Fachadas com zonas em madeira

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Quinta H | eco-renovation | Madeira, Mayer & Selders Arquitectura Mayer & Selders Arquitectura Casas rústicas
Loading admin actions …

A fachada é o cartão de visita da nossa casa, é ela que nos dá o primeiro impacto e que nos dá a percepção de como será o restante espaço, interior e exterior. As fachadas apresentam-se sob diferentes modelos, formas, estilo e podem ser revestida com os mais diversos materiais: pedra, cimento, vidro, madeira, entre outros. Umas poderão ser revestidas com apenas um material, outras poderão misturar texturas, o mais importante é ter algo de pessoal, único e de que se gosta. 

No livro de ideias de hoje, partilhamos convosco 8 opções de fachadas, onde todas elas têm algo em comum: uma zona com madeira mesclada com outro tipo de revestimento. Veja o quão lindas ficam umas fachadas assim!

1. Como um pouco de madeira cria logo outro destaque

homify

A arquiteta portuguesa de Fafe - PAULA NOVAIS Arquitectos e Design optou por incluir na fachada deste projeto um pouco de madeira, algo de discreto, mas que se destaca na restante fachada branca desta moradia unifamiliar. A madeira é sem sombra de dúvidas um material nobre na construção e revestimento de uma casa, além de combinar facilmente com outras cores e outras texturas. Além de que, a madeira permite uma certa proximidade com a natureza e cria uma atmosfera confortável e acolhedora. As árvores à volta permitem criar um elo de ligação com esta parte da fachada.

Um projeto português que nos enche de orgulho, e onde percebemos que cada detalhe foi levado minuciosamente a cabo. 

2. Diferentes acabamentos em cada nível

homify Casas modernas

Neste exemplo vemos uma habitação, onde cada piso se diferencia pelo seu revestimento. A fachada do piso central foi revestida com tiras de madeira horizontais, onde foi projetado uma imensa janela. Sem dúvida que estamos perante um projeto irreverente e ousado, mas que nos mostra que é perfeitamente possível mesclar materiais e cores numa fachada. 

3. Numa arquitetura moderna usa-se e muito a madeira na fachada

Nos projetos de casas modernas é comum encontrar fachadas com zonas de madeira, traz muito mais personalidade e dinamismo ao projeto. Esta casa é o exemplo disso mesmo, os caixilhos das janelas e a estrutura da entrada foi revestido com este tão nobre material.

4. Às riscas

A madeira pode surgir de tantas e diversas maneiras na fachada da nossa casa. É mesmo incrível a infinidade de possibilidades que podemos encontrar para dar personalidade à nossa fachada. Não hesite em apostar na madeira e tome nota dos vários exemplos apresentados nesta galeria de imagens. 

Nesta moradia a madeira apresenta-se frente à janela, como um estore, mas de forma permanente. Assim, pode encontrar a luz natural, mas mantém-se privacidade dentro de casa.  

5. Pedra, betão e madeira uma conjugação perfeita

Não tenha medo em arriscar e em conjugar diferentes materiais. Nesta fantástica casa apostaram na pedra, no betão e na madeira nalgumas zonas, nomeadamente na porta de entrada e na fachada logo por cima. 

5. Na estrutura para um desing tropical

Nesta fachada ao design tropical colocaram madeira de eucalipto torneado, na própria estrutura da habitação. Criando o tal efeito exótico que apela férias e descanso. Em perfeita harmonia com todo o ambiente verdejante envolvente.

6. Madeira no terraço e deixá-la transparecer

Esta moradia dispõe de um fantástico terraço, que foi todo revestido com madeira. Esta integra a fachada, uma vez que foi deixado uma grande abertura na fachada lateral. Uma arquitetura que se diferencia por pormenores singulares e inusitados.

7. Para criar destaque

Neste caso revestiram parte da fachada desta habitação com madeira, uma vez que este projeto inclui um trabalho de remodelação e ampliação. A fachada foi revestida com finas tiras de madeira e o próprio caixilho dessa janela também é de madeira. Traz um lado moderno a esta casa de arquitetura rústica, da Ilha da Madeira.

8. Pérgola e janelas em madeira, of course!

A fachada desta casa também não dispensou um pouco de madeira, desta vez nas portadas das janelas e nos caixilhos das mesmas. Um acabamento que traz muito mais conforto à habitação. 

Dê uma vista de olhos a este livro de ideias:

10 belas portadas de janelas que preencherão a sua casa.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista