UAU! Casa enorme em plena São Paulo arranca suspiros

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Mantendo o escritório desde o começo da década de 1980, Márcio Kogan sempre esteve a frente do MK27, recebendo prêmios como o Leaf Awards 2015 e a premiação máxima na Bienal Internacional de Buenos Aires. Isso só atesta a competência desse profissional e dos outros que o cerca no escritório. Seu estilo de projetar casas horizontais já é, no mínimo, nacionalmente conhecido e a beleza que ele emprega nestas construções são dignas de total admiração. 

O concreto armado permite que as extensas lajes que ele costumeiramente usa possam vencer grandes vãos com o mínimo de espessura e de apoios entre uma ponta e outra. Somado a esse uso sábio de uma técnica tão popular na arquitetura brasileira desde os anos 1940 está também a escolha de outros materiais, como pedras rústicas, vedações permeáveis e madeiras tratadas capazes de estarem em contato com as intempéries e ainda assim manter sua beleza. Hoje o Homify traz para você a Casa V4 onde, indo contra uma a tendência da arquitetura contemporânea de usar todo e qualquer espaço disponível, o MK27 aproveita de maneira comedida os espaços e cria uma casa arejada e com elementos distribuídos de maneira muito leve. Portanto, acompanhe-nos em mais uma exploração da arquitetura de Márcio Kogan pelo bairro dos Jardins em São Paulo e se surpreenda com sua delicada e bela arquitetura!

Vista para os céus!

V4 House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

Poucas casas podem contar com uma área tão grande cobertura como esta. E mais: poucas casas tem um espaço de lazer tão privilegiado. A oportunidade de observar a paisagem verde do bairro dos Jardins, onde está localizada a residência, conversar com amigos e familiares ou mesmo observar os céus numa noite especialmente estrelada faz com que esta jogada arquitetônica de elevação do que na maioria das casas comuns seria a varanda faz parte do repertório de um arquiteto e de um escritório muito experientes e que souberam aproveitar a oportunidade de fazer diferente e bem feito. Muito bem feito.

Gostou desta casa e deste artigos? Continua e descobrir mais uma casa de Kogan lendo este artigo.

O peso e a leveza

V4 House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

A primeira coisa que salta aos olhos quando olhamos para esta magnífica residência é o contraste entre os apoios e o volume principal da cobertura da casa. Não é preciso ser um engenheiro ou ter uma formação acadêmica para sentir certa estranheza ou achar suspeita a estrutura. Mas é exatamente essa a intenção de Kogan e seu escritório. Se você ficou pensando como um grande bloco de concreto pode ser sustentado por pilares tão finos somados a apenas um consideravelmente maior, então o arquiteto atingiu seu objetivo.

O monólito horizontal

V4 House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

Esse grande volume que aparenta um desequilíbrio de forças se estende de ponta a ponta no terreno e, como dito anteriormente, está ali para organizar o espaço e não preencher toda e qualquer área com algum elemento. A permeabilidade que as faces abertas proporcionam permite o arejamento natural dos ambientes que se escondem sob o volume de concreto, criando também jogos de luz extremamente interessantes por organizar de maneiras distintas as luzes internas e externas.

Desnudando o ambiente

V4 House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

Grandes folhas de vedação fecham ou abrem o extenso ambiente sob o volume de concreto, o qual engloba sala de estar e cozinha. Entretanto, é limitar demais o autor do projeto e os objetivos que ele tinha para esta residência dizer que a sala de estar fica sob o grande volume. Na verdade, quando as vedações correm pelos trilhos, ela se estende para todo o jardim e se torna um ambiente amplo e que deixa as fronteiras entre espaço interno e externo confusas, adicionando leveza e beleza ao projeto como um todo.

Uma extensão do banheiro

V4 House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

O banheiro do pavimento térreo encontra um dos muros limites do terreno, mas, de modo a prover maior ventilação e luz natural, o arquiteto o recua da parede e abre um pequeno jardim que pertence apenas a este banheiro, garantindo privacidade ao mesmo tempo em que os benefícios do sol e dos ventos ajudam a evitar a formação de mofos, bolores e proliferação de bactérias tão comuns em ambientes úmidos como os banheiros. É o útil aliado ao mais útil ainda e também à beleza.

Escada para o paraíso

V4 House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

O contraste da pedra que, apesar de trabalhada, ainda apresenta diferentes matizes em relação ao concreto uniforme do volume e da própria escada cria um belo jogo de sombras quando atingidos pela luz do sol. Sob a escada cresce um maciço de filodendros, planta tropical que figura em diversos projetos do Studio MK27 e se adapta facilmente a diversas situações de sombra, luz e meia-sombra, como é o caso da imagem acima. Esta escada leva à cobertura da residência, um de seus pontos máximos de beleza.

Gostou desta casa? Compartilhe conosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!