Como preparar a iluminação da casa para festas de final de ano?!

ana roman ana roman
Loading admin actions …

O fim de ano vai chegando e a cidade vai ganhando um sabor especial. Em meio à expectativa e agitação que precede as festas, cada família se preocupa em deixar a casa um pouco mais bonita com um elemento básico: as luzes festivas.

O resultado é que as ruas se enchem de certa magia com o mosaico formado pelo conjunto de cores e formatos.

As mais comuns são as tradicionais luzes natalinas, com lâmpadas pequeninas geralmente vermelhas, azuis, verdes e amarelas, ou de cores uniformes brancas ou amareladas. Esse tipo de decoração pode ser adquirido com um gasto muito pequeno em lojas especializadas. 

Também é possível fugir do convencional sem gastar muito. Para isso, basta comprar as luzinhas brancas e, com materiais baratos como o clássico papel celofane, ou papelão, por exemplo, acrescentar personalidade à decoração. É necessário um pouquinho de criatividade para inventar novos formatos, combinar cores e materiais. Também é muito importante tomar os cuidados necessários para não causar nenhum acidente. 

Algo que também está muito em voga são as luzes Led, que dependendo de como são utilizadas, podem dar um toque moderno, ou mesmo futurista, para a sua festa. O uso de anteparos translúcidos é outra maneira barata de inovar, e possibilita agregar um tom aconchegante para a celebração. Esses anteparos podem inclusive ser feitos com tecidos brancos esticados ou vidros translúcidos e luminárias simples colocadas no chão. Nesse caso, uma outra camada presa ao vidro com formatos diferentes proporciona um efeito bastante interessante. 

As luzinhas devem ser utilizadas tanto em ambientes externos – como nos jardins e portões para quem mora em casa, ou em janelas e varandas nos prédios – quanto dentro da casa. Para uma boa iluminação interna, deve evitar-se as luzes fosforescentes com focos muito diretos. Prefira as luzes incandescentes e com focos diversos e indiretos. 

Inove, crie e sobretudo: divirta-se!

Luzinhas externas

As clássicas luzinhas brancas de natal são uma boa opção. Colocadas ao redor de árvores e postes, elas permitem uma atmosfera mágica, e possibilitam uma recepção acolhedora por parte do anfitrião. Além disso, elas acrescentam o seu toque pessoal à decoração geral da vizinhança, que costuma estar toda iluminada nessa época do ano. Podem ser dispostas também em muros, especialmente os cobertos por vegetação.

As versões coloridas também são outra opção, principalmente em casas com crianças.

Banheiro criativo

Durante as festas, é sempre simpático decorar o banheiro. Além de colocar cartazes com frases engraçadas ou motivadoras, luzinhas no espelho dão um toque especial e tem o efeito prático de iluminar melhor o rosto de quem se olha no espelho e dão um ar de balada. Nesse caso, as luzes led são uma boa opção.

Luminárias caseiras de materiais diversos

Sala de estar  por Lime Lace Eclectic Interiors
Lime Lace Eclectic Interiors

Jam Jar Lights @ LimeLace.co.uk

Lime Lace Eclectic Interiors

Para se diferenciar, uma saída é misturar materiais diferentes com as lâmpadas, sempre tendo o cuidado para deixar uma distância segura. Com papel de origami, por exemplo, é possível fazer pequenos cubos de papel coloridos, e colocar-los de envoltório nas lâmpadas. Assim, você terá o efeito de luzes coloridas de uma tonalidade opaca e ainda os próprios cubinhos que servem de decoração. O papel celofane também é muito utilizado para a confecção de luminárias caseiras. 

Sobretudo para quem tem filhos, pode ser uma atividade divertida para as crianças, ao envolver-las no processo de confecção dos anteparos e luminárias. Além dos formatos de polígono, é possível fazer origami de todo o tipo de animal.  Em festas maiores, é muito comum iluminar o jardim com luminárias de solo, utilizadas em palcos e peças de teatro, por exemplo. Esse tipo de iluminação é bastante interessante quando se acrescenta tonalidades coloridas, de forma que cada cor possa gerar um ambiente distinto. Amarelo, vermelho e laranja são cores quentes, para os ambientes mais agitados, ou próximos da comida. Já o azul e o lilás, por exemplo, são cores frias, e são usadas em ambientes mais intimistas e tranquilos.

Luminárias de papel

Sobretudo para as festas noturnas, esses globos criam um clima lúdico. Os de cor branca lembram a própria lua, mas podem ser utilizadas cores variadas, principalmente no Natal. Em lojas japonesas, também se encontram luminárias feitas de papel e que também podem transmitir um efeito similar.

Luzes Led

As luzes led estão em voga. Essas lâmpadas economizam energia, ao mesmo tempo que permitem uma intensidade mais forte de luz. No aspecto decorativo, proporcionam um ar moderno, futurista, sobretudo se são privilegiados formatos não convencionais na hora da compra, como os aros da foto, ou painéis de letras, por exemplo. Luzes fosforescentes também podem ser uma boa opção.

Painéis que imitam letreiros de ruas luminosos também dão um toque entre kitsch e moderno à decoração, mas que definitivamente chamam a atenção do convidado. Com sorte, esses painéis podem ser encontrados em sua versão ¨original¨em lojas de antiguidade por exemplo.

Você já pensou nas luzes para sua festa de fim de ano?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!