Qual é o melhor tipo de piso para a sua cozinha?

ana roman ana roman
Loading admin actions …

A cozinha na sociedade brasileira sempre foi objeto de estudo para compreender o nosso modo de vida. Ao longo da história a cozinha passa de um ambiente de pouca sociabilidade para um ser um dos ambientes mais importantes na convivência familiar. É na cozinha onde se vive os grandes momentos, dos quais muitos nos marcam na memória.

Por ter tanta importância cultural a decisão de realizar uma obra na cozinha não vem carregada de pouca responsabilidade, o resultado final deve refletir a personalidade dos donos da casa e também facilitar todas as atividades sociais que envolvem este ambiente.

Tradicionalmente o azulejo teve papel protagonista nas cozinhas pelo mundo a técnica de vidrar tem manifestações datadas em 3.000 a.C no Egito, além de outras manifestações babilônicas e persas. O que antes era um objeto de luxo e extremamente exclusivo utilizado somente para decoração de palácios reais em elaborações de painéis artísticos o revestimento de piso de cozinha se tornou, graças à produção em série surgida da Revolução Industrial, se tornou uma opção popular e foi fundamental para dar mais qualidade, higiene e durabilidade ao ambiente.

A decisão pelos tipos de acabamento e principalmente o tipo de chão para a cozinha vai variar dependendo dos fatores econômicos, tempo de obra, gosto e estilo. Fatores que muitas vezes torna essa decisão complicada, mas o mercado de revestimento de piso oferece uma variedade grande e sempre é possível encontrar um tipo de chão que se encaixe perfeitamente às necessidades.

Clássico

Extraído de roças o granito é um material que apresenta uma resistência e durabilidade imbatíveis e assim como a cerâmica o granito garante um ambiente fresco por ser um piso frio. Nobre e tradicional o granito é um material versátil, se utilizado em outros elementos da cozinha como bancadas e aparadores cria um ambiente com uma harmonia clássica.  Cada tipo de pedra tem um padrão de partículas e cada formada da resulta em uma peça única, sendo assim cada tipo de granito com a sua singularidade.

Durabilidade

O porcelanato é um produto muito popular no mercado de revestimento de piso para cozinha. Uma mais duradoura que o piso cerâmico, o porcelanato é muito valorado pela sua característica que absorção quase nula de umidade, alta resistência às manchas e facilidade ao limpar. Outra característica que joga a favor desse revestimento é a possibilidade de texturas que ele oferece, ainda que muito comum nas cores claras como bege, gelo, cinza e branco o porcelanato também oferece pisos que imitam mármore, madeira e cimento com a vantagem que ser muito mais acessível economicamente. Optar pelo corte retificado da peça é uma grande dica para os que buscam um resultado de com um acabamento quase imperceptível, já que este tipo de acabamento demanda uma utilização mínima de rejunte.

Praticidade

Reforma Apartamento Brooklyn: Cozinha  por Estudio MB
Estudio MB

Reforma Apartamento Brooklyn

Estudio MB

Não se assuste com o preço, o piso epóxi é perfeito para obras que curto prazo e que demandam agilidade e por isso é muito vantajoso na hora de levar em conta a relação tempo e dinheiro.  Inicialmente utilizado em ambientes mais amplos como hospitais e laboratórios o piso epóxi é um piso monolítico (uma única peça) e não exige nenhum tipo de rejunte evitando o tão indesejável acumulo de sujeira. Outra característica é o fato de ser uma boa alternativa para os projetos que desejam a união de ambientes através da utilização de um único piso, a aplicação e uma única peça facilita a extensão desse material para os ambientes colindantes a da cozinha, como por exemplo, a sala de estar.

Brincar com padrões

A tradição o revestimento cerâmico é inquestionável, a técnica de vidrar tem manifestações datadas em 3.000 a.C no Egito, além de outras manifestações babilônicas e persas. Atualmente o revestimento cerâmico é valorado pela sua característica refratária a ação do sol deixando os ambientes mais frescos, alta durabilidade, facilidade de limpeza, resistência, impermeabilidade, atributos de não inflamável e acessibilidade econômica.

Para quem quer fugir tons pastéis muito comuns no mercado de revestimento, essa é uma ótima alternativa, pois o piso cerâmico cada vez mais oferece padrões e desenhos multicoloridos para todos os gostos e acaba se tornando uma ótima alternativa para quem gosta de combinar diferentes cores no ambiente.

Acessível

A maior vantagem do piso em cimento queimado é o preço, feito basicamente de cimento, areia e água o piso em concreto queimando é uma opção bastante vantajosa em obras de cozinhas novas, pois possibilita o aproveitamento de mão de obra e material.

A utilização da desempenadeira com o concreto ainda mole dá o aspecto liso tão característico do concreto queimado. Pode ser feito de diferentes maneiras dependendo do objetivo do resultado final, juntas de plástico ou metal podem ser usadas para dar a impressão que o piso é conformado por diferentes peças, evite perfis largos e prefira os mais esbeltos e assim dar um ar muito mais elegante ao ambiente.

Recentemente o mercado oferece possibilidade de pós de adição de cor ao cimento o faz com que esta opção seja mais versátil na hora de conceber o estilo do ambiente. Uma preocupação importante com este tipo de piso para a cozinha é a garantia da impermeabilização com materiais adequados, se bem impermeabilizado este tipo de piso é bastante duradouro.

Como você imagina o seu piso de cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!