10 dicas para ganhar espaço em casa aproveitando os vãos e cantos

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
via delle Orfane, con3studio con3studio Salas de estar
Loading admin actions …

Nós aqui do homify já sabemos que quem está planejando uma casa pequena teme determinadas partes da casa. Isto porque dependendo do layout, alguns espaços são sacrificados e acabam sendo praticamente inutilizados. Este é o caso de cantos e vão de passagem, por exemplo corredores, áreas sob as escadas e quinas em geral.

Hoje preparamos um artigo com dicas geniais de nossos arquitetos que você pode anotar e levar para a sua casa. Esperamos que com estas dicas, você possa otimizar seu espaço e aproveitar seu lar ao máximo. Desta forma, áreas que costumam ser desperdiçadas tornam-se em grandes potenciais. 

Venha conosco neste tour com ótimas dicas e ideias!

1. Integre os espaços

Cozinhas integradas são super modernas, mas para serem mesmo eficientes pedem alguns cuidados. É sempre importante trabalhar o vão entre um espaço e outro para manter a circulação livre e entender melhor onde começa e termina cada ambiente. Uma ótima ideia é fazer tal divisão com uma bancada, assim ainda há uma utilidade para este elemento que geralmente é apenas utilizado como passagem.

2. Aproveite os vãos sob as escadas

Nestas horas vale usar a criatividade. Uma das dicas que mais gostamos é a de criar um mobiliário sob medida para o vão que se forma embaixo da escada e ganhar área de armazenagem.

3. Corredores úteis

la casa di Angelo e Savina, yesHome yesHome Corredores, halls e escadas modernos

Nas estruturas de nossas casas é normal que a transição entre as áreas comuns e as áreas íntimas sejam feitas através de corredores, que na maioria dos casos são meramente um lugar de passagem. Transforme esta função em algo mais útil ao instalar armários embutidos por todo o seu comprimento! Além disso a casa vai ficar sempre organizada.

4. Use o pé direito

Se você deu a sorte de ter um pé direito generoso, faça bom uso disso. Veja como uma varandinha interna deixa o espaço mais charmoso e interessante.

5. Mobiliário inteligente

Geralmente, o mobiliário em L fica com uma quina perdida, pois há problemas de profundidade, acesso e mecanismos – como a necessidade de portas específicas. No entanto, planejando direito é possível ter até gavetas de canto e não perder espaço na cozinha!

6. Estantes que deslizam

Se você precisa guardar muitos itens, mas não tem onde, já pensou em elaborar prateleiras deslizantes? Esta ideia pode economizar muita área e deixar os ambientes mais descontraídos e modernos como na imagem a cima.

7. Portas de correr

A porta de correr é sua melhor amiga na hora de separar funções sem perder espaço e obter um resultado visual mais bonito. Com esquadrias modernas e vidro, os ambientes não ficam completamente isolados – perfeito para uma casa pequena, onde a iluminação precisa penetrar todos os espaços de maneira eficiente.

8. Nichos com aberturas laterais

homify Salas de jantar modernas

Neste caso, se os nichos não tivessem uma abertura lateral seria complicado de acessar os produtos que estão aí, certo? Por isso que às vezes precisamos pensar um pouco além da forma tradicional. Este é um exemplo de como uma pequena mudança pode transformar a rotina.

9. Bancada em L

Esta bancada tem a capacidade de atender dois espaços ao mesmo tempo. Além disso, repare como as prateleiras sobre a mesma seguem a mesma linguagem e dão continuidade ao estilo da decoração.

10. Prateleiras nos vãos

Instalar prateleiras altas nos vãos existentes oferecem espaço para artigos decorativos e enfatizam a mudança de ambiente. No exemplo são instaladas sobre a bancada de almoço, mas também pode acontecer em vãos de passagem se instaladas com a altura necessária.

Continue aprendendo mais sobre casas pequenas e não perca as ideias destes 8 apartamentos!

De quais dicas você mais gostou? Deixe um comentário!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista