Casas pré-fabricadas  por FingerHaus GmbH

6 vantagens de morar em uma casa pequena

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Morar em espaços menores deixou de ser visto há muito tempo com algo que diminui ou desqualifica alguém. Nos grandes centros urbanos, casas e apartamentos menores são a solução para diversos moradores que optaram por viverem sozinhos ou por aqueles que estão iniciando uma família, mas pretendem adotar um estilo de vida mais simples e sem desperdícios.

Além de proporcionar em economia em muitos sentidos, a casa pequena tem outros atrativos que não dizem respeito apenas aos custos tanto com o imóvel como com os itens de decoração e manutenção. Em espaços menores, é preciso otimizar seu uso, fazendo com seus moradores adquiram hábitos para que tudo na casa esteja sempre organizado e também tudo esteja à mão. Anunciando um novo estilo de vida, os adeptos de lares cada vez menores já nos ensinaram quais as principais vantagens e listamos aqui algumas delas.

1. Mais aconchegante

Casas pré-fabricadas  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Eingangsbereich

FingerHaus GmbH

Não importa se você mora sozinho ou com a família. Os lares menores são sempre mais aconchegantes. Não há nada de errado com os casas e os apartamentos maiores, mas esse tipo de espaço pode causar distanciamento entre os membros da família. Geralmente, em uma família em que os adultos trabalham e as crianças têm suas atividades já determinadas, o tempo gasto com o convívio familiar é reduzido. Cada um acaba indo para o seu quarto no final do dia e sobra pouco tempo para o olho no olho tão necessário para todos.

Nessa hora, as casas menores saem ganhando, pois facilitam que a família se encontre e precise se unir para fazer as refeições. Esse hábito, perdido por muita gente, às vezes é o único momento de convívio entre as famílias durante a semana. É o momento do aconchego no lar, que todos devem desfrutar.

2. Mais em conta

A tentação das novas de linhas de crédito colocam aquela dúvida na cabeça: Será que eu não consigo comprar um apartamento ou uma casa maior? O problema é que nem sempre o maior é o melhor. Comprar uma casa ou um apartamento considerando apenas o tamanho é um erro. Como geralmente a compra da moradia é representa o início de uma união, de uma família, não é recomendado que os recém casados já entrem na relação atolados em dívidas.

É importante considerar que mesmo que a prestação da residência maior caiba no bolso agora, é preciso fazer as contas dos gastos extras. Depois que o casa for entregue, é preciso comprar móveis, colocar ou reformas os pisos e revestimentos, decorar etc. De nada adianta comprar um local maior se não será possível vê-lo em ordem em breve. Se o orçamento é curto, melhor considerar a opção da casa menor para não entrar em dívidas desnecessárias.

Pense também sobre a economia que a residência menor pode representar no orçamento doméstico. Considere gastos com energia, limpeza, obras de reparo ou até pequenas reformas. Na ponta do lápis, as casinhas saem sempre ganhando.

3. Menos erros na decoração

Com espaços menores, não é possível sair comprando tudo o que se vê pela frente ou o que a gente acha bonito. É preciso seguir o estilo da casa e pensar que se comprar aquele item tão tentador da promoção vai ser preciso guarda-lo depois.

O benefício de evitar compras desnecessárias também está aliado ao investimento nos móveis funcionais. Para casas menores, esse tipo de móvel é fundamental, pois eles aproveitam o espaço e conseguem atender à diversos usos, deixando sempre a residência com aparência de limpa e organizada sempre. Os móveis funcionais podem até ser um pouco mais caros que os móveis convencionais, mas é preciso pensar que com todas as outras economias conseguidas com a residência menor, será possível fazer esse investimento. Não pense que esse tipo de móvel pode ser substituído por outro. Tenha em mente que os móveis funcionais são um investimento sim e que eles farão muita falta no futuro principalmente se a família pretende passar vários anos naquela casa.

Veja alguns exemplos de móveis embutidos e funcionais nesse artigo

​4. Sem bagunça nenhuma

Qualquer coisa que esteja fora de seu lugar em uma casa pequena é sinônimo de bagunça! Manter tudo organizado nesse tipo de residência é fundamental para seu bom funcionamento. Não é mais fácil saber onde todas as coisas estão e ter a certeza de que irá encontra-las ali quando for preciso? Pois é nisso que todos os moradores e proprietários de residências devem pensar quando o assunto é organização.

No início, esse pensamento rígido na questão da organização pode parecer até obsessão, crianças podem achar tudo isso muito chato, mas com o tempo além de se mostrar uma atividade necessária, a organização passará a ser um hábito entre todos os moradores da casa. Afinal, ninguém quer ficar horas procurando alguma coisa ou receber as visitas em uma casa toda bagunçada.

Novamente, o uso de móveis funcionais ajuda e muito nessa tarefa.

5. Mais prazer nas áreas externas

Se a casa, mesmo pequena, tem um quintal uma varanda, a área externa se torna um atrativo. Passar umas horinhas nessa parte da casa se torna uma verdadeira diversão para todos. O convívio e as atividades ao ar livre se tornam mais prazerosas quando feitas em família. Além de fazer bem para a saúde, essas atividades podem se tornar um ganho para a família. Já pensou em montar um pequeno ateliê de artesanato na área externa? Essa é apenas uma das sugestões que podem ser montadas nas áreas externas mesmo de casas pequenas. Além do lazer, a área externa pode ser mais espaço para a realização de um projeto em comum da família.

Escolhas de objetos de decoração que sejam funcionais e também combinem com o estilo do interior da residência darão um charme a mais.

6. Ajuda a se tornar mais organizado

A regra principal das casas pequenas é essa. Tirou, usou, guardou. Mais uma vez, a regra da organização vem à tona. Não acumular objetos espalhados pelo ambiente facilita e muito a organização da casa. Esse é o caso desse apartamento projetado pela Bloom Arquitetura e Design

Para armazenar coisas de uso do dia a dia com praticidade, deixando tudo facilitado para achar e guardar, a melhor opção é escolher caixas transparentes ou objetos que casem perfeitamente com os usos dos móveis funcionais. Com o passar do tempo, será muito mais fácil se organizar dentro da pequena casa, e seus ocupantes verão as vantagens de fazer disso um hábito.

As moradias amplas têm seu charme, mas as casas pequenas podem se tornar a verdadeira paixão daqueles que optam por elas.

O que achou das vantagens de morar em uma casa pequena? Tem mais alguma a acrescentar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!