Como criar mais arrumação no quarto das crianças?

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Univers enfant de Bloomingville, decoBB decoBB Quarto infantil escandinavo
Loading admin actions …

Qual é o pai ou a mãe que nunca chegou ao quarto do seu filho e não sentiu um certo desespero, ao depararem-se com o verdadeiro 'filme de terror' dentro do quatro, por estar tudo virado do avesso, onde nem tem ponta por onde se lhe pegue. Uma vontade de gritar e de dizer:

'tirem-me daqui!’ 

ou

'Vem já arrumar o teu quarto, ouviste?!'

É isso… é a realidade da vida. Mas também, é de pequenino que se torce o pepino, já diz o velho ditado. Como tal devemos ensinar, logo em tenra idade, que o que foi desarrumado é necessário arrumá-lo no lugar certo. Tudo é como uma questão de aprendizagem e aos poucos será incutida e passará a ser rotineiro. 

Para facilitar esta questão de organização, existem algumas situações que devemos ter em conta, que nos poderá ajudar a tornar o quarto funcional, atrativo e mais simples de se organizar, como de chegar a tal livro ou a tal brinquedo facilmente. No sentido, de o ajudar nesta tal confusão, apresentamos, no artigo de hoje, seis dicas que o irá orientar e elucidar sobre a organização do quarto. Soluções simples e fáceis de reproduzirem, farão a diferença no dia a dia, tanto para si, como para o seu filho, pois um bom quarto tem de manter equilíbrio, ser arrumado/organizado, neutro, leve e sem demasiada informação. A própria criança deve orientar-se por lá, saber onde tirar, onde arrumar e claro sentir-se bem e alegre dentro do seu próprio espaço. 

Posto isso, podemos prosseguir, leia o nosso artigo com atenção…

Conhecer o seu filho

에어블랑 유아소파 <동물친구 시리즈>, AIRBLANC AIRBLANC Quarto infantil escandinavo Escrivaninha e cadeiras

Antes de mais, é importante conhecermos o nosso filho. É claro que a mãe e o pai, são as pessoas que mais têm percepção da personalidade e do feitio daquele pequeno ser que colocaram ao mundo. Vivemos/convivemos com eles diariamente, sabemos como são, ao mais ínfimo pormenor… ou quase, porque todos os dias, uma criança vai formando o seu carácter e construindo a sua personalidade, criando/formando o seu jeito de ser. Então deverá ser nesta base da personalidade, gostos e estilo que devemos criar o quarto dele… é que aquele espaço de casa – o quarto – é dele, e se este não refletir e não espelhar os seus gostos não poderá ser um quarto pessoal. 

Se sabe que ele gosta de ler, então ponha uma zona de leitura ou cantinho para trabalhar, um espaço para brincar (obrigatório nessa idade), o lado do descanso e do vestuário. Depois, pergunte-lhe as cores que ele prefere, se há um tema que ele quer ver na decoração do seu quarto, mas isso saberá com toda a certeza. 

Vamos conhecendo a cada dia mais os nossos filhos, pelas atitudes, pelas conversas, por aquilo que vê na televisão e porque o seu silêncio é para um pai e uma mãe também conhecimento… porque aquele olhar tanto nos diz…

Escolha as arrumações ao seu gosto

Agora que já sabe ao certo o que ele gosta é uma questão de pôr em prática todas estas notas, acima referidas. O quarto é do seu filho, aquele divisão dentro de casa é o seu refúgio, o tal lugar onde se deve sentir muito bem, diríamos nós que deverá ser o lugar preferido dele, porque lá pode – dormir, brincar e trabalhar, e toda a coerência do ambiente é motivante e do seu agrado, é o reflexo dele. 

Se o quarto for organizado e arrumado conforme os gostos da criança, ele sentir-se-á motivado para o deixar o mais clean possível, ele quererá ver o ninho dele sempre o mais bonito, funciona um pouco como uma motivação. Nós também adultos, funcionamos assim, quando gostamos de algo fazemo-lo com outro gosto e com prazer, não como um fardo. Esta será o primeiro incentivo que pode tomar em conta, quando organizar o quarto do seu filhote.

Prateleiras

Univers enfant de Bloomingville, decoBB decoBB Quarto infantil escandinavo Acessórios e Decoração

Existem soluções a considerarem, quando organizarem o quarto da criança. Vejamos, depois de saberem o que ele gosta, precisa de montar e colocar uma série de coisas (tendo em conta sempre o gosto dele). Há sempre muita 'tralha' no quarto de uma criança, começamos pelos brinquedos, passamos pelas canetas e terminamos nos livros, não é verdade? E sabemos que não podemos de todo, deixar isto tudo solto e espalhado por toda a parte, pois então era mesmo o filme de terror, o pesadelo, sem passagem, sem organização e sem nenhuma vontade em lá estar. 

Como tal existem arrumações muito práticas e baratas, que funcionarão na perfeição no quarto do mais novo, e que serão ideais para o seu filho participar na organização, uma vez que são práticas e fáceis de acesso. Nesta inspiração, falemos-lhe de prateleiras. Um item bastante acessível no mercado, simples e que funciona sempre tão bem, em qualquer divisão da casa. Preenche a parede, ajuda na decoração, existem prateleiras especiais para quartos de crianças, coloridas, divertidas e atrativas. Por lá, podem optar por arrumar livros, brinquedos, o que quiserem, será fácil para a criança chegar, claro se não colocar a prateleira demasiada alta, por isso tenha esse cuidado, tem de estar ao nível dela. 

Caixas

Uma sugestão de decoração de quarto que nos chega pelas mãos da empresa Formafantasia, da Figueira da Foz. No qual também escolheram e muito bem soluções atrativas e bonitas para organizar o quarto de uma criança. 

Já conseguiu detectar o objeto que lhe estamos a falar?  

Estamos a falar das caixas, é claro! Um objeto tão simples, super acessível, que pode ser comprado em diversas lojas ou feito por si, recuperando caixas de sapatos ou outros, depois só terá de forrá-las com papel autocolante, por exemplo. Enfeitam o quarto de forma colorida e divertida, como também são práticas, as crianças podem organizarem os seus brinquedos, por categorias. Mais fácil assim, não acham? 

Armários

Depois das prateleiras e das caixas, que são fulcrais na organização do quarto, podemos passar ao armário, tão importante como os anteriores. Os três juntos são os amiguinhos perfeitos, para arrumar. De facto, são precisos muitos lugares mágicos, que sejam discretos e que se fundem com a decoração do quarto, tendo sempre em conta o gosto da criança. 

No quarto, há armários ou roupeiros para organizar o vestuário e pode optar ainda, por um armário com gavetas assim, em plástico, para arrumar os mais não sei quantos brinquedos, que vão aparecendo dos avós e dos tios (aiai!!). Em transparência, deixa ver o que está por detrás, mais fácil para retirar o que é necessário, sem ter de despejar tudo para fora. 

Arrumações coloridas

Vamos manter a arrumação colorida? Boa! Uma vez que estamos a falar de crianças todo o ambiente deve ser atrativo e se existe algo que cativa o nosso sentido da visão e concentração, são bem as cores, quanto mais atraentes elas forem, mais se sentirão no mundo delas. Nesta idade, tudo é belo, vivo, alegre e as cores falam por si… atraem. Se virmos algo com cor, o nosso entusiasmo e atração ficará ao rubro, para elas é igual. Além disso, pode ser dividir, arrumações/seções por cores, facilitará na organização, a criança saberá que tal cor corresponde a tal 'coisa'. 

Assim, fica como sexta e última dica, arrumações coloridas, tudo é válido par ensinarmos os nossos filhos a serem futuras pessoas organizadas, não só em casa, mas em tudo na vida. Como tal, começamos em tenra idade por aquilo que lhe toca – o quarto.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista