Como ganhar espaço em uma cozinha pequena | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Como ganhar espaço em uma cozinha pequena

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Our Kitchens Cozinhas modernas por Harvey Jones Kitchens Moderno
Loading admin actions …

Espaços pequenos exercitam nossa criatividade. Ter as melhores soluções compor estes espaços requer planejamento, estudo e a presença de um bom profissional – algo que você pode encontrar aqui mesmo, no homify. E para exercitar as ideias da melhor forma em um espaço onde a imaginação é essencial para que as memórias olfativas sejam sempre as melhores, hoje iremos falar da decoração nas cozinhas – ou melhor, na forma de compor a decoração para ganhar mais espaço nas cozinhas pequenas. 

Você já deve ter imaginado que este é um exercício difícil, mas extremamente prazeroso. Embora as cozinhas estejam ficando cada vez menores por causa do boom imobiliário que invadiu as médias e grandes cidades, não podemos abrir mão quanto a uma boa decoração do espaço. Afinal, quanto mais pequenos espaços sejam disputados, maior será o desafio para decorá-lo acertando em cada parte e fazendo algo essencial nos dias atuais: aproveitar os espaços da melhor maneira.

Neste Livro de Ideias separamos dicas essenciais sobre iluminação, decoração, cores e organização de uma cozinha pequena. Nossa ideia é ajudar você a transformá-la em um espaço mais dinâmico e que aproveita de uma forma melhor os truques muito utilizados nas decorações de todo o mundo. Dicas de iluminação, organização, utilização de móveis e ainda outras opções, irão mudar o seu ponto de vista sobre espaços pequenos. Ficar atento às nossas sugestões utilizá-las no seu lar, pode trazer resultados tão incríveis quanto você imagina.

Por isso, venha conosco e aproveite ao máximo nossas dicas e comece a utilizar boas ideias no dia a dia do seu lar. Temos certeza que você ficará ainda mais feliz em casa, aproveitando experiências incríveis desde o preparo até a refeição. Anote cada dica, compare as decorações no seu lar e faça adaptações. Você irá se surpreender no final. Aproveite!

Escolha móveis multifuncionais

Painted Shaker kitchen by Harvey Jones Cozinhas modernas por Harvey Jones Kitchens Moderno
Harvey Jones Kitchens

Painted Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

A primeira e mais certeira dica para um acerto na decoração de uma pequena cozinha, é optar por elementos que ofereçam múltiplas escolhas no momento do uso. Para estas possibilidades, a escolha de uma ilha multifuncional traz um acerto em cheio quanto a uma organização mais ampla do espaço. Utilizar estes móveis para armazenar utensílios domésticos, elementos decorativos e outros objetos, desta forma, haverá uma centralização no espaço da cozinha. Neste exemplo de projeto, vemos como a utilização da ilha ficou perfeita na composição da cozinha. O tampo de madeira maciça faz um jogo perfeito com as cores do piso, luminárias e cortinas. As portas em branco distribuem a boa utilização do móvel e a porta transparente pode ser utilizada como um elegante bar no meio da cozinha. Praticidade, luxo e bom gosto.

Use cores claras

Ambientes pequenos pedem uma melhor utilização equilibrada de cores. E para estes tipos de ambientes, nada melhor do que a utilização de cores brancas para auxiliar ainda mais na iluminação natural e artificial do ambiente. Além de ajudar na iluminação do ambiente, o branco trabalha muito bem com elementos em madeiras, muito comuns em cozinhas de diversos estilos. O branco favorece ainda o estilo minimalista do ambiente, que trabalha com perfeição na escolha de poucos elementos para compor o ambiente. Este estilo irá ficar perfeito na cozinha pequena, utilizando com inteligência os espaços para refeição e cozinha. Neste projeto da imagem, percebemos o quanto o conjunto branco fica interessante para que a claridade natural se espalhe pelos quatro cantos da cozinha. Uma escolha simples, mas muito importante para compor o ambiente.

Não exagere na decoração

Cozinhas modernas por a3mais Moderno

Outro cuidado especial deve ser quanto à decoração da sua cozinha. Pelo pouco espaço disponível a melhor escolha é não exagerar nos elementos decorativos. Aproveitar o pouco espaço com peças de uso cotidiano e que podem fazer parte da decoração é a melhor solução para que nenhum espaço seja desperdiçado. Um conjunto de duas peças bem utilizadas são o suficientes para compor a decoração no balcão ou, ainda, a utilização de quadros pequenos podem preencher pequenos espaços vazios nas paredes. O importa é manter a multifuncionalidade do ambiente.  Neste projeto, podemos observar que o pequeno balcão integrado à área da cozinha permite um alongamento de espaço sem que o mesmo tenha elementos que restringem o espaço para refeições ou outras atividades rotineiras do ambiente. Poucos elementos, mais espaço.

Ganhe espaço com as paredes

Projeto de Arquitetura de Interiores - Apartamento Família Cozinhas ecléticas por Sarah & Dalira Eclético
Sarah & Dalira

Projeto de Arquitetura de Interiores – Apartamento Família

Sarah & Dalira

Nichos e armários embutidos são fundamentais. Além de organizar muito melhor o espaço da cozinha pequena, com eles é possível trabalhar ainda mais a decoração do ambiente. Use e abuse destas peças e trabalhe o espaço disponível que as paredes oferecem, mas, muitas vezes não são utilizados. Neste projeto das arquitetas Sarah & Dalira, de Caxias do Sul (RS), a escolha por elementos em madeira maciça trabalha a rusticidade do ambiente. Além disso, a composição com armários brancos soma-se perfeitamente à ideia de ter um espaço com cores claras e bem iluminado – itens discutidos neste Livro de Ideias. A parede decorada em madeira serviu ainda para a instalação de uma incrível adega para o lar. Elegância, praticidade e bom gosto: tudo em um só lugar.

Use bem a iluminação

Como dissemos anteriormente, a composição com espaços de cor clara é fundamental para que o ambiente  ganhe um excelente equilíbrio com a iluminação. Outra atenção importante é quanto a distribuição de luzes no lar. Encontrar uma boa composição de luminárias embutidas e suspensas fará com que não fiquem espaços de sombra na decoração com os móveis. Fique atento ao quanto a sua cozinha é atingida pela iluminação natural e dê prioridade para que esta iluminação natural seja valorizada no seu lar. Neste projeto do arquiteto de interiores, Paulinho Peres Group, de São Leopoldo (RS), a soma de elementos em madeira trazem uma elegância singular ao espaço, que conta com a iluminação embutida no centro da cozinha e em outros locais do ambiente para que todo o espaço seja beneficiado com luz.

Erros

Por fim, falaremos dos erros mais comuns encontrados em espaços pequenos. E estes erros são exatamente o contrário de nossas sugestões neste Livro de Ideias. E para sintetizar esta composição a ser evitada, trouxemos uma imagem em que o excesso de proximidade ente os elementos traz uma sensação de aperto em todo o cômodo, além de haver pouca utilização de cores claras e objetos multifuncionais no ambiente. Este exemplo é fundamental para que você atente-se quanto ao equilíbrio das dicas deixadas anteriormente. Aproveite-as em seu lar e ganhe muito mais espaço no seu dia a dia.

Qual destas é a melhor solução para sua cozinha pequena?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!