Cenário de filme, uma verdadeira casa no lago!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Casas a beira de um corpo d'água, seja mar, um de rio, lago ou represa, sempre causa fascínio nos moradores, que tem uma bela vista de suas janelas todos os dias da semana, e em visitantes, os quais ficam frequentemente deslumbrados com o mero pensamento de como seria habitar, fazer de um lugar daquele o seu lar. Foi com a sabedoria de que assim as pessoas se sentem nesses ambientes que o escritório norte-americano Uptic Studios projetou esta lindíssima casa nas margens rochosas do Lago Couer D'alene, o qual empresta seu nome à casa.

O primeiro desafio foi certamente a orientação da casa, a qual deveria ser firmemente fundada na rocha costeira e ter vista privilegiada do lago a partir da maioria de seus cômodos. Desta maneira encontrou-se a solução de colocá-la em níveis diferente, pois, em pavimentos distintos, o uso simultâneo de ambientes poderia ocorrer entre os membros da família ou convidados, ou até mesmo uma grande reunião na varanda da casa, a qual se projeta para o lago de modo lançar seus usuário no ar e quase sob a água, num movimento de ousadia e confiança estrutural. Os pinheiros e coníferos, típicos do estado de Idaho, no norte dos Estados Unidos, fazendo fronteira ao frio Canadá, dão o pano de fundo perfeito para aqueles que veem a casa a partir do lago e apenas podem imaginar o que existe entre as paredes de madeira da simpática construção feira na encosta do morrote. 

Na beira da encosta

Casas modernas por Uptic Studios
Uptic Studios

Coeur D'Alene Residence

Uptic Studios

A imagem acima mostra de maneira muito bem resumida o que se pode ver quando esta casa é observada do lago a sua frente. Os grandes beirais se tornam ainda maiores para poder abrigar pequenas varandas, onde os moradores observam o movimento pacífico do corpo d'água. Os pinheiros e coníferas atrás da casa dão a ambientação perfeita para o verdadeiro quadro que foi pintado nesta bela obra composta de madeira, aço e luzes.

Entrada iluminada

Casas modernas por Uptic Studios
Uptic Studios

Coeur D'Alene Residence

Uptic Studios

Os volumes desta casa que fica a beira de um lago são como uma mistura de planos e sólidos. Mas diferente do que poderia ser uma brincadeira de criança ou mesmo alguém tentando apenas produzir uma estética não mais do que interessante, o que se observa aqui são dois grandes volumes ligados por um corredor iluminado. A partir do pavimento de entrada é possível descer para os pavimentos inferiores e aproveitar ainda mas a vista que se esconde atrás desta bela fachada ilumina por lâmpadas estrategicamente posicionadas embaixos dos grandes beirais. 

A sacada que se projeta para frente

Terraços  por Uptic Studios
Uptic Studios

Coeur D'Alene Residence

Uptic Studios

Podemos ver na imagem acima os dois principais pavimentos externos da casa, onde a varanda se coloca ao redor da sala de estar e, no pavimento inferior, algo que poderíamos chamar de uma varanda de pedra também está ali para receber os que quiserem um contato mais direto com o solo da encosta onde se encontram. O sol bate na varanda da casa e entra pelas janelas sem ofuscar seus moradores. Um belo fim de tarde para uma bela casa.

A beleza vista da própria sala de estar

Salas de estar modernas por Uptic Studios
Uptic Studios

Coeur D'Alene Residence

Uptic Studios

A partir da sala de estar a bela vista do lado, com seus morros mais ainda ao fundo, se revela através de uma ampla porta envidraçada. Porém, o charme desta sala não está apenas na vista. A madeira do forro, com pequenas lâmpadas embutidas, e a pequena mesa sobre o tapete felpudo fazem com que, combinadas ao sogá cinza a dividir os limites entre cozinha e sala de estar, o espaço seja aconchegante e convidativo.

A copa e os materiais a sua volta

Corredores e halls de entrada  por Uptic Studios
Uptic Studios

Coeur D'Alene Residence

Uptic Studios

A pequena copa próxima à área de serviço ganhou tratamento em amarelo fosco, fazendo com que se destaque levemente em relação a madeira predominante da casa. A escada helicoidal de ferro (também conhecida como escada caracol ou escada espiral) também se diferencia no uso do material e as formas curvas de seus corrimãos desafiam as linhas retilíneas das vigas de madeira do teto, contrastando duas belezas diferentes que acabam por se unir num ambiente, por fim, harmônico.

Para sonhar com a própria janela

Quartos  por Uptic Studios
Uptic Studios

Coeur D'Alene Residence

Uptic Studios

As grandes vigas de madeira, já presentes próximas à escada, reaparecem no quarto do casal de maneira muito intensa ao contrastar fortemente com a parede de concreto feita com textura horizontal. Elas também continuam na varanda, a qual pode ser vista através da grande janela/porta ao lado da cama. Acordar com uma vista dessa deve ser o sonho de todo casal, transformando o que poderia ser um simples quarto em um verdadeiro espetáculo.

Curtiu este artigo? Veja mais sobre o assunto clicando aqui.

Deixe também a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!