Uma casa maravilhosa e simplesmente única!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Morar na praia é o desejo de muita gente. Afinal, costumamos nos sentir mais relaxados e tranquilos quando estamos com os nossos pés na areia da praia. A atmosfera litorânea, o frescor do mar, as caminhadas na praia e o simples contato com a natureza trazem enormes benefícios ao nosso bem-estar e à nossa saúde física e mental. Por esta razão, tantas pessoas buscam a paz e mais qualidade de vida nestes lugares privilegiados pela natureza.

Hoje você verá uma destas casas de veraneio que nos fazem sonhar acordados com o frescor do mar e com a atmosfera litorânea, tranquila e deslumbrante. A Casa em Seixas  está localizada na Vila de Caminha, norte de Portugal, e foi projetada pelo estúdio Castro Calapez Arquitetos. A residência, situada em uma encosta, entre pinheiros de um bosque, proporciona vistas deslumbrantes para o encontro do mar e do rio e do seu entorno cheio de belezas e encantos. O projeto de traços e tons sóbrios tira proveito das vistas e da luz natural.  

Curioso para desvendar todos os encantos desta residência simplesmente única e encantadora? Então confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto maravilhoso, que além da localização privilegiada, possui um interior acolhedor e surpreendente que evidenciam sua singularidade e exuberância. 

As imagens são de autoria do fotógrafo Antonio Chaves.

Fachada principal

O projeto estrategicamente explora as vistas deslumbrantes do entorno da edificação. Situada no alto de uma encosta e rodeada pelos pinheiros do bosque, a residência se abre para a paisagem externa, proporcionando aos moradores o espetáculo do encontro das águas do mar e do rio. A fachada da residência é marcada pela cobertura plana, pelo tom terroso escuro da fachada e pelos generosos painéis envidraçados que promovem a integração de todos os ambientes com a paisagem natural circundante.

Terraço e a vista espetacular

O programa de necessidades da residência organizado em apenas um pavimento. A casa se apoia sobre pilotis, buscando as vistas privilegiadas para o mar. Um terraço aberto e semi protegido pela cobertura plana que se projeta além do perímetro da residências cerca toda a residência. No nível térreo, um amplo jardim e uma piscina proporcionam aos moradores o prazeroso contato com a natureza circundante e vistas de tirar o fôlego.

Vista deslumbrante

Nesta imagem temos a dimensão do esplendor da vista do encontro do mar e do rio. A implantação da residência buscou proporcionar aos moradores as vistas privilegiadas do seu entorno. Se de um lado da encosta o mar e as montanhas exibem seu esplendor, do lado posterior da residência, o frescor e as sombras do bosque de pinheiros proporcionam maior privacidade e um ambiente mais introspectivo. Ali, um deck de madeira conecta-se á residência por meio de uma passarela.

Living room

No interior da residência predomina a mesma sobriedade de cores da fachada, devido à combinação de superfícies escuras, como as paredes em tom terroso, o piso de cimento queimado e a madeira. No living room, os amplos painéis de vidro descortinam a vista para o exterior e trazem luz natural abundante para o interior e evitando o escurecimento excessivo.

Integração espacial

Os ambientes sociais, sala de estar, sala de jantar e cozinha, são todos integrados. Esta solução, além de estimular o convívio familiar, promove uma melhor distribuição da luz natural pelo interior da residência. No living room, o mobiliário é que define cada ambiente. O destaque é o contraste dos materiais de acabamento, como a madeira, o vidro e o cimento queimado, que conferem uma atmosfera sóbria e elegante ao ambiente.

Cozinha

A cozinha se destaca pela atmosfera sóbria marcada pela combinação de superfícies revestidas de cimento queimado com as superfícies e armários planejados de madeira nogueira, que evidenciam a rusticidade e a simplicidade do ambiente. Assim como os demais ambientes sociais, a cozinha possui vista para o exterior, mais precisamente para bosque situado na parte posterior. 

Mais inspiração e informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Sala de estar íntima

Casa de veraneio não combina com trabalho, mas às vezes não dá para desligar completamente das tarefas. Então, pelo menos é possível trabalhar desfrutando desta vista magnífica. Este home-office também serve como espaço de leitura. O destaque é a estante de madeira nogueira, com nichos abertos, que divide o living room do quarto de hóspedes.

Quarto de hóspedes

Nos dormitórios, assim como nos ambientes sociais, predominam os tons sóbrios e escuros das paredes, dos painéis de madeira e do piso de cimento queimado. No quarto de hóspedes a sobriedade das superfícies é quebrada pela luz natural abundante que invade o ambiente e traz ainda a paisagem natural deslumbrante para o seu interior.

Suíte principal

A suíte principal é marcada pela atmosfera intimista e sóbria, marcada pelas superfícies de madeira nogueira e pelo tom terroso das paredes. A cama posicionada no centro do ambiente se volta para a paisagem natural de tirar o fôlego.

Vista da suíte principal

Na suíte principal o morador se sente como se estivesse á beira mar. O amplo painel de vidro que emoldura a paisagem externa também inunda o espaço de luz natural. A depuração estética e a presença do mínimo de acessórios e móveis evidenciam o protagonismo da natureza na decoração do ambiente.

Banho do casal

O banho do casal se destaca pelas superfícies sóbrias e cores neutras do cimento queimado. O amplo painel espelhado dá um toque de sofisticação e elegância ao ambiente, que também explora a vista privilegiada para o bosque.

Espaço lounge

Devido ao declive natural do terreno, situado no alto de uma encosta rochosa, a residência foi erguida sobre pilotis, elevando-se do solo e tirando proveito das vistas do entorno. Todavia, o espaço sob a edificação foi aproveitado como área de lazer, inclusive com redes de balanço, para aproveitar a vista e a tranquilidade do local de um jeito ainda mais relaxante e prazeroso.

Para saber como repaginar e dar novos usos a espaços ociosos, leia este artigo.

Área de lazer

Além das vistas fantásticas para o mar e para o bosque de pinheiros, a residência proporciona ainda aos moradores uma ampla piscina, com borda infinita, que faz desta residência uma casa de veraneio perfeita e realmente única.

para você o que não pode faltar em uma casa de veraneio?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!