Casas minimalistas por Gestec

32 fachadas de sobrado que você deve ver antes de construir sua casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Projetar e construir a casa dos nossos sonhos não é uma tarefa fácil. Não apenas temos a cabeça cheia de ideias e buscamos muitas referências de fachadas de casas, como também temos que levar em conta as necessidades e desejos da nossa família, assim como recursos financeiros disponíveis, o tempo de obra e os materiais que vamos usar, e assim por diante. São muitos fatores para pensar e analisar, mas podemos ajudar você a tornar a casa dos seus sonhos uma realidade de forma simples e fácil: 

1. Selecionamos e compartilhamos com você muitas ideias e inspirações de projetos de casas sobrados, que podem ser ótimas inspirações para o seu projeto. Assim você consegue ter uma visão mais ampla e completa do que existe de mais moderno no mundo da arquitetura e do design, e também ideias simples e lindas do que pode se adequar ao seu projeto.

2. Aqui você também vai poder entrar em contato com os profissionais, arquitetos, designers e construtores que atuam na sua região e que podem te auxiliar na realização dos seus sonhos, na construção ou reforma  da sua casa sobrado.

Quer saber mais sobre modelos de sobrados e fachada de casas? Neste post nós fizemos uma seleção de diversos projetos de fachadas de sobrados a partir de 32 fachadas e fotos de sobrados lindos e inspiradores, que vão fazer você ter vontade de começar a obra ou reforma agora mesmo. Divirta-se!

O que é um sobrado?

O sobrado é um tipo de construção com dois ou mais andares, e com uma área construída relativamente grande. Você vai perceber que esse nome faz todo sentido!

Na época do Brasil colonial os sobrados eram as residências dos senhores nas cidades e marcaram o início de uma urbanização no país. A expressão surgiu de forma natural a partir dos sobrados nas cidades mineiras, onde as casas eram construída a partir do nível mais alto da rua, e dessa forma sobrava um espaço sob o piso principal da edificação. Com o passar do tempo este nível inferior passou a ser chamado o piso térreo, e é esse conjunto de elementos e pavimentos que caracteriza os sobrados. 

Portanto, a principal diferença entre um sobrado e uma casa térrea é a quantidade dos andares: um sobrado é considerado uma casa com dois ou mais andares, enquanto que uma casa térrea, é uma casa somente com andar térreo.

Confira 36 fachadas de dois andares com ideias para o projeto da sua casa.

Vantagens e desvantagens de um sobrado

Os sobrados, por terem dois ou mais andares, garantem mais espaço mesmo em terrenos pequenos. Os diferentes cômodos e ambientes são distribuídos nos andares, onde geralmente: os quartos e a área privada da família se localizam no pavimento superior, e a área coletiva  para receber os amigos e a família se localiza no pavimento térreo. A partir dessa verticalização e distribuição dos cômodos, é comum sobrar alguma área livre no terreno que possibilita a construção de uma piscina ou área de lazer ao ar livre. Além disso, você vai notar que as fachadas de sobrados modernos se destacam e possibilitam criar fachadas de casas lindas!

Como principal desvantagem do sobrado em relação à casa térrea, geralmente ele exige que a fundação e a estrutura sejam mais reforçadas, o que pode elevar um pouco o custo da obra. Além disso, a necessidade de escadas pode ser um ponto de atenção quando o assunto é acessibilidade, principalmente se para idosos, gestantes, crianças e demais pessoas com mobilidade reduzida. 

Fachada de sobrado

As fachadas de um sobrado são as faces externas da casa, sendo que a frente de sobrado é geralmente a fachada principal e mais valorizada, que mais recebe volumes, texturas e materiais diferenciados.

Apesar de ser comum lermos e ouvirmos a expressão faixadas de casas, ele não é correto. O termo adequado é fachada.

1. Grandes volumes fechados para o exterior

Casas minimalistas por Gestec
Gestec

Casa San Patricio

Gestec

Esse sobrado com varanda contemporâneo apresenta uma combinação moderna de materiais: concreto, pedra, vidro e metal. A composição de volumes densos e sem muitas aberturas, mesmo com a sacada, é o que caracteriza esse projeto.

2. Com pérgolas como atrativo visual

Casas modernas por RJ Arquitectos
RJ Arquitectos

Casa habitacion

RJ Arquitectos

Os elementos ripados horizontais e verticais escuros chamam a atenção nessa fachada de sobrado moderno. Apesar de usar materiais semelhantes, esse já é um modelo de sobrado com muito mais abertura e transparência na fachada principal.

3. Volumes discretos

Esse projeto utilizou poucas texturas e materiais, e priorizou uma arquitetura mais minimalista. O destaque da fachada deste sobrado ficou por conta da pérgola de concreto que realça a garagem e a pedra da parede principal.

4. Construção que respeita as árvores do terreno

O elemento central e vertical na cor cinza criou uma moldura de destaque para este projeto e é uma ótima inspiração para uma fachada de sobrado pequeno. O plano cinza escuro, na mesma altura da árvore que foi preservada, compôs um conjunto simples, acolhedor e harmônico. 

5. Fachada totalmente revestida de pedra

Casas modernas por ABR ARQUITECTOS
ABR ARQUITECTOS

Vivienda en el campo

ABR ARQUITECTOS

Esta é uma fachada de sobrado simples e incrível! Quando o revestimento utilizado for a pedra, cuide para a fachada não ficar muito pesada. Nesse projeto o pavimento térreo tem fechamento de vidro, o que proporciona leveza ao conjunto total da edificação. 

6. Fachada com diferentes volumes

Casas minimalistas por Excelencia en Diseño
Excelencia en Diseño

FACHADA DE INGRESO

Excelencia en Diseño

Este sobrado simples e sem varanda na frente é prova de que é muito importante estudar e avaliar os materiais que serão usados na fachada. Neste caso, o revestimento de pedra, madeira e tons neutros combinaram com harmonia. A combinação de materiais naturais, ou que imitam pedra e madeira, é uma ótima dica para usar na sua casa! 

7. Fachada com balcões no segundo andar

Este sobrado pequeno prova que é uma ótima ideia apostar em fachadas de casas mais coloridas e alegres. 

8. Com muitas janelas e aberturas

Se você buscar inspirações para fachadas de sobrados com varanda, essa é uma ótima referência. Apesar de ser modelo de sobrado mais tradicional e com telhas cerâmicas, a varanda – que é quase uma sala – se abre para a rua e torna a fachada principal deslumbrante. A quantidade de janelas e aberturas também é destaque neste projeto. 

9. Fachada moderna e fabulosa

Esta casa faz parte da lista de sobrados modernos mais elegantes do mundo! A mistura de materiais e tons sóbrios, e o uso de elementos horizontais criou um efeito lindo! 

10. Fachadas de sobrados com vidro

Casa Corrego grande: Casas clássicas por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

Os elementos verticais de vidro espelhado e madeira proporcionam a sensação de um sobrado alto e imponente.

11. Parede curva e mistura de materiais

Até aqui vimos somente fachadas de casas mais retas. Neste projeto a parede curva se tornou um elemento central e importante da fachada, que mistura pedra, madeira e vidro. Com certeza está na lista de sobrados simples e lindos para inspirar a construção da sua casa ou a sua reforma. 

12. Fachada sem varanda

A fachada principal deste sobrado é mais fechada, com poucas aberturas e um muro alto, por conta da sensação de segurança em relação à rua.

13. Fachada de sobrado imponente

Este sobrado com sacada na frente se tornou imponente por conta dos volumes verticais e da cobertura, além dos materiais utilizados: concreto e vidro. As varandas tem dupla função: além de proporcionar espaços de contemplação e lazer, elas também se tornam marquises e protegem  pedestres e carros. 

14. Fachadas de casas com pedra e vidro

Uma ótima inspiração se você procura por fachadas de sobrados com vidro. Além dos materiais usados na fachada, esse sobrado ganhou ainda mais destaque porque foi construído no ponto mais alto do terreno. 

15. Sobrado em formato de cubo

As fachadas de sobrados pequenos também podem se tornar interessantes a partir do uso criativo dos materiais e do contraste das cores. Aqui foram usados: concreto, vidro, madeira e pedra, além da cor vermelha para deixar a fachada mais divertida e descontraída. 

16. Branco e simplicidade nas formas

Casas modernas por homify

17. Design com volumes amplos e uso de diferentes materiais

A fachada deste sobrado ficou incrível a partir do uso de volumes amplos e diferentes materiais. O principal elemento é a moldura branca, que parece enquadrar o plano de vidro. Para que este ambiente não se tornasse tão exposto e para melhorar o controle de luz solar, foram instalados brises de madeira. 

18. Blocos de concreto na forma bruta

Casas modernas por Micheas Arquitectos
Micheas Arquitectos

Valencia – Micheas Arquitectos

Micheas Arquitectos

19. Volumes irregulares com grandes painéis de vidro

Casas modernas por URBN
URBN

Fachada

URBN

20. Fachada neoclássica

Este sobrado recebeu um toque neoclássico a partir das monumentais colunas que recepcionam os visitantes e emolduram parte da fachada. 

21. Modernidade: estruturas em aço e os revestimentos em madeira

A iluminação geralmente está presente na fachada de sobrados, e é uma ótima forma de dar destaque aos materiais usados na volumetria. Não se esqueça: para usar arandelas e iluminação na fachada é necessário prever pontos de iluminação na etapa de obra. 

22. Compacto e encantador

Casas clássicas por Gestec
Gestec

Casa Chametla

Gestec

Entre as fachadas de sobrados pequenos com sacada, essa é uma ótima referência. Nesta fachada foi usado somente um revestimento de fachada diferenciado, a pedra. A sacada foi protegida com um pergolado de madeira simples, mas que proporciona um ambiente ao ar livre convidativos e aconchegante. 

23. Volumes fechados

Este projeto apostou em volumes fechados para o exterior e, através de aberturas singelas e bem marcadas, destacou os materiais utilizados: texturas, pedra amarela, mármore travertino e acessórios ornamentais.

24. Fachada moderna e agradável

A fachada deste sobrado, apesar de ser muito contemporânea e fechada para o espaço da rua, conseguiu se tornar agradável e leve. Geralmente fachadas que utilizam volumes densos e fechados se tornam pesadas e carregadas, mas neste sobrado o uso da madeira de forma pontual impediu que isso acontecesse. Uma ótima referência sobrado contemporâneo, elegante e agradável!

25. Fachada com formas geométricas inovadoras

27. Sobrado com varanda

Esta fachada é super contemporânea. A pequena varanda do segundo pavimento é uma extensão da área interna e o volume vertical maior acolhe a escada de uma forma discreta. Perceba nas fachadas de casas que geralmente a porta é um elemento de entrada bem demarcado.

28. Volumes, formas e linhas retas

Casas modernas por homify
homify

Fachada

homify

Neste sobrado a fachada principal é obra de arte composta por muitos planos. 

O que resultou este efeito incrível foi a composição da parede de pedra inclinada, com a porta pivotante de madeira que forma um grande plano e a caixa de vidro emoldurada.

29. Fachada estilo industrial

Fachada de tijolinhos a vista e portões metálicos lembram o estilo industrial. 

30. Sobrados pequenos com sacada

Se você está em busca fotos de sobrados pequenos com sacada, esta é uma ótima referência

A parede central revestida de pedra divide a casa e traz um elemento vertical à fachada.

31. Fachada minimalista que cobre todo o terreno

Essa fachada minimalista fecha praticamente toda a visão do terreno, e com isso as aberturas chamam bastante atenção. A porta recuada, além de ter ficado um charme, também já é a marquise de proteção da chuva e do sol para quem entra na casa. 

32. Composição de volumes e brise de madeira

Para outras dicas sobre fachadas, leia este artigo.

Qual destas imagens é a fachada dos seus sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!