Como cuidar de pisos de madeira: 6 dicas para fazer certo!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

A madeira é um material nobre, que pode conferir aos ambientes domésticos sofisticação ou rusticidade, mas em ambos os casos uma coisa é certa, a madeira é sinônimo de aconchego. Se tratando de pisos residenciais nenhum piso é tão versátil como os pisos de madeira.

Atemporais e elegantes, os pisos de madeira nunca saem de moda. Ideal para vários tipos de ambientes, como salada de estar, quartos, cozinhas e até banheiros. Este tipo de piso promove a sensação de sofisticação, acolhimento e calor para as residências. 

Piso de madeira é uma das melhores formas de pavimentação. Ele não apenas reflete o gosto estético do proprietário, mas também traz graça e classe para qualquer casa. E ele é uma das opções mais populares para pavimentação. Há uma grande variedade de tipos e cores diferentes perfeitos para atender cada estilo de decoração.

 Veja neste artigo, 6 melhores dicas de como escolher o piso de madeira ideal para sua casa!

Conhecendo os tipos de madeira

Corredor, vestíbulo e escadas  por BRODA schody-dywanowe
BRODA schody-dywanowe

NOWOCZESNE SCHODY DYWANOWE Z SZKLANĄ BALUSTRADĄ

BRODA schody-dywanowe

Quem gosta do aspecto que a madeira traz para o ambiente, fica repleto de dúvidas na hora de escolher o piso para a casa. Existem hoje no mercado, várias opões de pisos de madeira, e também muitas imitações, tornando difícil a escolha ao piso que melhor se adapta a sua decoração. Por isso, antes de mais nada, é necessário saber algumas informações sobre os tipos de piso e oferecidos e suas características, para colocar as ideias para o uso de piso de madeira em prática:

Parquet: o parquet é feito totalmente de madeira. São pequenas peças de madeira, agrupadas formando desenhos geométricos e podem misturar diversas espécies de árvores. Com um piso em madeira parquet original sua casa exibirá um autêntico e distinto charme.

Laminado: o piso de madeira laminado funciona normalmente como uma espécie de “papel de parede”, uma vez que é colado a um suporte, como uma placa de madeira compensada ou sobre o próprio piso anterior. Este “papel de parede” que na verdade decora o chão, contém uma estrutura de madeira real, razão pela qual o laminado é muitas vezes confundido com tábuas de madeira.

Tábua corrida: também conhecido como taco, são tábuas corridas que apresentam de um lado o macho e do outro a fêmea, o que faz encaixar uma tábua na outra dando maior firmeza, qualidade e durabilidade no trabalho executado. 

Madeira maciça:  é provavelmente um dos pisos mais populares pelo fato de os revestimentos feitos em madeira maciça chamarem atenção para sua excelente qualidade logo à primeira vista.

Ecologicamente correto: Podemos afirmar que o piso de madeira estruturado é ecologicamente correto, uma vez que utiliza recursos renováveis. Mais de 70% da madeira utilizada no mesmo é reflorestada. Esta é uma ótima opção, quando se pensa em sustentabilidade.

Acertos

Parede e pavimento  por homify

Para acertar na escolha do piso de madeira para seu ambiente, deve-se primeiramente preparar o ambiente que vai receber o piso, para que ali seja aplicado o material, e que tenha a sua manutenção especifica. 

Para promover equilíbrio visual no espaço que adota o piso de madeira, uma boa maneira de decorar é investir na utilização de cores claras no restante da decoração. O piso de madeira dará o charme, destaque e beleza na medida certa para o espaço.

Como exemplo, este ambiente projetado por Atlântico Lis Revestimentos, que possui a área externa da casa, com deck da piscina em madeira.

Erros

Optar pelo piso de madeira, também tem suas desvantagens. Fato é que com o passar do tempo, é comum os pisos de madeira sofrerem pelo esforço de uso, e passarem a apresentar problemas, como arranhões, perda de brilho e aparecimento de lascas. Por isso, é importante manter o cuidado e carinho na manutenção do piso, para mante-lo sempre novo. Siga este exemplo desta linda sala de estar, projetado por The Natural Wood Floor Company.

Tipos de tratamento

O piso de madeira leva uma vantagem sobre quase todas as opções: pode ser tratado e rejuvenescido muitas vezes.Tacos, laminados, decks e tábuas corridas recebem bem várias técnicas como: clareamento, tingimento e impermeabilização ou restauração. Os processos, em geral, exigem trabalho profissional. 

Manutenção

Parede e pavimento  por Leoline
Leoline

Cardassian

Leoline

Após o uso prolongado, para manter a verdadeira beleza do piso de madeira, além de deixá-lo sempre com a aparência de “novo”, alguns passos devem ser seguidos, para que seu piso fique sempre com cara nova: use feltro nos móveis, para não arranhar o piso; Não utilize materiais abrasivos, pois podem prejudicar o acabamento e o brilho do piso de madeira; Evite que o piso seja instalado em ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros, para que o piso não mofe; Deve-se evitar o contato com líquidos, por menor que seja, para que o piso não manche. É importante também, realizar manutenção frequente com uma vassoura de pêlo e pano macio levemente umedecido.

O que fazer para renovar o piso de madeira? A solução é restaurar o piso. Os pisos de madeira maciça possuem, em média 2 cm de espessura e podem ser revitalizados até três vezes. Dependendo o tipo do piso, a melhor solução para renová-lo, é lixar a madeira, também pode ser aplicado o verniz, em alguns casos. Este é um trabalho árduo e minucioso, e é necessário solicitar ajuda profissional. Mas, o resultado é um piso novo, de novo!  

Mantenha o piso sempre lindo e vistoso, como este piso em madeira clara, desenvolvido pela Leoline, no Reino Unido. 

Preços

Parede e pavimento  por Paper Moon
Paper Moon

Bazar Mural ref XXL4-028

Paper Moon

O custo dos materiais é um dos principais fatores que influenciam na escolha por aplicar o piso de madeira em casa.  No entanto, o custo do material depende do tipo e da variedade de madeira, que será utilizada. Além disso, a instalação do piso de madeira é muito delicada e precisa ser feita por um profissional, o que aumenta ainda mais o custo. Todos esses fatores precisam ser  considerados ao estimar ao decidir por aplicar o piso de madeira.

Pesquise bastante antes de decidir por pisos de madeira, o ideal é fazer no mínimo 3 orçamentos, de preferência com marcas iguais e qualidade semelhantes e comparar as vantagens de cada loja.

Gostou das dicas de como cuidar dos pisos de madeira?Comente aqui. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!