13 cozinhas com coifas superdecorativas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Cozinha, Cintia Abreu - Arquitetura e Interiores Cintia Abreu - Arquitetura e Interiores Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Cada vez mais, as pessoas se dão conta das vantagens de se ter uma coifa na cozinha. As principais são que praticamente se dá adeus à fumaça e à gordura que fica suspensa no ar. Muito melhor para cozinhar e também para limpar, não é mesmo? Mas as coifas também podem ser decorativas ou agradavelmente inseridas na decoração do ambiente.

Primeiro, porque existem coifas de vários tamanhos, ideais para cozinhas diminutas ou para as maiores. Segundo, porque elas podem ter variados formatos e até ser feitas em diferentes materiais ou, pelo menos, ser abrigadas em nichos especiais, com objetivos francamente decorativos. 

Harmonizar a coifa com os materiais de revestimento das paredes também é uma ideia muito bem sucedida, pois a incorpora com naturalidade na decoração. Conheça 13 cozinhas com coifas que ficaram lindas!

1. Fundo prata

Nesta cozinha moderna, a bancada em L abriga um fogão embutido, acompanhado por uma coifa em um modelo clássico prateado. Os tons claros, como branco e cinza, prevalecem, com alguns pontos em vermelho nos detalhes da decoração. A coifa ganha suavidade com o revestimento da parede em pastilhas cinza-prata. O efeito é discreto com um brilho delicado que só valoriza a cozinha. 

2. Madeira e metal

Outra combinação bonita é a do metal da coifa com o revestimento em madeira, que deixa a cozinha mais aconchegante. Repare ainda que a cozinha, que não é muito grande, dá ênfase no branco do mobiliário e no preto do mármore da bancada. A composição da coifa com delicadas prateleiras também mostra sensibilidade, a mesma que transparece no friso decorado no alto da parede.

3. Embutida

Uma maneira ótima de tornar a coifa mais discreta na decoração é incorporá-la no mobiliário superior, como na imagem acima, em que parte do equipamento fica escondida dentro do armário branco. Assim, a decoração pode ser mais suave, com cores neutras e claras, como branco, bege e areia. 

4. Modelo moderno

Nesta cozinha, o espaço é estruturado em uma bancada em U, em que uma das pontas é uma área de refeições. Em cozinhas pequenas como esta, vale apostar em um modelo de coifa moderno, mais compacto e com boca em vidro, que deixa o equipamento mais leve ao olhar. Também contribui muito para essa leveza o revestimento da parede atrás dela com pastilhas sortidas, que servem de pano de fundo adequado. 

5. Realçar ao invés de esconder

Às vezes, o melhor mesmo é realçar o brilho prateado da coifa ao invés de escondê-lo. No caso desta cozinha, o modelo grande e tradicional de coifa contrasta com o fundo brilhante do revestimento em pastilhas em um tom cinza escuro. Iluminada na boca, a coifa passa a fazer parte da decoração da bancada.

6. Modelo redondo

Um modelo diferente, supermoderno, é a coifa com linhas arredondadas, que fica perfeita em cozinhas pequenas, como esta com cooktop, fornos embutidos e mobiliário branco. 

7. Cor de cobre

Já esta ampla cozinha em estilo rústico tem seu projeto valorizado por uma coifa cor de cobre, que acrescenta calor e personalidade ao ambiente. 

8. Modelo compacto

Mesmo casas e apartamentos bem pequenos podem contar com uma coifa na cozinha. A solução são os modelos compactos, como este que aparece nesta cozinha planejada. O modelo também tem design diferenciado, harmonizando-se com o mobiliário branco. 

9. Em ilha

Uma das formas mais comumente usadas para dispor a coifa é na ilha da cozinha. Não é preciso ser um espaço muito grande: cozinhas compactas como a da imagem acima contam com uma bancada em U mais estreita, na qual uma das pontas é a ilha que abriga o cooktop. Neste caso, cai muito bem o modelo com base em vidro, que confere leveza ao conjunto. 

10. Nicho customizado

Também em U, esta grande cozinha em estilo rústico apresenta um nicho costumizado com frisos decorados no qual embutir a coifa. É uma ideia diferente e divertida que vai bem em decorações com estilo mais marcado.

11. Brilho moderno

Nesta cozinha moderna, optou-se por uma ilha com bancada de refeições. A coifa foi colocada em uma das pontas da ilha, mas ela se harmoniza perfeitamente com o resto da decoração, em que há ênfase no prateado dos eletrodomésticos, no cinza claro das paredes e nas cadeiras com estrutura de metal vazada. 

12. Brilho e sofisticação

Outra cozinha em que se tira partido do brilho da coifa é a da imagem acima. Neste caso, porém, o ambiente investe na sofisticação da bancada de mármore preto, nas portas de vidro e nos metais elegantes da pia. As linhas puras da coifa se integram perfeitamente ao requinte do espaço.

13. Posição central

Nesta outra cozinha moderníssima e ampla, em que a bancada em U ressalta as cores branca e preta, a coifa prateada ocupa a posição central do ambiente, sendo perfeitamente incorporada na decoração. Quando há mais espaço, isso fica mais fácil, mesmo que a coifa seja um modelo grande.

Para mais dicas sobre cozinhas moderna, leia este artigo

Qual é coifa de que você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista