11 Cozinhas Modernas Com Ilha Para Casas Pequenas

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Roble, MARIANGEL COGHLAN MARIANGEL COGHLAN Cozinhas rústicas
Loading admin actions …

As ilhas são estruturas muito úteis nas cozinhas. Podem ser usadas de diferentes maneiras, como para refeições rápidas, superfícies auxiliares na preparação de alimentos, armazenamento ou para incluir a pia e eletrodomésticos.

Com tantas funções e praticidade, vale a pena planejar uma cozinha com ilha, ainda que você não tenha muito espaço. Por isso, nesse livro de ideias, você vai saber um pouco mais sobre os tipos de ilha para cozinha e suas vantagens.

Também verá várias propostas dos designers de cozinhas da homify para ilhas inseridas em cozinhas pequenas. Assim fica mais fácil imaginar como é possível ter uma cozinha com ilha na sua casa. 

Vantagens de ter uma ilha para cozinha pequena

A ideia de ilhas para cozinha é inspirada nas cozinhas norte-americanas, que são bem equipadas e visam a praticidade no dia a dia. Nas cozinhas brasileiras o tradicional é ter uma mesa de refeições no centro do ambiente, porém não é a mesma coisa.

A mesa tem a função principal de servir as refeições e até pode ser útil como bancada auxiliar no preparo dos alimentos. Mas a ilha é diferente. Entre os diversos modelos existentes, esse móvel tem a vantagem de ser multifuncional e agregar muito valor estético à cozinha.

Na ilha de cozinha você pode escolher ter uma bancada para o preparo das refeições, que pode contar com o cooktop, a pia, além de armários na parte inferior. Pode inclusive embutir o forno e uma mini adega. Em alguns modelos também acopla-se a mesa de refeições à ilha central, formando uma disposição moderna e funcional.

Cada modelo de ilha deve ser escolhido não apenas com base na estética, mas na funcionalidade para o tamanho da cozinha. Então há ilhas pequenas, grandes, retangulares, quadradas, com ou sem fogão e pia. No centro ou encostadas em uma das paredes da cozinha fazendo divisória com a sala de estar ou jantar. Agora veja os modelos a seguir e inspire-se para planejar a sua ilha na cozinha pequena.

1. Cozinha planejada moderna com ilha estilo bancada

Embora as ilhas não estejam presentes apenas em cozinhas modernas, foi com esse estilo que elas ficaram populares no Brasil. Nesse modelo de projeto a ilha ficou em um dos lados da parede e não no centro, por conta do tamanho da cozinha. Ela pode ser utilizada para refeições rápidas ou para acomodar os convidados enquanto cozinha.

2. Fogão em ilha de cozinha

Nesse outro belíssimo projeto, a ilha é central e aparece com um cooktop embutido e um exaustor em aço inoxidável para eliminar os odores. Ao mesmo tempo, com os bancos altos em volta é possível usá-la também como espaço para refeições.

3. Ilha de cozinha com pia

Nesse outro modelo, em vez de um fogão, a ilha integra uma pequena pia. Essa cozinha tem um estilo essencialmente rústico, mas traz em si elementos modernos. A ilha chama a atenção pelos seus materiais de acabamento em madeira, cimento e mármore. Esse é um ótimo modelo de ilha de cozinha pequena.

4. Ilha para cozinha pequena servindo como bancada de refeições

Na quarta cozinha que você está visitando a ilha é principalmente usada para refeições. Talvez essa não seja a melhor opção para uma família numerosa, mas com certeza cai como uma luva para quem precisa de uma rotina prática. Esse modelo fica bem tanto para ocupar o centro da cozinha, quanto para dividir um ambiente integrado.

5. Cozinha pequena com ilha central tradicional

Nessa cozinha a ilha é, sem dúvidas, a protagonista do espaço. Isso porque ela abriga o fogão, uma área de refeições, armazenamento e ainda sobra espaço para preparar os alimentos. É um dos modelos que melhor condizem com as tradicionais cozinhas norte-americanas, de onde veio a inspiração.

6. Ilhas para cozinha com tampo de mármore

Ainda que a base da ilha seja pequena, uma opção é prolongar o seu tampo. Essa é uma boa ideia para cozinhas pequenas. Inclusive, é possível projetar um tampo retrátil que possa ser aberto apenas quando necessário. O modelo em mármore confere um visual sofisticado à cozinha, além de ser muito prático para a limpeza.

7. Ilha com pia e fogão no centro da cozinha

Pode também escolher ter tanto a pia quanto o fogão na ilha central e, ao redor, um espaçoso balcão que serve para o preparo das refeições e para colocar os eletrodomésticos, fruteiras, cafeteira e afins. Tudo vai depender dos seus hábitos na cozinha, pois esse espaço precisa agilizar o serviço, com conforto.

8. Ilha com mesmo acabamento dos demais móveis

Quanto aos acabamentos, é interessante que a ilha esteja em harmonia com o restante da cozinha. Além disso, eles devem ser resistentes. É possível que a ilha se destaque a partir do uso de materiais diferentes, mas para garantir um bom resultado, é sempre bom buscar a recomendação de arquitetos de interiores.

9. Ilha com lateral flexível

Agora, um exemplo de uma ilha que se estende. A aba em madeira na lateral pode ser aberta para refeições, mas quando não há nada, pode ser fechada para ter uma área de circulação maior. Nesse modelo a ilha demarca a divisão de espaço entre a área de cozinhar e a mesa de refeições.

10. Cozinha com ilha tradicional

Outro exemplo bem tradicional e muito bonito. Não deixe que o aspecto da ilha seja ofuscado pela sua função. Escolha de maneira criteriosa as formas e as cores, pois a ilha é um elemento central que chama a atenção, mesmo em cozinhas pequenas. Veja que linda essa combinação do verde com a madeira clara e toda essa atmosfera de cozinha familiar onde prepararam-se deliciosas refeições.

11. Cozinhas modernas com ilha

Para finalizar, uma linda ilha retangular de mármore branco, que comporta um cooktop e delimita a área entre os ambientes integrados. Toda a cozinha possui um belíssimo estilo moderno e, mesmo não tendo grande espaço para circulação, essa disposição ficou perfeita para garantir beleza e funcionalidade.

Ficou com gostinho de quero mais? Selecionamos mais imagens de projetos de cozinha pequena com ilha para você se inspirar!

Projeto de cozinha moderna com ilha para cozinha pequena com bancada amarela. Aqui a ilha recebe um cooktop com exaustor com linhas modernas.

Cozinha com ilha no meio

Projeto de cozinha com ilha no meio. Aqui a cozinha integrada com a sala de estar conta com um bonita ilha para cozinha pequena, super prática e uma vez que conta com um cooktop e também com espaço para armazenamento.

Leia também o nosso livro de ideias com cozinha planejada com ilha: vantagens e +20 modelos para se inspirar.

Cozinha pequena com ilha e mesa integrada

Outra alternativa para quem busca inspirações de cozinhas modernas com ilha. Aqui a cozinha pequena com ilha tem seu espaço otimizado ao contar também com uma pequena mesa acoplada à ilha com cooktop.

Você sonha em ter uma cozinha com ilha no meio e não sabe muito bem como encaixar uma ilha para cozinha pequena na sua casa? Converse com profissionais especializados, como os arquitetos de interiores inscritos na homify. Eles poderão lhe ajudar a elaborar o projeto de cozinha com ilha pequena perfeito para você!

Conte-nos de qual cozinha você mais gostou.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista