Como desenhar a piscina de sua casa?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Piscinas mediterrâneas
Loading admin actions …

Ter uma casa com piscina é um privilégio. Nos dias quentes, não há nada melhor do que saber que um mergulho refrescante nos aguarda ao sair da porta, com toda a privacidade. Para além disso, é um excelente pretexto para convidar os amigos e a família e organizar belas tardes de convívio. Porém, nem tudo são rosas. 

Construir uma piscina é, na maior parte dos casos, um processo dispendioso, já para não falar dos cuidados de manutenção que esta estrutura requer ao longo de todo o ano. Sim, não se pode lembrar dela só no Verão. Deve tê-la em consideração mesmo ao longo das estações mais frias. Negligenciá-la pode trazer-lhe problemas difíceis de resolver ou aumentar os custos de manutenção. Mas, não se preocupe. Se é verdade que há prós e contras, também é verdade que já há soluções modernas desenhadas para lhe facilitar a vida e piscinas cuja construção é mais barata. 

Com este tema em mente, deixamos-lhe algumas sugestões.

Tipos de piscinas

Está indeciso em relação ao tipo de piscina mais adequado para a sua casa? Existem vários estilos e é normal que isso nos disperse e crie alguma confusão. Não há como um profissional a ajudar-nos nesse sentido. Ainda assim, deixamos-lhe aqui uma pequena lista de alguns tipos de piscinas.

Interiores: uma boa opção para quem gosta de nadar durante todo o ano. A sua instalação requer cuidados específicos, pois a humidade produzida pode danificar a estrutura da casa.

Exteriores: estas piscinas oferecem a excitação de brincar na água e admirar a paisagem natural circundante.

Infinitas: também conhecidas como sem margem, têm este nome porque a água corre sobre as bordas da piscina. Isto provoca uma ilusão visual da água sem fronteira.

Acima do nível do solo: este tipo de piscina é o ideal para quem não quer gastar tempo ou dinheiro numa piscina construída no terreno. 

Incorporada no terreno: estas piscinas precisam de espaço adequado à volta de sua casa, assim como investimento económico.

Em fibra de vidro: a fibra de vidro é um material leve, mas resistente, que se cria tecendo pequenos fios de vidro que são depois endurecidos com resina de poliéster. Para um acabamento liso e harmonioso, junta-se um gel resistente. Além de uma instalação rápida, as piscinas de fibra de vidro impedem a formação de algas e mantêm um pH mais estável. 

De cimento: são altamente versáteis e personalizáveis. Contudo, requerem grandes trabalhos de construção e manutenção. Opte por materiais duradouros e crie estruturas em cimento e areia.

Com revestimento de vinil: neste caso, uma folha de vinil é introduzida entre a água e a estrutura da piscina. Estas piscinas são muito flexíveis, não racham como as de cimento e têm superfícies muito macias. O revestimento pode precisar de ser substituído de 10 em 10 anos.

Estreitas: são construídas tendo em mente a forma física e os benefícios para a saúde. Estas piscinas são estreitas, rectangulares e podem atingir os 50 metros de comprimento. 

Especiais: as que incluem uma fonte, quedas de água, jactos de água, escorregas, rochas para saltos, luzes interessantes, entre outras coisas.

O tamanho da piscina em relação ao de sua casa

Deve decidir sobre o tamanho e profundidade da piscina em função do tamanho da sua família e dos amigos que deseja receber. Considere, também, o tipo de desporto aquático de que gosta. Pode querer a piscina apenas para relaxar ou, pelo contrário, para praticar exercício físico. Por isso, o propósito é importante, assim como o local onde a quer instalar. Não se esqueça que, para além da piscina, deve ainda deixar, em torno dela, uma área suficientemente ampla para circular e para colocar espreguiçadeiras ou outras zonas de apoio. O seu orçamento deve também ser considerado.  

