer coisa é preciso entender que para ter um closet perfeito, na verdade, é aquele que melhor se encaixa no seu espaço e para a sua utilização e necessidades. Não adianta imaginar algo suntuoso se você mora em um apartamento ou casa muito pequenos.

Para o closet ser funcional, bonito e estar sempre organizado é preciso pensar em alguns princípios básicos para que ele não se torne um espaço obsoleto ou motivo de discórdia entre os ocupantes da casa.

Reunimos aqui algumas sugestões que podem te orientar no projeto.

Com ou sem portas

Caso seu espaço seja reduzido, dê prioridade para closets sem portas ou com portas deslizantes. Mas pondere, entre as vantagens do armário aberto está a fácil visualização das roupas, mas, no closet com portas, as roupas ficam protegidas da poeira. É possível misturar elementos e criar a sensação de mais espaço. As opções são espelhos e vidros transparentes, que dão aspecto de amplitude ao closet.
Porém, até para essa escolha é preciso considerar o espaço disponível para o closet. Se sua vontade é ter portas comuns, é preciso medir a abertura dessas portas e ver se elas se encaixam no espaço. De nada adianta não conseguir abrir a porta totalmente ou se enroscar para puxar uma gaveta. Fique atento a esse detalhe que muita gente acaba esquecendo.

Tirando as medidas

Closets clássicos por ARTteam

De nada adianta ter um closet maravilhoso, daqueles de novela, se você não consegue alcançar as prateleiras mais altas ou fica esbarrando nos outros móveis para se locomover no ambiente.

É aconselhável manter, no mínimo, um metro para a circulação. Nos armários, é preciso também pensar nas medidas mínimas. Se sua opção for um closet com portas de correr, o ideal é pensar que os armários devem ter a profundidade entre 65 e 70 cm. Se forem portas e com batentes, é preciso cerca de 60 cm. Se eles tiverem apenas espaços para colocação de objetos, sem a necessidade de portas ou outras coisas, é preciso 50 cm de profundidade.

Por isso, antes de pensar na construção, é preciso ter certeza sobre o espaço que você irá ter para a construção do closet. Com as medidas exatas do lugar, será possível dimensionar se no seu caso um closet ou um guarda roupas comum é a melhor opção.

Com as medidas de sua casa em mãos e sabendo desses detalhes sobre profundidade e circulação, fica mais fácil ainda parar de sonhar com o closet e colocar a ideia em prática.

Atendendo a todos

Saber quantas pessoas irão utilizar o closet para guardar suas roupas, sapatos e outros acessórios é fundamental para determinar o espaço necessário. No caso de um casal, o ideal que os dois tenham espaços determinados e distintos. Se closet tomar duas paredes, por exemplo, o ideal é separar uma para cada um. Criar espaços distintos facilita a organização.

É preciso, sobretudo, atender às necessidades individuais. Por exemplo, se a mulher possui muitos vestidos longos, de festa, ela precisa de um espaço reservado a esse uso. É necessário então criar um espaço em que os vestidos não fiquem amassados e nem muito apertados.

Se o homem possui muitos ternos, também é preciso um espaço especial para eles. O mesmo acontece para acessórios como relógios, pastas, bolsas e sapatos.

Se o closet ainda vai atender a uma criança, a coisa muda de figura. As alturas das prateleiras e gavetas devem ser adaptadas, bem como o espaço total do closet deve ser repensado.  

Antes do projeto, é preciso considerar todas essas informações e repassá-las ao responsável, sem isso ficará difícil atender plenamente as necessidades do cliente. Esse closet foi desenvolvido por Aonze Arquitetura

O estilo

Definir o estilo que vai seguido no ambiente é fundamental para o desenvolvimento do projeto. É preciso, antes de tudo, entrar em um consenso se o closet será utilizado por mais de uma pessoa. Afinal, esse ambiente deve trazer um pouco de cada um de seus ocupantes, sem deixar nenhum de fora. A impessoalidade não cai bem para essa escolha, afinal, é no closet que todos desfrutam aquele momento intimo da escolha das roupas e a preparação para o dia.

Clean, ou cheio de cores, é preciso pensar nas influências pessoais e gostos variados e criar uma composição que atenda bem a todos. Optar por cores claras e deixar os acessórios fazerem esse papel é a dica para quem não conseguiu encontrar um meio termo com seu par.

Materiais e cores

Quarto com closet integrado: Quartos  por dsgnduo
dsgnduo

Quarto com closet integrado

dsgnduo

Assim como os pisos, os materiais escolhidos para o closet podem variar entre a madeira, os MDFs e os aglomerados. Há diversas opções e o que manda nesse quesito será o quanto poderá ser investido. Se você deseja um closet durável, a melhor opção é a madeira, porém, pode sair mais caro que um de MDF, por exemplo. Colocar na balança todos esses fatores é fundamental.

Já as cores, que também são parte fundamental dessa escolha, devem seguir a escolha pessoal dos que vão utilizar o closet. As cores claras, por sua vez, dão a sensação de amplitude e iluminam o ambiente. Toques de azul, marrom, rosa ou outros tons servem para descontrair o ambiente. Cuidado com cores carregadas ou muito chamativas, que podem se tornar cansativas a longo prazo.

Cada coisa em seu lugar

Se o closet está pronto, é hora de pensar na organização das roupas e dos objetos. Essa é hora mais divertida, porém, não chega a ser menos tensa! Para determinar cada espaço, é preciso levar em conta a altura de quem vai utilizar o armário, quais as roupas e acessórios mais utilizados e também os horários em que cada um vai utilizar o closet.

A época do ano também tem influência na organização. Se chegou o verão, é hora de passar os casacos de frio para cima e dar mais espaço para vestidos e roupas leves. A ideia de ter um maleiro sempre com espaço disponível para essas peças ajuda e muito a manter tudo organizado e sempre à mão.

Roupas de cama, toalhas, edredons e outros acessórios da casa também merecem um espaço no closet. Nem sempre é possível reunir todos esses itens em um armário fora do quarto, então reserve esse espaço e não tente roubar um espacinho a mais para uso pessoal. A casa organizada depende de detalhes e planejamentos como esse.

Organizar gavetas com separadores e paredes com nichos também fazem com que o closet ganhe mais espaço e fique sempre em ordem. Os nichos podem servir para guardar roupas de lã, bolsas e outros objetos. Confira nesse artigo dicas para organizar melhor o closet. 

A ideia de pensar em peças de organização que componham a decoração do ambiente também ajudam a tornar o closet mais aconchegante e fazem com que o ambiente ganhe sua impressão pessoal. 

Gostou das sugestões? Conte para nós como ficou o seu! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!