Aquele objeto que causa tanta discórida: bidê | homify Aquele objeto que causa tanta discórida: bidê

Aquele objeto que causa tanta discórida: bidê

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
APARTAMENTO PR Ocapi Arquitetura Banheiros modernos Branco
Loading admin actions …

É uma peça de questão cultural e de hábito. De origem francesa, o bidê foi inventado no século passado para famílias ricas para lavar as partes íntimas do corpo e os pés. Atualmente o bidê pode ser comprado por qualquer classe social. No entanto, nem todas as residências brasileiras possuem nos banheiros, principalmente quando o ambiente é pequeno ou por não saber da sua utilidade.

Mas para quem não tem conhecimento da função do objeto – iremos explicar logo mais e sem tabus, especialmente para a higiene feminina. O bidê é um item sanitário, similar com a privada, mas com objetivos diferentes. 

Instalar um bidê não é somente um gosto pessoal, pois precisa ter espaço extra no banheiro, mas existe outra opção (que também tem a mesma função) que é a ducha higiênica. O bidê serve para que você se limpe após utilizar o banheiro. Aí, ter ou não vai do gosto de cada um.  

Algumas pessoas consideram o bidê e o chuveirinho um substituto mais higiênico do papel higiênico, mas muitas utilizam ambos. É uma decisão sua ter o bidê ou a ducha que é fixa na parede e não ocupa nadinha de espaço. 

Por isso, hoje vamos lhe dar 10 razões e responder algumas questões sobre o bidê e a ducha, assim você pode instalar um ou outro em seu banheiro, bora lá!

1. O que é bidê?

Sanita e bidé em casa de banho (Ribamar - Ericeira) Decor-in, Lda Banheiros modernos Cerâmica Branco
Decor-in, Lda

Sanita e bidé em casa de banho (Ribamar – Ericeira)

Decor-in, Lda

O bidê é um objeto sanitário, com uma forma de bacia oval. Tem formato semelhante a um vaso sanitário, mas sem tampa. O bidê pode contar com ducha interna ou externa, de acordo com o tipo de peça adquirida. O bidê para banheiro é prático, higiênico e pode ser um complemento importante para a família. A seguir você confere muito mais dicas sobre a utilização.

Para conferir mais tipos de bidê de banheiro, confira nossa página sobre banheiros modernos!

E siga conosco pelas dicas a seguir.

2. Para que serve o bidê?

O bidê serve para lavar as partes íntimas, assim como os pés. É uma ferramenta simples de usar e muito higiênica.

Desta forma, sempre que usar o sanitário para urinar ou fazer outras necessidades, poderá lavar-se no bidê, que fica geralmente ao lado do vaso. Também é muito útil para os dias da menstruação feminina. A sua função é basicamente a mesma que o papel higiênico, mas a limpeza é mais higiênica e profunda, já que a lavagem é com água e sabão neutro.

3. Existem alternativas ao bidê?

Vista geral wc B.loft Banheiros minimalistas
B.loft

Vista geral wc

B.loft

Se você gosta de lavar as suas partes íntimas e higienizar mais profundamente depois de usar o vaso sanitário mas não tem espaço para um bidê, existem outras soluções no mercado. Pode instalar um uma ducha higiênica (chuveirinho) perto do vaso, assim como vemos na imagem, ou ter um sistema de bidê embutido no próprio vaso sanitário.

Este modelo tem um pequeno jato embutido no tampo do vaso sanitário, que entra e sai água, e é ativado por um comando próprio. Uma tecnologia que pode aumentar o preço do seu sanitário, mas a verdade é que você não precisa comprar, nem instalar um bidê, pois você pode escolher um modelo mais prático e sem muito custo.

4. Como usar o bidê?

Se você tiver um bidê independente, precisará sair do vaso sanitário e sentar nele.

Sente-se de frente para o bidê, pois pode ser mais fácil controlar a temperatura e fluxo da água. Pode optar por encher um pouco o bidê com água ou deixar a água correr, para lavar a parte íntima e também pode usar um sabonete neutro.

5. Como escolher um bidê?

Bathroom 1 homify Banheiros minimalistas Concreto Branco
homify

Bathroom 1

homify

Antes de escolher o bidê para o seu banheiro, você deve ter em conta o espaço que se dispõe no seu banheiro. Existem modelos com um design mais alongado e outros nem tanto. De fato, a modernidade e o design têm permitindo criar bidês mais compactos e discretos.

