Aproveite o vão das escadas!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O espaço embaixo das escadas muitas vezes permanece uma área sem aproveitamento por causa do não-planejamento durante a elaboração do projeto arquitetônico ou de decoração. Mas é um espaço que pode servir de muitas maneiras, criando ambientes bonitos e/ou práticos que favorecem as atividades na casa.

O vão das escadas pode ser o lugar perfeito para um bar, uma bancada de estudo, um closet, um jardim de inverno, um lavabo ou uma estante de livros, sem falar que pode ser um espaço para exibição de quadros, obras de arte e plantas. Seu aproveitamento não é nada complicado e com um pouco de investimento pode-se dar vida nova a uma área antes morta.

Saiba como realizar as mudanças necessárias para fazer do vão das escadas um espaço útil e charmoso que vai se tornar funcional e prático, beneficiando a todos. Conheça nossas dicas e mãos à obra!

Jardim zen

Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

Projeto

Grupo HC

Outra forma de se aproveitar essa área pouco usada é fazer nela um pequeno jardim zen, com arbustos e pedras. Algumas lamparinas podem ajudar a criar um clima romântico. É um jeito fácil e bonito de se ocupar esse espaço, não exigindo muita manutenção. Apenas consulte um paisagista ou jardineiro para saber quais plantas podem se desenvolver a contento na área, que muitas vezes não recebe luz solar direta. O projeto da imagem acima é da HC Interiores.

Aproveitando o espaço vazio

Olhe bem para a sua escada e tire as medidas do vão para que você possa ter ideia do espaço disponível. Depois, pondere: o que você mais necessita? Isso poderia ser feito nesta área ou ela é muito pequena? Reflita sobre as várias possibilidades e escolha, em acordo com a família, o melhor uso para esse espaço. Definido o projeto, consulte especialistas para saber o quanto você vai ter que dispender para realizar o seu sonho. Nem sempre a obra é cara e, certamente, você ficará satisfeito com o resultado. 

Estantes de livros

Corredores e halls de entrada  por Azzurra Lorenzetto
Azzurra Lorenzetto

scala libreria

Azzurra Lorenzetto

Uma das maneiras mais fáceis e mais baratas de se aproveitar os vãos das escadas é instalar neles prateleiras para livros. Dependendo da profundidade, é possível colocar duas fileiras de livros em cada prateleira. Há ainda a opção de se mandar fazer alguns nichos para exibição de outros objetos, de modo a diversificar o uso das estantes. Mas pode-se ainda usar o vão dos degraus para se acomodar livros – e não se gasta um centavo para fazer isso. O resultado pode ser bonito e colorido, dando um ar descontraído e despojado ao ambiente.

Área criativa

E por que não fazer do espaço embaixo e ao lado da escada uma área de armazenamento criativa? Colocando prateleiras e nichos sob a escada e na lateral dela, pode-se ganhar muito espaço para expor não apenas livros, mas objetos decorativos e outros itens significativos, como suvenires de viagem, catálogos de exposições, coleções e o que mais se tiver em vista. Os nichos e as prateleiras podem ganhar iluminação especial, destacando o material exposto para qualquer um que subir ou descer as escadas. O resultado é bonito e sofisticado, dando um toque de personalidade ao ambiente.

Bar descolado

Uma solução simples e simpática é fazer do vão da escada um espaço para um bar descolado. Não é preciso muito: um belo aparador, de preferência em cores vibrantes, pode receber copos, taças e garrafas. Quadros e tapetes que se harmonizem com o aparador são uma forma de valorizar o espaço e deixá-lo mais bonito e com mais personalidade. O exemplo da imagem acima tira partido também da textura da parede, de tijolo pintado de branco, a qual contrasta com o amarelo forte do aparador. 

Bancada de estudos

Em alguns casos, o espaço debaixo das escadas pode virar uma pequena sala de estudos, com bancada, cadeira e prateleiras. Ou simplesmente uma área de onde acessar a internet. Pode ser ótimo para o filho que não tem espaço no quarto para a bancada de estudos ou para o dono da casa ter um pequeno home office. Provavelmente, não será possível fechar o espaço com uma porta, mas ainda assim pode-se ter privacidade com paredes e cortinas. 

Closet ou armário

Esta é uma ideia verdadeiramente original: fazer do vão da escada um closet cheio de prateleiras e nichos para bolsas, calçados, roupas. Outra ideia é fazer um armário para roupas de cama e de banho. Nos dois casos, o espaço pode ser fechado com portas, que ajudam a evitar o pó. É uma solução perfeita para quem não tem um closet no quarto ou um armário para as roupas da casa. Tudo fica muito bem organizado e de forma discreta, longe dos olhos dos visitantes. 

Lavabo

Uma possibilidade de se aproveitar o vão da escada com finalidades muito práticas é a instalação de um lavabo para os visitantes. Dependendo da altura e da profundidade do vão, é possível construir um lavabo muito charmoso, com pia e vaso sanitário pequenos. Um belo espelho, revestimentos sofisticados, flores e bancada delicada vão fazer toda a diferença e transformar um espaço inaproveitado em um espaço extremamente útil e bonito. Mas é bom lembrar que essa ideia exige obras e, portanto, gastos maiores. Consulte um especialista para saber da viabilidade de se usar o vão da escada para essa função e, se for possível e você tiver os recursos, siga em frente sem medo. 

Obras de arte e plantas

Já quem não pretende gastar muito pode simplesmente decorar o vão da escada da maneira mais criativa possível. Nessa área vão muito bem os quadros grandes e coloridos, assim como belas e grandes esculturas que não se tem onde exibir na sala de estar ou no hall de entrada. O resultado é sofisticado e cheio de personalidade, revelando muito sobre o dono da casa. Também caem muito bem neste espaço as plantas robustas, como arbustos e árvores, apresentados em belos vasos de cerâmica ou outro material requintado. Novamente, é preciso consultar um especialista para se saber quais os melhores espécimes a serem cultivados nesse espaço, já que não recebe luz solar direta. Para outras dicas sobre escadas, leia este artigo.

Que solução você daria para o vão da escada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!