homify 360°: Novo lar para uma jabuticabeira em Londrina

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa Jabuticaba, Raffo Arquitetura Raffo Arquitetura Jardins modernos
Loading admin actions …

Mudar para uma casa nova é sempre um momento de muita emoção, pela mudança de ares e principalmente pela expectativa das novas experiências e alegrias a serem vivenciadas no novo lar. Mas e se você fosse tão apegado à árvore do seu antigo quintal, que lhe deu tantos frutos e a sombra sob a qual você brincou durante toda a sua infância, você mudaria assim mesmo e a deixaria para trás? A proprietária desta casa resolveu mudar-se com a árvore.

Localizada em Londrina, no norte do paraná, e projetada por Raffo Arquitetura, esta casa, além de uma jabuticabeira cativante no jardim, possui linhas retas, volumes puros, amplas aberturas e ambientes funcionais, confortáveis e agradáveis no seu interior.

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto funcional e integrado com a natureza circundante, que proporciona aos moradores conforto, tranquilidade, contato com a natureza, jabuticabas e lazer.

Fachada principal

A fachada frontal é marcada pelo jogo de volumes e pelo contraste de texturas. Os diferentes volumes também evidenciam a setorização e seus diferentes usos. O volume mais alto abriga os dormitórios, área íntima, e é revestido de porcelanato e conta ainda com uma grande área com fechamento de veneziana metálica preta. O volume mais baixo de alvenaria na cor branca abriga a área social e possui ainda uma grande abertura com fechamento em vidro, além de rasgos e aberturas que dão maior dinamismo à edificação. E, ainda destacam-se a superfície, no plano mais recuado, revestida de madeira e uma imponente palmeira imperial.

Volumetria

Devido à localização, um lote de esquina, o projeto explorou as duas fachadas principais para realçar a plasticidade volumétrica e os generosos planos envidraçados. Embora a casa tenha uma planta em “L”, na esquina do lote a volumetria apresenta uma inclinação da aresta e causa um efeito intrigante de perturbação da perspectiva, quebrando a rigidez do ângulo reto e criando um recuo generoso para o jardim.

Living room

O living room caracteriza-se pela integração e fluidez espacial, pela altura generosa do pé-direito duplo e pela abundante luz natural que invade o interior pelas enormes aberturas do living room e da varanda. Além de vistas privilegiadas para os jardins externos, os planos envidraçados proporcionam iluminação e ampla ventilação natural cruzada. As superfícies brancas são complementadas pelo azul celeste estonteante de Londrina e pelo verde dos jardins.

Decoração

No projeto de interiores, assinado por Lucas Raffo, foi empregado materiais de tons similares, proporcionando um ambiente claro, delicado e sofisticado. O piso de porcelanato e as superfícies brancas contribuem para a difusão da luz e fornecem uma atmosfera mais sóbria e aconchegante. A escolha do mobiliário e de acessórios como tapetes, quadros e luminárias teve como objetivo contrastar suavemente com as superfícies brancas e introduzir mais cores ao ambiente.

A jabuticabeira

A menina dos olhos deste projeto é uma jabuticabeira, em torno da qual os espaços foram organizados. A árvore de 40 anos, na companhia da qual a proprietária desfrutou sua infância, foi transportada do seu quintal até o novo local, onde desempenha um papel de protagonista do jardim e integra-se ao espaço interior da casa através das generosas portas pivotantes de vidro da varanda.

Cozinha

Espaçosa, bem iluminada e funcional, a cozinha como toda a área social possui piso de porcelanato e bancadas de granito na cor cinza, armários planejados em madeira e luminárias com pendentes de desenho delicado.

Área de convivência

Na área de convivência predomina a neutralidade e clareza das superfícies e dos revestimentos. O espaço bem iluminado e arejado é totalmente integrado ao ambiente externo, ao deck e à piscina, e aos demais ambientes sociais da residência. A sua cobertura serve ainda de varanda e mirante para a suíte do casal.

Piscina e deck de madeira

Uma escada externa permite a ligação direta da área de lazer com a área íntima, no pavimento superior, sem a necessidade de passar por dentro da casa, e ainda facilita a colheita das jabuticabas nas partes mais altas. Neste espaço externo, que conta com uma jacuzzi, um deck de madeira e uma piscina com borda de praia, os moradores podem reunir os amigos e familiares e desfrutar dos dias ensolarados de Londrina em ambiente aprazível e descontraído.

O que você achou desta ideia de carregar a árvore do antigo quintal para a casa nova e integrá-la ao living room?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista