6 itens indispensáveis na sala de estar

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
RS HOUSE , STUDIO GUILHERME TORRES STUDIO GUILHERME TORRES Casas modernas
Loading admin actions …

Com este livro de ideias, 6 itens indispensáveis na sala de estar, homify inaugura uma série de livros de ideias sobre os itens essenciais na decoração dos ambientes de sua casa, para que você possa expressar sua personalidade e ao mesmo tempo dar a cada ambiente uma identidade própria e única, com qualidade espacial e estética. 

A sala de estar é o espaço de convivência social, para reunir amigos e familiares. Portanto, sua função é de acolher as pessoas e proporcionar-lhes conforto físico e visual. Preparado para iniciar uma grande transformação na sua sala de estar? Então confira a seguir as nossas dicas de itens essenciais para você incrementar a decoração deste ambiente que nos proporciona tantos momentos de relaxamento e prazer.

1 Espacialidade: integração espacial

A espacialidade é o item mais difícil de alterar em uma reforma ou redecoração, pois ela é inerente ao conceito do projeto arquitetônico. Neste projeto, assinado por Tony Santos, os espaços de convivência estão todos integrados e o pé direito duplo e a generosa abertura tornam os espaços mais fluídos, dando-lhe uma escala monumental. No caso de uma reforma, é possível integrar os ambientes e conseguir espaços mais amplos com a utilização de divisões com elementos vazados ou a remoção da parede divisória, claro, desde que sob a orientação de um responsável técnico, ou simplesmente alterando a disposição de alguns móveis, seja para liberar mais espaço, seja para renovar a sua configuração e obter portanto uma nova espacialidade e aspecto visual.

2 Qualidade material: revestimento

O segundo item essencial na decoração da sala de estar é incrementar sua qualidade material, através da aplicação de novos revestimentos, tintas, papéis de parede, painéis de madeira, pedra ou cerâmicos, de acordo com o efeito visual e sensorial desejados. Uma parede revestida de tijolinhos ingleses, como neste projeto, traz um toque de nobreza e sofisticação, além de deixar o ambiente mais aconchegante.

3 Sofá: elemento principal

Obviamente, o sofá é o item principal da sala de estar e existe uma infinidade de modelos para incrementar o aspecto estético da sua sala. Você deve priorizar o modelo mais apropriado a sua personalidade e que atenda melhor a sua função de acolhimento. Este sofá em lona estonada, da JRJ Tecidos com almofadas coloridas, atende ao desejo de um estofado de fácil manutenção, além de proporcionar conforto e requinte. 

3 Sofá: múltiplas possibilidades

O sofá além de sua função de acolher, também pode contribuir com a qualidade estética do ambiente. Como neste projeto, assinado por Marília Veiga, é possível combinar os tons do sofá com outros itens decorativos, como telas, vasos, tapetes, almofadas, etc. Porém, você não precisa se desfazer do seu sofá para renovar o ambiente. Uma solução eficiente e mais ecológica é trocar o estofado e optar por cores e estampas, que personalizam e enriqueçam ainda mais a decoração. Mais dicas sobre como tornar sua casa sustentável você encontra aqui.  

4 Mobiliário: mesa de centro em madeira

Outro item indispensável para incrementar as qualidades estéticas e ambientais da sua sala de estar são os mobiliários acessórios, como mesas de centro, poltronas, etc. Uma opção sempre atual e bem sucedida é decorar o ambiente com uma mesa de centro rústica de madeira.

4 Mobiliário: mesa de centro em vidro

Outra opção é incluir uma mesa de centro de vidro, material versátil e elegante, que se adapta aos mais variados tipos de decoração e combinação de mobiliários. De modo geral, os mobiliários de vidro são mais apropriados em ambientes que possuem detalhes marcantes, como uma peça de design extravagante ou uma obra de arte. 

5 Acessórios: luminária

Neste ambiente, além da agradável combinação de mobiliários e da integração da sala com a natureza do jardim externo, o conjunto de luminárias de madeira, de desenho e formas delicados, realçam o charme e a identidade do ambiente.

5 Acessórios: divã

Os acessórios são o quinto elemento da nossa lista de 6 itens indispensáveis na decoração da sala de estar. São itens que, apesar da sua funcionalidade, desempenham um papel de destaque na estética do ambiente. Neste projeto, também assinado por Marília Veiga, um divã de desenho contemporâneo e esbelto, com suporte metálico, dá ao ambiente um requinte e personalidade únicos.

6 Elemento diferencial: obra de arte

Além dos itens primordiais, recomenda-se a inclusão de um elemento diferencial, que enriqueça o ambiente e torne-o mais personalizado e agradável, resultando em um ambiente com qualidades estéticas e ambientais únicas. Neste projeto, de CSDA Arquitetura e Interiores, uma fotografia do artista plástico brasileiro Vik Muniz incrementa a decoração, conferindo ao ambiente uma atmosfera solene e sofisticada.   

6 Elemento diferencial: music box

O elemento diferencial é um objeto acessório relacionado uma necessidade funcional e que corresponda as suas preferências estéticas e sensoriais. Neste projeto o elemento diferencial é uma extravagante caixa de música que, além de dar uma aparência despojada ao ambiente, proporciona aos moradores momentos de conforto e lazer acompanhados da trilha sonora de sua preferência.

Qual destes itens você considera prioridade para iniciar a mudança no seu ambiente?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista