10 coisas que nunca nos contam sobre comprar casas antigas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Décoration d'un appartement ancien, Xavier Lemoine Architecture d'Intérieur Xavier Lemoine Architecture d'Intérieur Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

Comprar uma casa antiga, como tudo, tem vantagens e desvantagens, então é conveniente saber mais sobre ela antes de assinar o contrato. Comprar uma casa é como ter uma criança – um investimento de longo prazo que envolve muito amor, mas também muito sangue, suor e lágrimas. Por isso, é vital que você obtenha o máximo de informação sobre ela antes de ir em frente.

Uma casa antiga pode ter muito charme e personalidade. Ela também pode ser mais barata do que uma nova ou reformada na mesma área. Isso funciona se você for capaz e tiver disposição de gastar muito tempo trabalhando para que ela fique do jeito e no estilo que você quer. E você pode ainda ganhar muito com ela se, após as reformas, resolver vendê-la. 

Mas existem coisas que ninguém costuma contar sobre as casas antigas, o que é essencial saber antes de comprá-las. Conheça agora quais são essas 10 dicas e esteja pronto para avaliar uma casa antiga que surgir na sua vida.

1. Casas antigas têm materiais e tecnologias antigas

O primeiro e mais óbvio ponto é que as casas antigas são feitas com materiais e tecnologias antigas. Isso significa que é muito provável que elas sejam muito menos ecológicas ou sustentáveis do que as casas modernas – ou nada. Provavelmente, as tecnologias limpas nem existiam quando elas foram construídas. Assim, se você quiser painéis solares, janelas com isolamento de vidro duplo ou reciclagem de água usada para a descarga do banheiro, vai ter que investir nisso. Mesmo outras práticas comuns hoje em dia, como a vedação à prova de água do telhado, das telhas e dos tijolos, vai precisar de mais atenção e manutenção. 

2. As casas antigas têm uma personalidade que não se pode comprar

Se tem uma vantagem nas casas antigas é que elas têm uma personalidade e um charme que não se pode comprar e menos ainda reproduzir em casas modernas. Assim, o ideal é dar destaque a, por exemplo, pisos em madeira maciça, portas de madeira trabalhada e janelas tradicionais que agregam um sentido histórico à casa. E vale misturar esses detalhes com outros mais modernos, sempre de forma equilibrada. 

3. Uma casa antiga pode exigir reforma

Esta é outra obviedade que muita gente desconhece: casas antigas geralmente demandam reformas para se tornarem habitáveis e agradáveis. Isso posto, é uma bela oportunidade para que você estude a sua casa e decida o que preservar e o que mudar. O ideal é recorrer a um arquiteto e às plantas da casa para ele possa avaliar se é possível fazer as reformas que pretende e/ou sugerir como reformá-la. Isso é importante que seja feito antes da compra para saber se os custos da reforma valem o investimento ou se eles estão muito além das suas possibilidades. Essa avaliação também é útil no caso de venda do imóvel após a reforma. 

4. O valor do seguro de uma casa antiga pode ser alto

Uma coisa muito importante a se investigar antes de fazer uma oferta por uma casa antiga é se o seguro dela é maior do que o de uma casa nova em folha. Existem vários motivos para isso:

1. Fiação velha

2. Materiais dos telhados sensíveis às intempéries

3. Encanamentos que precisam ser trocados

4. Materiais raros, como portas e janelas antigas que não podem ser substituídos

5. Equipamentos antigos que podem ser arriscados ou perigosos

Procure um especialista e faça uma avaliação da casa antes de comprá-la.

5. Cozinha e banheiro precisam ser renovados

Se você vai seguir em frente com a compra, provavelmente vai ter que renovar a cozinha e o banheiro, pois são os ambientes que mais evoluem com o passar do tempo. A cozinha, por exemplo, está sempre em evolução por causa das tecnologias que incorpora. Além disso, há duas décadas, a cozinha era um espaço isolado do resto da casa, mas recentemente passou a ser cada vez mais integrado a outros ambientes, como a sala de jantar ou a sala de estar. A ideia é a de um espaço aberto com livre circulação em que as pessoas podem interagir com a de outros ambientes. 

Já o banheiro enfrenta a presença de revestimentos e louças sanitárias fora de moda. A reforma não precisa ser cara, bastando pintar, trocar esses itens e, talvez, mudar a banheira de lugar. Um visual clássico pode protelar em alguns anos uma nova reforma.

6. Misturar o antigo e o novo pode ser a solução perfeita

Uma das melhores coisas sobre comprar uma casa antiga é que você pode surpreender a todos – inclusive você – com a mistura do antigo e do novo na medida certa. Na imagem acima, a sobriedade das vigas de madeira escura e a solidez da parede de pedra contrastam lindamente com o mobiliário moderno e claro e a tecnologia mais avançada. Não tenha medo de incorporar elementos modernos com elementos de que você gosta na casa antiga!

7. Reformar a casa toda valoriza o investimento

Não é porque a casa é antiga que você precisa mantê-la assim. Mude tudo que deseje: isso significa que você pode reformar os quartos, a sala de jantar, a sala de estar, o quintal, tudo, inclusive removendo paredes para deixar a casa mais ampla e mais fluida. Isso, aliás, significa maior retorno financeiro em caso de venda da casa.Portanto, sinta-se livre para ousar e transformar a casa toda!

8. Se a casa é realmente antiga, procure a prefeitura

homify

Se a casa antiga for, na verdade, uma construção histórica, consulte a prefeitura antes de comprá-la. Casas de importância histórica ou cultural geralmente têm restrições no que diz respeito a mudanças nas suas estruturas. Ou seja, você pode comprar uma casa que não pode reformar, especialmente fazendo alterações na distribuição interna ou na fachada. E isso seria um balde de água fria nos seus planos, não é mesmo? Mesmo que a casa não pareça desse tipo, não custa nada procurar a prefeitura e sanar a dúvida.

9. Equipamentos modernos podem não funcionar em casas antigas

Antes de assinar o contrato, chame um eletricista para avaliar a instalação elétrica da casa. Pode acontecer que ela não suporte todos os seus equipamentos de última geração ou a nova máquina de lavar roupa. E você não vai querer descobrir que precisa refazer a fiação só depois de se mudar, não é? 

10. Abrace a nova casa

Se você for adiante e comprar uma casa antiga, tenha paciência com os problemas e desfrute das coisas boas! Seja criativo e procure as mais diferentes soluções para cada desafio da sua casa antiga. Lembre-se de que ela é um bom investimento e, além disso, é linda e única, o lugar perfeito para você e sua família morarem. Realce os pontos fortes da sua casa e faça dela o melhor lugar para morar. Lembre-se que nem todo mundo tem um sótão ou um porão ou uma mansarda ou um grande quintal – desfrute disso tudo e comemore!

Para outras dicas sobre casas, leia este artigo.

Qual é a sua dica sobre casa antiga?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista