Uma casa de família moderna e confortável!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Com 220 metros quadrados de área residencial, esta casa construída nos Estados Unidos foi pela pelo Uptic Studio para uma senhora que, após viver toda sua vida numa fazenda, decidiu se mudar para a cidade para poder viver mais próxima aos filhos e aos netos e netas. Uma de suas exigências era que as crianças pudessem usufruir da casa construindo uma memória no lugar, uma memória afetiva que sempre tivesse a casa e seus arredores como um lugar no qual passaram excelentes momentos ao lado da avó.

Assim o escritória a projetou. Seus diversos níveis brincam com os volumes e fazem com que todos sempre estejam a vista nas varandas desnudas de material e através das janelas que enxergam todo o entorno. O bairro e a rua repletos de vegetação criam um clima de recreação e fazem com que a senhora acostumada a viver no ambiente rural tenha ao menos uma referência da qual nunca se desligar e não estranhar a nova casa: a natureza. Desta maneira, preserva-se a memória antiga e se cria-se uma casa disposta a fazer parte de novas memórias, sejam elas da avó ou dos netos e neta. Afina de conta, o que é a arquitetura senão um cenário e um ator repletos de afetividade e amor para com os que a habitam e frequentam?

Os planos elevados

Casas modernas por Uptic Studios
Uptic Studios

Denver Street Lot 7

Uptic Studios

A casa dessa simpática senhora pode ser acessada pelo pavimento térreo, onde conta com uma área coberta e terra ao seu redor, onde vegetação poderia ser cultivada. Mas ela acontecer de fato no pavimento superior. A própria cor em seu exterior é mais viva e a presença de mobília na varanda e a grande quantidade de janelas que aparecem para quem faz a volta na casa mostra a vida que esse andar pode ter. Com certeza a varanda será um dos ambientes preferidos de seus netos.

A varanda para a casa

Casas modernas por Uptic Studios
Uptic Studios

Denver Street Lot 7

Uptic Studios

E por falar em varanda, aqui está ela. Entretanto, ela não é apenas uma varanda, como na maioria dos projetos, em que elas são acessadas através de salas de estar ou quartos para que seus habitantes possam desfrutar de belas vistas. Nesta casa ela é também a própria porta de entrada, o hall de recepção para a sala de estar e para a cozinha que se encontra ao lado esquerdo desta última. Além de um espaço lugar para conversas e brincadeiras ao ar livre ela também funciona como uma bela recepção aos que ali entram.

Luz do alto e móveis aconchegantes

Cozinhas modernas por Uptic Studios
Uptic Studios

Denver Street Lot 7

Uptic Studios

Ao passar pela espaçosa varanda e adentrar a casa notamos uma ampla sala de estar com pé direito superior aos outros cômodos da casa. Ele é desta maneira para que luz natural possa entrar pelas janelas laterais uma vez que a cobertura da varanda impede a entrada do sol em grande quantidade através da porta de vidro. Uma solução engenhosa que também permite ao ambiente um maior volume de ar e, consequentemente, maior possibilidade de aeração e conforto térmico.

Cozinha simples e eficiente

Casas modernas por Uptic Studios
Uptic Studios

Denver Street Lot 7

Uptic Studios

Quando apenas uma pessoa habita fixamente a residência, uma cozinha prática é uma das prioridades. Mesmo a senhora moradora desta casa estando disposta a receber seus neto e netas com frequência, é preciso que a cozinha não seja tão grande a ponto de estar inutilizada a maior parte do tempo. Portanto, o Uptic Studios a concebeu desta maneira. Tudo gira em torno da bancada centra, mas a linha de produção estabelecida entre cuba, fogão e geladeira ordena todo o movimento.

Luz natural para o quarto

Quartos  por Uptic Studios
Uptic Studios

Denver Street Lot 7

Uptic Studios

O quarto, de decoração simples e pouco poluído visualmente, é banhado pela luz que vem de suas altas janelas. Este é um excelente artifício para quem gosta de acordar cedo e aproveitar o dia, bem como para economizar energia. Entretanto, a luz não entra em excesso por conta dos generosos beirais que controlam sua entrada. É um quarto simpático para uma vida tranquila que não faz questão de grandes regalias. 

Uma janela amigável

Terraços  por Uptic Studios
Uptic Studios

Denver Street Lot 7

Uptic Studios

Quem nunca viu num desenho animado uma torta deixa no parapeito de uma janela para esfriar? Essa torta sempre acaba atraindo através de seu cheiro interessados em comê-la e com certeza não será diferente para os netos da dona da casa. Até mesmo três banquinhos (seria o número de seus netos e netas?) foram ali colocados e o beiral alongado para formar uma espécie de pequena mesa. Uma janela extremamente amigável para com os que ali quiserem parar para conversar, comer ou trocar afetos.

Gostou deste artigo? Continue sua leitura com mais este

Gostou? Então deixe também sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!