Que formato escolher para a piscina

piscina homify Piscinas mediterrâneas

As piscinas quadradas e rectangulares são as mais formais e, por isso, as mais escolhidas. As piscinas rectangulares são particularmente apelativas, pois permitem aos usuários nadar em comprimento sem impedimentos. São, também, populares as piscinas em forma de rim ou de feijão. Com um formato mais orgânico e natural, encaixam-se bem no terreno. A curvatura pode servir para definir a parte baixa e a parte profunda da piscina, uma mais-valia no caso de ter crianças. Uma piscina em forma de 8 também oferece essa percepção de onde começa e acaba a zona baixa/funda. Há, ainda, o formato em ’L, ideal para os que querem ter espaço para nadar e ainda um recanto livre para os mais pequenos. A piscina em L’ pode ser instalada a contornar uma casa, fazendo esquina. 

Não escolha a sua sem avaliar bem o terreno, as suas necessidades e comparar preços. Peça um catálogo para ter uma ideia mais concreta do que existe no mercado.

O custo de uma piscina

O custo depende, usualmente, do tipo, do formato ou do tamanho da piscina, da complexidade da construção ou da instalação, dos materiais usados e dos preços cobrados pelo construtor. Por exemplo, uma piscina em betão é mais cara do que uma em fibra de vidro ou em vinil. Acrescentar características especiais como fontes, jactos, etc., vai-lhe sair mais caro. Uma piscina à superfície do solo é mais barata do que uma piscina inserida no terreno uma vez que não envolve escavação. A construção de piscina de hidromassagem ou de um jacuzzi também será cobrada segundo o tamanho, design e outras características.

Piscinas pré-fabricadas

Hoje em dia, são cada vez mais as pessoas que recorrem a métodos de construção alternativos. É o caso dos pré-fabricados. Aliás, aqui na homify, temos muitos projectos de casas pré-fabricadas. Tem acompanhado? 

Mas, sabia que também pode ter uma piscina pré-fabricada? Antes de mais, sabe do que se trata? Ora, é uma piscina cujas partes são construídas numa fábrica e depois aglomeradas no local. Isto permite-lhe ter a sua piscina sem uma obra demasiado invasiva, com rapidez e por um preço muito menos elevado. Além do mais, a manutenção que estas piscinas requer é muito menor e, como são menos porosas, não precisam de levar tantos químicos.

São também conhecidas como piscinas de fibra de vidro. 

A limpeza da piscina

Como mencionávamos na introdução, as piscinas requerem manutenção e limpeza permanentes. Contrate um serviço de limpeza profissional, mas fique atento às seguintes sugestões:

- Limpe a superfície da sua piscina com as mãos ou use skimmers para remover folhas, insectos ou outro tipo de sujidade. As cestas coadoras devem ser limpas semanalmente para aumentar a circulação de água na piscina e colmatar a necessidade de usar cloro. 

- A piscina deve ser aspirada com frequência e as paredes escovadas para reduzir o depósito de cálcio e de algas. O filtro também deve ser limpo com periodicidade. 

- O nível de pH da piscina, medido através da acidez e alcalinidade, deve ser entre 7.2 e 7.8. Este é o valor seguro para os nadadores e para os antissépticos funcionarem com eficiência. 

- Os contaminantes orgânicos como o nitrogénio e o amoníaco podem-se acumular na piscina e misturar-se com o cloro, criando odores fortes. Faça um tratamento de choque à piscina, de quando em vez, para se livrar deste problema. 

Quais são os profissionais indicados para me ajudar?

Para escolher a piscina que melhor se adequa à sua casa e ao seu orçamento, apoie-se na ajuda de um profissional. Pode encontrar um na sua área de residência aqui mesmo na homify. Para isso, basta clicar em Profissionais na barra superior e, na coluna do lado esquerdo, seleccionar a opção ’Piscinas e Spas sob o tema Exterior’. Depois, basta introduzir o nome da área servida ou o código postal para aceder à lista de imediato. 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista