6 ideias para deixar a casa mais fresca!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Viver em um país de dimensões continentais como o Brasil tem seus prós e seus contras. De um lado, temos uma fauna e uma flora que exala diversidade por todos os poros, uma geografia rica em variedades e diferenças, sem contar com mudanças de temperatura capazes de deixar qualquer pessoa desconcertada. Podemos ter uma temperatura próxima dos 40ºC em uma cidade do Nordeste ao mesmo tempo em que uma cidade do sul enfrenta frio abaixo dos 10ºC. E tudo isso no mesmo dia!

Lidar com variações de temperatura, porém, é algo com que estamos todos familiarizados. Ainda assim, é visível que a temperatura de modo geral tem apresentado uma elevação perceptível. Por isso, é cada vez mais importante pensar em maneiras tanto práticas como sustentáveis de refrescar a residência. Uma das soluções mais óbvias e eficientes é, claro, um sistema de ar condicionado em casa. 

Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados para manter a sua casa fresquinha ao longo do dia, principalmente nos dias de calor intenso. Neste nosso livro de ideias, você vai encontrar algumas dicas bem interessantes sobre como tornar o seu ambiente mais refrescante – e, por consequência, mais confortável para você e para sua família.

Evite calor e umidade ao longo do dia

Sejamos sinceros. Um calorzinho é muito bom, mas tudo em excesso se torna desgastante. Assim, vale sempre a pena, na hora de construir, pensar em estruturas que não acumulem calor ao longo do dia. Uma das saídas mais interessantes é estabelecer espaços com aberturas para as áreas externas, e nos quais possa haver circulação constante de ar. Dessa forma, toda a residência se torna naturalmente refrescante. Nesta foto, por exemplo, temos um espaço amplo e arejado, com vistas para um belo jardim – sim, o verde também é fundamental. Dessa forma, ainda que o calor possa se acumular dentro do ambiente, a circulação de ar é constante, deixando esta sala com um clima tipicamente tropical – delicioso e agradável.

Pense na ventilação

Salas de jantar tropicais por Casa Bruno American Home Decor
Casa Bruno American Home Decor

CASA BRUNO ventilador vertical Palisade

Casa Bruno American Home Decor

Ainda que a solução mais prática seja sempre o ar-condicionado, há ainda algumas situações onde não é possível fazer a instalação deste equipamento, seja por questões de espaço ou mesmo por conta do orçamento. Nestas horas, é preciso saber se reinventar. Se não for possível promover a circulação natural do ar – como mostramos acima – uma solução é trabalhar com o velho e sempre confiável ventilador. Mas, como estamos no homify e nosso negócio é estilo, precisamos pensar em um ventilador que traga toda uma atmosfera de elegância e charme ao ambiente. 

Aqui, por exemplo, temos um ventilador de teto projetado pela Casa Bruno American Home Decor, uma empresa espanhola especializada em acessórios para o lar. O ventilador de teto, além de sua funcionalidade essencial, traz ainda um design inovador que lembra as asas de uma borboleta. Em movimento, esta peça transforma o ambiente em um imenso e refrescante jardim!

Aparelhos eletrônicos? Só à noite.

MS apartment: Salas de estar clássicas por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

A busca pela economia, o avanço da tecnologia e a preocupação com a biodiversidade e a sustentabilidade tem feito com que a indústria de eletroeletrônicos invista cada vez mais em tecnologias capazes de garantir a saúde de nosso meio ambiente. Entre essas inovações, encontramos diversos aparelhos que possuem controle de aquecimento – ou seja, não esquentam tanto o ambiente em que se encontram. Ainda assim, é impossível não perceber que notebooks, geladeiras, aparelhos de televisão, smartphones e tablets, de um modo ou de outro, se aquecem e aquecem o espaço em que se encontram. 

Assim, uma sugestão que é dada pelos especialistas é evitar – sempre que possível – ligar estes aparelhos durante o dia, ou pelo menos reduzir o seu uso, evitando o acúmulo de calor dentro do ambiente em que se encontram. Como sempre dizemos: a natureza e a humanidade agradecem.

Plante uma árvore

Verde é vida. Ter um pouco de verde na residência não apenas traz vida nova ao ambiente como é uma das formas mais simples e naturais de deixar a casa fresquinha. Aqui no homify você encontra diversos artigos que mostram como é possível ter um jardim dentro de casa – independentemente do espaço disponível ou do orçamento previsto. Mas é possível refrescar a sua casa a partir de um projeto de arborização externo. 

Todos sabemos que ter uma árvore próxima à janelas ou saídas é como ter uma sombra constante dentro de casa. Por isso, é uma boa ideia pensar em plantar uma árvore em locais no qual o sol bata com muita intensidade. Ao longo dos anos, além de ter um belo exemplar da flora brasileira em casa, você ainda ganha com um ponto naturalmente refrescante dentro da sua residência.

Cubra as janelas

Todos sabemos da delícia que é ter uma janela ampla em uma sala. É uma sensação libertadora, já que amplia naturalmente o espaço em que nos encontramos e ainda permite uma visão plena do ambiente lá fora. Por outro lado, quanto maior a janela, maior a incidência de luz e maior a possibilidade de acúmulo de calor dentro deste espaço. Nestas horas, é preciso pensar com carinho no estilo e na funcionalidade da cortina que será colocada neste ambiente. 

Como costumamos dizer, as cortinas são como as molduras da casa, complementos à decoração capazes de transformar a percepção de um espaço. Por isso, elas devem ser pensadas de forma a se harmonizar com o ambiente. Neste nosso caso, em especial, a cortina deve ser pensada de forma a filtrar em parte a luz solar, o suficiente para não aquecer demais o espaço, mas com elegância e inteligência suficientes para torná-lo ainda mais agradável.

Use persianas de bambu

Casa Ilha Bela Márcio Kogan: Janelas   por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Casa Ilha Bela Márcio Kogan

BAMBU CARBONO ZERO

Ainda falando em cortinas, outra ideia interessante para deixar a sua casa mais fresquinha é trabalhar com persianas feitas de bambu. O bambu é um material essencialmente rústico e que valoriza a percepção de sustentabilidade de um ambiente – além de trazer uma atmosfera de descontração e despojamento. As persianas de bambu são normalmente associadas à cultura oriental, onde se originaram. Com o passar dos tempos, o bambu se tornou um material bem comum em residências que valorizam um estilo de vida mais natural e harmonizada com a natureza. Uma ótima solução em termos de custo-benefício, as persianas e cortinas de bambu se estabelecem como mais uma das ótimas soluções para refrescar ambientes.

O que achou de nossas dicas para refrescar a casa? Dá para pensar em outras ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!