6 dicas para renovar sem gastar muito!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Seja por conta de sua natureza, ou pela rapidez com que as mudanças ocorrem a cada dia, o ser humano é um eterno insatisfeito. O que, por um lado, é muito bom, pois jamais se acomoda e nunca deixa as coisas ficarem como estão. As pessoas gostam de mudar, gostam de coisas novas, de conhecer pessoas e países diferentes, de criar uma dinâmica de vida sempre mutável, nunca parada.

Quando este desejo se manifesta na decoração de casa, aí então não há como impedir que grandes mudanças ocorram. Mas é preciso estar atento para que estas mudanças não se transformem em uma imensa dor de cabeça. Às vezes, mudanças simples, mas bem planejadas e bem estruturadas, podem ser o suficiente para mudar a percepção sobre um ambiente. Se você está cansado daquele azul da parede, por que não tentar um amarelo? Se você não gosta daquela estampa de sofá, por que não trocá-la por uma mais agradável? Cansou daquela luz sem graça da cozinha? Coloque uma luminária estilosa e cheia de charme para dar um up nesse visual.

Essa é a proposta desta artigo: mostrar como é possível renovar a sua casa sem investir muito. Confira com a gente!

Hora de se livrar do passado

Vimos que é possível renovar e mudar a cara de um ambiente sem muito esforço. Há casos, porém, em que é preciso abrir mão do passado e encarar o presente e o futuro sem medo. Traduzindo: é hora de se livrar das coisas velhas e antigas em casa. Todos sabem o que é isso: seja aquela roupa que você não usa há anos mas tem um carinho especial por ela, como aquele quadro que você ganhou da sogra e que não combina mais com a decoração. Nesta situação, há duas saídas bem viáveis: é possível doar ou vender móveis e acessórios para brechós ou, em segundo caso, reciclar parte destes móveis ou acessórios, transformando peças velhas em elementos charmosos, dando ainda ar retrô em sua decoração – como nesta churrasqueira da foto, que ganhou um elemento bem simpático na figura daquele aparador reutilizado.

Mude as coisas de lugar

Salas de estar ecléticas por Crow's Nest Interiors
Crow's Nest Interiors

Living Room, Leeds

Crow's Nest Interiors

Não é incomum que, após anos no mesmo ambiente, as pessoas passem a clamar por mudanças. E é um fato atestado de forma absoluta: pequenas mudanças, sejam no ambiente de trabalho ou em casa, são capazes de dar um gás novo àquele espaço, motivando as pessoas e renovando as energias para mais um par de anos com aquela mesma estética. E não pensem que é preciso grandes revoluções para isso. Uma das dicas mais simples e eficientes é mudar as coisas de lugar. Pode ser um espelho, um quadro ou mesmo um sofá. Colocar seu móvel na parede contrária àquela em que ele se encontrava já cria uma dinâmica e um movimento todo especial na sala. Experimente fazer isso, por exemplo, com o seu sofá de dois e três lugares. Você vai perceber que, de uma hora para outra, sua sala ganha outra energia, e você se sente renovado sem precisar fazer muito esforço.

Brinque com cores e texturas

Sala de estar com home theater moderno: Sala de estar  por D`Vita - Marcenaria de Luxo
D`Vita – Marcenaria de Luxo

Sala de estar com home theater moderno

D`Vita - Marcenaria de Luxo

Outra dica interessante para quem deseja renovar o seu espaço é trabalhar com cores e texturas. Imagine aquela sua sala de televisão, trabalhada em tons leves e neutros, ganhando, de repente, um reforço de cores básicas como o vermelho, o amarelo e o azul. Sabemos que estas cores básicas trazem uma energia diferente ao ambiente, uma vibe mais dinâmica e descolada. Até por isso, podem ser ótimas opções para quem deseja renovar o ambiente. Vale a pena, ainda, pensar em trabalhar com painéis de diferentes texturas – madeira, pedra, tijolos. Neste projeto da D´Vita Ambientes, de Viamão, temos um espaço que se adequa perfeitamente à nossa proposta. Investindo em cores fortes, o ambiente é descontraído e jovem. O painel de madeira no qual se encontra a televisão traz um contraste sutil à esta sala, que conta ainda com um tapete colorido que se complementa às cores dominantes.

Mude a iluminação

Apartamento JD: Cozinhas modernas por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Apartamento JD

Gláucia Britto

Não faz muito tempo, as casas e residências aqui do Brasil tinham como padrão as lâmpadas amarelas incandescentes. Com o advento das lâmpadas fluorescentes, designers começaram a pensar em projetos que trabalhassem a luz de forma mais elegante. Já as lâmpadas de led, mais compactas e econômicas, vêm se tornando um padrão nas construções modernas. É uma questão de lógica: enquanto as lâmpadas fluorescentes têm uma vida útil de 8 mil horas, o tempo de vida de uma lâmpada led é de 25 mil horas. Por isso, na hora de dar uma renovada no seu espaço, trocar as lâmpadas já é um bom começo. Mas não é tudo. Você pode ainda investir em luminárias com design inovador e ousado, como a utilizada na cozinha deste apartamento. Ampla, poderosa e elegante, esta luminária traz um ar todo especial ao ambiente – contando ainda com um simpático desenho feito no teto a partir da abertura na parte superior.

Mude a cara da mobília

Sala de estar  por homify
homify

Sofá Magno Tecido London

homify

É provável que muitos dos leitores do homify já tenham passado por esta mesma experiência, após anos e anos olhando para a mesma estampa naquele sofá ou naquela poltrona. É preciso mudar! E rápido! Nestas horas, é preciso manter a calma e não sair se livrando dos móveis como se fosse uma urgência. Há diversas ideias e soluções que podem ser aplicadas neste tipo de situação. E todas elas são absolutamente econômicas. A mais simples e óbvia: troque a estampa do sofá. Há profissionais especializados em reformas de sofás e poltronas que podem resolver este problema em poucos dias. Mas preste bastante atenção na hora de escolher a nova estampa: pense nas questões de limpeza, no tipo de tecido e, principalmente, no efeito que se quer causar no ambiente. Uma capa ou uma estampa colorida traz vida nova ao ambiente, mas pode cansar mais rapidamente. Por isso, vale a pena pensar muito antes de escolher.

Mude as cores das paredes

Apartamento Jardim Botânico:   por Chicô Gouvêa - Arquitetura
Chicô Gouvêa – Arquitetura

Apartamento Jardim Botânico

Chicô Gouvêa - Arquitetura

Esta é a solução mais utilizada quando se deseja dar uma cara nova a um ambiente. Trabalhar com cores é uma tarefa fascinante, justamente pelas sensações que cada uma delas pode trazer a um ambiente. Cores fortes como o vermelho e o amarelo, por exemplo, transmitem emoção e energia. Já paredes verdes ou em tons lilás inspiram tranquilidade. Aqui, neste exemplo, temos uma sala que teve todas as suas paredes pintadas de amarelo, com exceção do teto. 

Neste caso, vale a pena ficar de olho em alguns truques para conseguir encarar uma sala toda amarela. De modo a equilibrar os tons presentes no ambiente, os sofás e os tapetes se apresentam em cores claras, enquanto o restante dos móveis, como aparadores, cristaleiras e estantes, chegam em um tom escuro de madeira envelhecida. Assim, o amarelo se mantém como cor e personagem principal, mas é suavizado pelos elementos em questão. Assim, desta maneira, você tem um ambiente novo e renovado, sem perder muito tempo se preocupando com isso.

O que achou destas ideias para renovar sua casa? Valeu a pena?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!