Como já mencionamos, se não tiver espaço para o bidê independente, opte por um vaso sanitário que tenha esse aparato extra – ou pelo chuveirinho. Com dois em um poupará espaço no banheiro ou lavabo da sua casa.

6. Devo ter um bidê no banheiro?

Casa modular ClickHouse Banheiros modernos
ClickHouse

Casa modular

ClickHouse

Essa é uma questão a qual não conseguimos dizer nem que sim, nem que não. Dependerá sempre da sua opinião pessoal e dos seus hábitos.

7. Quanto custa um bidê?

Os preços variam muito no mercado, mas sempre dependerá do modelo que você escolher. Além disso, deve acrescentar os custos de instalação do bidê também.

Mas se você quiser instalar um bidê novo no banheiro, a sugestão é optar pelo bidê eletrônico, que é muito prático. Para quem é mais tradicional e quer a peça convencional, a sugestão é verificar a decoração do banheiro, analisar se é mais contemporânea ou mais clássica e, a partir daí, procurar o bidê que melhor se encaixa, variando dos mais simples até os de design mais caro.

8. Bidê ou ducha?

Tudo vai depender da sua rotina e estilo de vida. A escolha de ter um bidê ou uma ducha será sempre sua. O bidê é muito útil para pessoas com deficiência e também para idosos, além disso, como mencionamos é ideal para a higiene feminina no período menstrual para se manter sempre fresca.

9. Posso usar sempre a ducha higiênica?

Banheiro Apartamento PR Ocapi Arquitetura Banheiros modernos Branco
Ocapi Arquitetura

Banheiro Apartamento PR

Ocapi Arquitetura

Não. O uso chuveirinho deve ser moderado, pois pode causar infecção nas suas partes íntimas e desregular o pH natural da região. O ideal é utilizar no período menstrual para manter você sempre fresca e confortável. Além disso, você também pode usar a ducha como um substituto do papel higiênico ou após limpar-se com o papel.

10. Vantagens e desvantagens

Como qualquer objeto, conseguimos encontrar pontos positivos e negativos. Por exemplo, ter um bidê é prático e higiênico, além de ser muito confortável para pessoas de idade, que não conseguem tomar um banho todos os dias, por falta de mobilidade.

O bidê é um item muito mais prático e de fácil uso. Por outro lado, economiza nos rolos de papel higiênico e para quem tem a pele mais sensível, é ainda possível evitar as terríveis dermatites e assaduras. 

A principal desvantagem é que ocupa um pouco de espaço no banheiro, que daria para acrescentar um móvel diferente ou instalar uma banheira. Mas como já mencionamos, esse ponto negativo pode ser fácil solucionado com um bidê embutido ao vaso sanitário ou uma ducha higiênica.

11. Quais os benefício do bidê?

As pessoas com mobilidade limitada, como os idosos e os deficientes, podem utilizar o bidê para se limpar facilmente. 
Também é muito útil para quem sofre de hemorróidas, pois reduz a necessidade de se limpar com o papel higiênico. 

Os bidês podem ajudar as mulheres durante a menstruação, prevenir ou minimizar a ocorrência de odor na parte íntima.

Mais inspirações para você: Remodelação de um pequeno banheiro: um projeto que vai te inspirar.

12. Da duchinha de banheiro para ideias de box

Com tantas dicas sobre bidê banheiro e duchinha de banheiro, é hora de seguir adiante com dicas que deixarão seu banheiro ainda mais incrível. Confira estas 10 inspirações sobre tipos de box para banheiro e inspire-se muito mais!

12. Como instalar ducha higiênica

WC Social Studio Elã Banheiros ecléticos
Studio Elã

WC Social

Studio Elã

A altura da ducha higiênica dependerá do comprimento da mangueira. Mangueiras com 1,20 m de extensão devem ficar na altura entre 50 e 55 cm, para que a ducha fique entre 65 e 70 cm.

Ao comprar o chuveirinho de banheiro, utilize veda rosca no cano que será instalado, feche o registro de água e siga todas as instruções do manual sobre como instalar ducha higiênica.

Na dúvida, conte sempre com nossos arquitetos de interiores que atendem online.

Gostou das razões em ter um bidê ou uma ducha no seu banheiro? Deixe o seu comentário.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!