Ideias para tornar paredes vazias mais atrativas!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

As paredes estabelecem e determinam o espaço em que nos encontramos. Elas estruturam quartos, salas, cozinhas. Elas formam nossa residência.  Cuidar da decoração das paredes é como cuidar de nós mesmos. Não por acaso, há os ditados populares que sempre citam 'as quatro paredes', um simbolismo que significa a unidade e a privacidade do lar. Aqui no homify, as paredes, claro, têm um espaço único e especial em nossos artigos: estamos sempre falado de papel de parede, quadros na parede, painéis na parede, paredes coloridas, etc. Neste artigo especial, vamos mostrar como é possível, de forma criativa e elaborada, trabalhar com paredes vazias, transformando-as em espaços de beleza, descontração, elegância e estilo. Depois de ver nossas dicas, você vai começar a olhar para qualquer parede vazia e pensar em inúmeras maneiras de deixá-la mais atrativa!

Quadros

Bangalô 3 irmãos - Praia de Tamandaré/PE: Corredores e halls de entrada  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Bangalô 3 irmãos – Praia de Tamandaré/PE

Celia Beatriz Arquitetura

Quadros e retratos são elementos dos mais interessantes do design, já que podem funcionar em ambientes diversos e de estilos completamente contrários. Uma outra função dos quadros e retratos é justamente disfarçar paredes vazias, tornando-as uma espécie de registro do estilo de vida e da personalidade do morador. Neste simpático projeto da arquiteta Celia Beatriz, de Recife-PE, os retratos fazem a função de estabelecer uma espécie de caminho para os andares superiores, ocupando as paredes laterais à escada de forma leve e singela. Reparem como as cores das molduras vão se ajustando ao longo deste caminho tão interessante. Assim, com uma solução simples, mas absolutamente familiar e particular dos moradores, uma parede vazia ganha vida e alegria.

Cores

Casa Cor Sc 2014 - Studio BC Celebrate 50th: Salas de estar ecléticas por Daniela Vieira Arquitetura
Daniela Vieira Arquitetura

Casa Cor Sc 2014 – Studio BC Celebrate 50th

Daniela Vieira Arquitetura

Cores são fundamentais para estabelecer o clima, o ritmo e a atmosfera de um ambiente. E são ótimas para disfarçar paredes vazias! Trabalhar com cores na parede é algo muito pessoal: tem a ver com a sua disposição naquele momento de vida, com a sua personalidade e com o seu estilo de ser. Por isso, é preciso uma boa orientação – de preferência profissional – na hora de escolher a cor que vai decorar a sua parede. Além de tudo o que citamos, a cor da parede deve ser alinhar de forma orgânica a todo o espaço e seus elementos. Aqui, neste espaço projetado para a Casa Cor SC 2014, temos uma sala que trabalha com paredes decoradas com os mais diversos elementos e cores. De um lado, um painel em cinza metálico traz um ar de modernidade e ousadia; de outro, um painel de madeira em bege traz uma leveza insuspeita ao ambiente; enquanto isso, a parede azul ao fundo traz uma certa calmaria entre estas duas forças tão interessantes.

Adesivos

Todos nós sabemos das diversas funcionalidades dos adesivos de parede. Elementos complementares que podem se ajustar a qualquer estilo de decoração, os adesivos de parede são fundamentais na hora de dar vida e uma nova energia a paredes outrora vazias e tristes. Adesivos de parede são usualmente usados em quartos infantis, para deixar o ambiente mais colorido e alegre. Mas, como sabemos, os adesivos de parede podem ser elementos altamente sofisticados no décor de uma residência ou de um escritório. Para isso, é preciso saber combinar os elementos gráficos e artísticos do adesivo com o estilo da decoração.

Vejam o exemplo desta foto, que traz – em um adesivo de parede – uma ilustração estilizada dos movimentos de uma dançarina ou bailarina aplicada sobre um fundo completamente em black. Se não fosse o adesivo, é provável que este ambiente se tornasse pesado por conta da cor neutra da parede. Já com o adesivo, a parede ganha vida e movimento, tornando este ambiente um espaço dinâmico e elegante. Para completar, o sofá em tons claros combina perfeitamente com os adesivos, numa harmonia das mais interessantes. E, lembrando sempre, de forma econômica e eficiente.

Pedras e Tijolos

Texturas. Uma das soluções mais utilizadas para dar vida a uma parede vazia é trabalhar com texturas, com diferentes materiais que possam dar uma personalidade diversa a qualquer ambiente. A textura pode ser obtida por meio de técnicas de pintura, como o grafiatto, capaz de criar efeitos dos mais diversos, como se a parede estivesse recoberta por madeira, metal ou até mesmo jeans. Outra sugestão é trabalhar com elementos mais pesados – mas não menos sofisticados – como pedras ou tijolos. Não há nada mais simpático do que uma parede com os chamados tijolos à vista! Neste loft de clara inspiração industrial, temos uma parede de tijolos que, mesmo com o pé direito elevado, jamais passa a percepção de ser um espaço vazio. Isso se dá justamente por conta do acabamento em tijolos planejado para este ambiente.

Prateleiras

Bangalô 3 irmãos - Praia de Tamandaré/PE: Corredores e halls de entrada  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Bangalô 3 irmãos – Praia de Tamandaré/PE

Celia Beatriz Arquitetura

Outra solução tão criativa quanto econômica são as prateleiras e os nichos. Peças das mais simpáticas e leves dentro do décor residencial, as prateleiras podem ser consideradas peças multifuncionais: além de ocupar o espaço da parede vazia, ainda são elementos decorativos dos mais impactantes e podem ser uma excelente solução para quem precisa de mais espaço na sala ou no quarto. Aqui, por exemplo, temos uma parede que faz uso de diversas técnicas para se tornar um espaço vivo e criativo, a começar pela cor, um verde azulado capaz de transmitir uma sensação de calma e tranquilidade. Logo em seguida, podemos reparar na disposição dos quadros e retratos, trabalhados com molduras de cores e formatos diferentes. Para finalizar, temos os nichos e as prateleira, estas abrigando pequenas figuras do folclore nordestino. Enfim, um espaço dos mais adoráveis!

Jardim Vertical

Finalizamos nossas dicas para a sua parede vazia com uma solução absolutamente ecológica e sustentável: a parede verde! Elemento cada dia mais comum no décor contemporâneo, a parede verde nada mais é do que uma parede forrada com uma estrutura que forma um jardim vertical. Além de esteticamente bela e impactante, a parede verde traz uma atmosfera de natureza, descontração e energia para o ambiente como nenhuma outra. E, ao contrário do que se imagina, estruturar um jardim vertical como este não é algo tão difícil assim. São várias as técnicas e os equipamentos disponíveis no mercado, desde blocos pré-moldados, passando pelo sistema wall green (que pode ser montado pelo próprio morador), com blocos de cerâmica encaixados ou com treliças metálicas e vasos meia lua. É só escolher e deixar a natureza entrar em sua casa!

O que achou de nossas dicas para as paredes vazias?Já sabe o que fazer com a sua, agora?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!