SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 decorações perfeitas para jardins!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Diariamente trazemos ideias novas de design de interiores e decoração para você manter-se atualizado sobre as novidades no setor e extrair inspiração para incrementar as qualidades estéticas e ambientais dos ambientes da sua residência. O espaço interior da residência é o nosso receptáculo no mundo, o lugar onde nos sentimos protegidos, acolhidos e familiarizados com cada detalhes, mas o espaço exterior também tem uma grande relevância na nossa sensação de bem estar e conforto e na valorização do imóvel, já que muitas vezes, o jardim da residência é o espaço mais exposto e visível desde o espaço da rua, servindo portanto de cartão de visitas. Uma residência com um belo jardim, resultado de um projeto paisagístico primoroso, tende a ser valorizada e ainda proporcionar aos moradores vistas  agradáveis e um ambiente externo e um microclima mais aprazíveis.   

Neste artigo selecionamos ideias e sugestões de decoração do jardim para quem deseja incrementar as qualidades ambientais e estéticas do jardim, de modo a torná-lo mais convidativo e confortável, agregando qualidade de vida aos moradores e valor agregado ao imóvel, Para isto, é necessário a inclusão de alguns itens essenciais na decoração do jardim, que você descobrirá com mais detalhes a seguir.     

​1. Árvores ornamentais

O contato direto com a natureza é uma forma de agregar qualidade de vida e bem estar aos moradores. Portanto, a natureza é um item essencial na decoração do jardim, tanto para fins estéticos, pois como mencionamos, o jardim é normalmente o elemento mais visível de uma residência, causando as primeiras impressões no observador, tanto para fins ambientais, já que a convivência com a natureza alivia o estresse e revigora nosso corpo e nossa mente. Além disto, uma vegetação frondosa, que produz bastante sombra, protegendo a casa da forte insolação, melhora também o conforto térmico. A escolha das árvores deve ser pautada, portanto, pelo seu porte, que deve se adequar a área livre disponível do jardim, e pela suas qualidades ornamentais, formas, texturas e cores de sua folhagem e flores. Imagina repousar sobre a sombra das folhas e flores vermelhas desta árvore exuberante?

2. Contato com a natureza

CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO: Casas  por spbr arquitetos
spbr arquitetos

CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO

spbr arquitetos

jardim é naturalmente um dos espaços mais prazerosos da casa, onde podemos durante o ano todo nos beneficiar da convivência com a natureza e respirar um ar mais agradável, especialmente no Brasil, cujo clima clima tropical nos convida para os lugares abertos e arejados. O cultivo de plantas, portanto, além de tornar o jardim mais exuberante e convidativo, tem ainda um efeito terapêutico, aliviando as tensões do dia a dia e contribuindo para qualidade de vida melhor.

3. Mobiliário: espreguiçadeira

O jardim também é um espaço de estar, no qual podemos descansar, relaxar, e, claro, contemplar as belezas e o frescor do jardim. Portanto, na decoração do jardim o mobiliário é indispensável para garantir o conforto dos usuários. Neste projeto, duas espreguiçadeiras, que repousam sobre o gramado do jardim e à beira da piscina, tornando o jardim mais aprazível e proporcionando aos usuários o conforto e o descanso envolto em uma paisagem natural deslumbrante.

4. Mobiliário: pufe

Glass 1701 - Arq. Exterior: Terraços  por Tellini Vontobel Arquitetura
Tellini Vontobel Arquitetura

Glass 1701 – Arq. Exterior

Tellini Vontobel Arquitetura

O mobiliário, além de ser um item indispensável para proporcionar comodidade, também contribui para as qualidades estéticas da decoração do jardim. Neste jardim, os dois pufes, de cores neutras e presença discreta dão ao jardim a qualidade de espaço lounge, sem concorrer com o protagonismo da vegetação, da jacuzzi, revestida de pastilhas verdes, e da paisagem urbana.

5. Deck de madeira

Outro elemento indispensável na decoração do jardim é o deck de madeira. Estamos acostumados a ver a área ao redor da piscina revestida com piso de madeira, criando um espaço de convívio e de lazer, que, como neste projeto, assinado por Denise Barretto Arquitetura, quando combinado com vasos de plantas, vegetação, pergolado de madeira e mobiliário adequado, resultam em ambientes muito charmosos e aconchegantes.

6. Sombra

O jardim é um espaço a céu aberto de convívio e contemplação que, portanto, necessita de áreas sombreadas para assegurar o conforto e relaxamento dos usuários. Neste exemplo, o espaço lounge é protegido por uma membrana, sustentada por quatro hastes metálicas, que permitem aos usuários desfrutar da paisagem natural deslumbrante em um espaço confortável e sombreado. A estrutura metálica, embora discreta, dá um toque high-tech e de sofisticação à decoração do jardim. 

7. Água fresca: lago artificial

Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins  por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

Um jardim com vegetação ornamental, sombra e água fresca é um espaço perfeito para o descanso e relaxamento. Portanto, outro item indispensável para incrementar a decoração do jardim é a água, que pode estar presente de diversas formas. Neste projeto, além da função estética, o lago artificial de desenho orgânico tem um papel de regulador do microclima local. É fundamental situar o lago próximo aos ambientes da residência e provê-las de aberturas generosas, que permitirão a passagem da brisa natural e, consequentemente, o refrescamento dos espaços internos. Além disto, incrementar o algo com plantas e pedras, como neste projeto, tornarão o jardim mais elegante e belo.

Para obter mais informações sobre projetos de jardins com lagos deslumbrantes, leia este artigo.

8. Água fresca: piscina

Piscina: Piscinas  por WTstudio
WTstudio

Piscina

WTstudio

Outra forma de trazer o frescor da água para o jardim é através da instalação de uma piscina. Neste projeto, a piscina com borda infinita e revestida de pedras, integrada ao deck de madeira e ao living room e ao espaço gourmet, proporciona vistas privilegiadas e brisas refrescantes que invadem os espaços através das aberturas generosas e envidraçadas, agregando funcionalidade e lazer aos moradores.

9. iluminação externa

Outro item essencial na decoração do jardim é o projeto luminotécnico. Neste projeto, o projeto de iluminação externa realça a presença da vegetação do jardim e das formas e volumes puros da residência, tornado-os objetos de contemplação também durante o período noturno.

10. iluminação externa de LED

MOSTRA BLACK 2012: Jardins  por Hanazaki Paisagismo
Hanazaki Paisagismo

MOSTRA BLACK 2012

Hanazaki Paisagismo

A iluminação pode ser empregada para produzir efeitos surpreendentes, como neste projeto, de Hanazaki Paisagismo, no qual as luzes de LED, que iluminam as bordas irregulares do espelho d’água, destaque da decoração do jardim, criam a impressão de o espelho d'água flutuar. Além do espelho d’água reluzente, 700 mudas de bambu (Phyllostachys aurea), duas cerejeiras, uma magnólia, uma jabuticabeira e um ipê roxo, pedras mergulhadas na água e mobiliário rústico de madeira complementam a decoração do jardim. 

Mais informações sobre jardins, você encontra aqui.

Quais destes itens você implementaria para incrementar a decoração do jardim da sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!