Materiais puros e rústicos na decoração

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loaf's Home Office , Loaf Loaf Espaços comerciais
Loading admin actions …

As intensas jornadas de trabalho e as longas distâncias entre os lugares se tornam pontos cansativos no dia-a-dia. Uma forma de trazer um clima mais calmo e com um toque campestre é com a adição dos artefatos feitos com materiais puros e crus. Na verdade, muitas vezes não é nem adicionar, mas sim, simplesmente não fazer acabamentos especiais ou determinados revestimentos para alguns artigos. 

O minimalismo encontrado design de determinados objetos práticos e a funcionalidade de alguns itens certamente facilitam a rotina de uma casa de pessoas ocupadas. No entanto, se a intenção é resgatar um pouco do ar fresco e da tranquilidade do campo para as casas e apartamentos nas cidades. O uso dos materiais crus e puros pode trazer o estilo rústico que seu lar precisa.

As texturas e as imperfeições dos materiais rústicos são responsáveis por proporcionar a uma aparência vintage e um clima aconchegante. O mobiliário puro, como os móveis confeccionados em madeira, fibras nativas e acabamentos envelhecidos tem a capacidade de oferecer ambientes despojados e criativos. 

Para te inspirar a adotar os materiais rústicos e naturais no seu lar, selecionamos alguns pontos principais. Inspire-se!

Sendo verdadeiro com os materiais crus

Quill Bureau Loaf Espaços comerciais Escritório e loja

Os artigos decorativos que melhor transmitem estilo rústico com seus materiais crus e puros são as peças de aspecto vintages ou móveis, de fato, antigos ou desgastados. Regadores de zinco quase que enferrujando, móveis de jardim de madeira sem revestimento, metais oxidados, tijolos e suportes de metal aparentes podem trazer um toque único para a decoração do seu lar. Esses pequenos defeitos ou aparência de que esqueceu de fazer são capazes de proporcionar uma estética especial e cheia de personalidade para os cômodos. Peças encontradas em feiras de antiquários ou brechós podem ser ótimos complementos para este modelo de ambiente. As plantas também são uma alternativa eficiente e econômica que podem transmitir uma atmosfera campestre e natural.

Madeira para se mostrar

Mesa de Raiz Boulle Salas de jantar rústicas Mesas

Nesta sala de jantar, encontramos esta bela mesa produzida pelo escritório Boulle. Utilizando uma placa de vidro e troncos de árvore, ela traz charme e identidade para este ambiente. Em muitos modelos de móveis, a ideia é esconder a textura da madeira ou torná-la, de alguma forma, mais lapidada ou tratada para o ambiente ficar mais neutro. No entanto, a textura da madeira pode enriquecer o ambiente com suas fibras aparentes e cores naturais. A madeira em seu estado bruto ou cru pode oferecer um clima mais aconchegante no lar, além de ser um material bem resistente por nunca ter sido tratada. A madeira de demolição também é uma ótima opção para compor ambientes com materiais rústicos, principalmente quando os pedaços permanecem com resquícios de pintura e pregos. O estilo despojado destes elementos é responsável por trazer um clima que vai do industrial ao campestre. Um dos pontos principais da decoração com materiais puros e rústicos é a sustentabilidade, já que as matérias-primas são reutilizadas para outros fins. Para mais dicas de ambientes decorados com madeira, confira Toque rústico: decore com madeira.

Tijolos aparentes

A arte de deixar os tijolos aparentes na decoração das casas não envolve somente modelos de casas rústicas. Este detalhe pode aparecer em ambientes modernos, urbanos, vintages e o que mais for possível de se misturar. Estes materiais puros são elementos que têm o poder de dar um charme à parte para as residências.  Eles podem aparecer em uma apenas parede, na casa toda, descascados, novos, antigos, ao natural, ou pintados. São várias as possibilidades de uso. No mercado é possível até encontrar adesivos de tijolinhos ou papéis de parede com a estampa de tijolos.

O charme das pedras

Os revestimentos em diversos tipos de pedras são normalmente utilizados nas paredes ou pisos. Podem seguir em diversas cores e modelos de pedras naturais que possibilitam a criação dos mais variados modelos de decoração. Mosaicos, mármores, granito e pedra portuguesa são um dos mais conhecidos materiais puros. O uso deste material pode trazer um resgate à natureza que deixa o espaço ainda mais aconchegante e agradável de se estar. Os revestimentos em pedra podem aparecer tanto no interior, quanto no exterior da casa. Basta fazer harmonia com o restante dos elementos ao redor.

Concreto

O concreto pode aparecer como material rústico e puro de diversas maneiras nas casas e apartamentos. Ele pode se dar através do piso, parede, balcões, bancadas, lareiras e bancos. Uma afinidade pelos contrastes é um dos aspectos mais marcantes desse tipo de elemento, que pode funcionar muito bem com elementos decorativos clássicos e modernos ao mesmo tempo. O cinza que o concreto carrega consegue transformar os matizes mais marcantes em tons mais suaves como o branco, creme ou marrom.

Não esconda a fiação e materiais de suporte

MUEBLE PARA BAÑO LÍNEA CODE, SONIA SONIA Banheiros industriais Pia

Deixar alguns detalhes, como os canos ou a fiação aparentes pode trazer um toque charmoso para certos ambientes. Principalmente, se estes contarem com elementos mais delicados e femininos. Desta forma, um contraste direto pode acontecer entre o estilo e o aspecto dos elementos presentes no local. Um ambiente que é caracterizado pelas imperfeições e desgastes naturais dos móveis e acessórios tem personalidade e estilo próprio. Os materiais, como tijolos, madeira de demolição e canos, aparecem de forma marcante e cheia de charme neste banheiro ao lado.

Você usaria materiais rústicos na decoração da sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista