Como decorar o quarto de hóspedes

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A sorte de ter um lar com muitos dormitórios é poder utilizar-se desse ambiente a mais para outros fins, como escritório ou um quarto de hóspedes. Receber visitas para pernoitar ou passar um tempo estendido na sua casa também depende de ter um espaço adequado para acomodá-los e não causar disfunções na sua rotina. De mais a mais, um cômodo vazio e sem uso acaba por não beneficiar ninguém. 

Mesmo que o lugar suplente seja pequeno, é possível fazer um décor agradável e confortável para você não fazer feio na hora de impressionar o seu visitante. Assim, siga essas dicas imperdíveis que a homify traz para você transformar a área obsoleta da sua casa em um super convite para acolher amigos e familiares. 

Cama de casal

CASA MP: Quartos  por Mutabile
Mutabile

CASA MP

Mutabile

Um lugar aconchegante e espaçoso na hora de dormir é essencial para recuperar as energias que uma boa noite de sono proporciona. Assim, dê preferência, se o dormitório tem espaço suficiente, para camas maiores, sejam de viúva (a tipo double) ou de casal. Esse móvel é o mais importante do quarto e o seu hóspede merece o melhor artigo para descansar. Com certeza, depois de uma noite bem dormida, a visita não vai querer ir embora. Veja outra alternativa de camas aqui. Lembrando que para receber bem, mantenha a roupa de cama, lençóis, fronhas e edredons frescos e lavados para uso somente do convidado. 

Duplas

Fazenda Boa Vista: Quarto infantil  por 2L Arquitetura
2L Arquitetura

Fazenda Boa Vista

2L Arquitetura

Opcionalmente, prefira colocar mais de uma cama no quarto, para poder receber várias pessoas de uma vez só. Os hóspedes inclusive podem decidir juntar as duas camas e criar a impressão de uma cama maior. Além de camas de solteiro, o modelo beliche é uma opção interessante por salvar lugar, deixando o quarto com uma área de circulação maior e mais livre. Os criados mudos devem conter abajures, um despertador e um jarro de água para quem tem sede durante a noite. Finalmente, as cortinas devem conter blackouts para que a iluminação do dia não disturbe o sono dos seus convidados.

Integração

CASA MP: Quartos  por Mutabile
Mutabile

CASA MP

Mutabile

Um quarto de hóspedes também pode ser um cômodo integrado. Afinal, se não houver visitante, a cama fica em desuso. Mas, se você utilizar o espaço para improvisar um home office, pode dispor desse ambiente sempre que precisar trabalhar ou organizar as coisas da sua casa. No exemplo da foto, o quarto tipo suíte é uma solução inteligente para dar privacidade à sua visita ou mesmo otimizar o seu tempo na hora em que estiver trabalhando. Mesmo para cômodos que não tenham um banheiro integrado é de bom tom deixar um kit boas vindas com toalhas de rosto e banho, sabonete e pasta de dentes. 

Entretenimento

Instale um aparelho de televisão. Alternativamente, um rádio com entrada para MP3  ou ipod. Coloque uma estante com alguns livros e revistas. Enfim, dê opções para que a sua visita possa se distrair se perder o sono ou não quiser dormir muito cedo. Um aparelho de telefone na cabeceira da cama é uma maneira educada de dar privacidade para àqueles que desejam um lugar reservado para fazer suas ligações. Por último, permita que o seu convidado tenha um espaço no armário para guardar os seus pertences, sem amassá-los ou deixá-los desajeitados e jogados no canto. Ainda, se houve lugar, acople um cofre para que guardem seus pertences mais valiosos e um mini-bar para snacks noturnos.

Inspire-se num tema

Esse espaço decorado por André Cavendish e Arquitetos é um exemplo de utilização de uma temática central para compor o décor de maneira lúdica e inovadora. Aproveite a oportunidade de poder decorar um ambiente para os seus hóspedes e deixe a imaginação correr solta. Evite, entretanto, objetos de decoração pessoais, como fotografias da família. Esse espaço deve ter uma decoração mais neutra e atrativa somente à visita.

Que tal decorar o quarto extra da sua casa para receber familiares e amigos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!