13 ideias simples para decorar sua escada

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

13 ideias simples para decorar sua escada

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Corredores e halls de entrada  por WimbergerHaus
Loading admin actions …

Pensar na decoração de escada de casa é algo que muitas pessoas não consideram importante, mas na verdade faz muita diferença. Não é à toa que há tantos modelos de escadas que são o verdadeiro ponto alto da decoração no ambiente, feitas em formatos cheios de estilo e com materiais nobres.

A forma que você projeta cada degrau da escada, bem como detalhes no corrimão, podem ter grande impacto no ambiente em que ela está localizada, inclusive fazendo-o parecer maior. Outro fator interessante que vale a pena pensar é sobre a funcionalidade da escada, já que a parte de baixo dela pode acomodar desde nichos e armários até um home office.

Pensando em tudo isso, esse livro de ideias, vai mostrar para você lindas ideias de decoração de escada planejadas pelos arquitetos da homify para todos os gostos e estilos. Inspire-se!

1. Decoração escada externa

Essa é uma escada externa básica, com degraus simples, porém que chamam a atenção por serem largos e flutuantes, o que confere um lindo visual, além de serem confortáveis de subir e descer. Assim, nem é necessária a utilização de corrimão. Para decorar e facilitar a caminhada à noite, luzes foram instaladas na lateral de cada degrau. Um detalhe simples, mas que faz toda diferença.

2. Decoração escada interna com vidro e jardim de inverno

Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

Projeto

Grupo HC

Cada casa tem um estilo que agrada seu morador e a faz ser diferente. Se você quiser que sua casa seja bem elegante, essa ideia de escada com vidro é uma linda inspiração. Além dos degraus de madeira escura e o parapeito de vidro, na parte de baixo da escada foi feito um delicado jardim de inverno que complementa a decoração do ambiente.

3. Escada de madeira para decoração

Para quem é adepto a um estilo mais rústico ou minimalista, usar a madeira em seu estado natural para os degraus é uma bela opção. Apesar de simples, é uma forma irreverente de pensar sua escada. Para deixar essa área de circulação mais cheia de vida, poderia ser instalado um conjunto de quadros na parede ou uma iluminação especial nas ripas de madeira que servem como proteção.

4. Escadas vazadas

Corredores e halls de entrada  por FingerHaus GmbH - Bauunternehmen in Frankenberg (Eder)
FingerHaus GmbH – Bauunternehmen in Frankenberg (Eder)

VIO 302 – Diele mit Stahlholztreppe

FingerHaus GmbH - Bauunternehmen in Frankenberg (Eder)

Usar degraus vazados é muito interessante em uma escada localizada na entrada da casa ou no meio da sala. Esse artefato torna o ambiente mais fluido, pois permite visualizar o que está do outro lado da escada, além de contribuir com a melhor iluminação do cômodo. Não há limites para escadas vazadas, podendo ser feitas em muitos estilos e com diferentes tipos de materiais.

5. Escada escondida simples com madeira

Algumas escadas também podem ser “escondidas” atrás de paredes, como uma opção, já que nesse caso a parede não é parte essencial da estrutura. No projeto da imagem, vê-se apenas os primeiros degraus da escada e ao lado erguem-se um painel de madeira e uma parede de tijolinhos, que também enfeitam o primeiro andar. Nesse espaço pode-se fazer uma lareira ou uma abertura para o armazenamento de pertences.

6. Decoração de escada com estante

Uma madeira clara é usada para o tampo dos degraus e deles surge uma estante de nichos ao lado da escada. Nessa forma diferente de adornar uma escada comum, você ainda tem espaço para expor enfeites, uma coleção e até mesmo livros. Se preferir que sirva para o armazenamento de pertences que não sejam decorativos, bastaria instalar portas de correr. É uma solução maravilhosa para espaços reduzidos.

7. Escada tradicional

Se você não é adepto das ideias mais modernas e futuristas para o design de escadas, opte pelo tradicional. Nesse projeto optou-se por combinar a madeira com o branco, e usou-se o design do corrimão para trazer o estilo clássico para a casa. Simples e muito bonito.

8. Quadros na escada em curva

Uma forma bastante comum de economizar espaço ao instalar uma escada em casa é fazê-la curva, como na imagem acima. Esse efeito dos degraus maiores embaixo também colabora com o aspecto decorativo, além do uso das plantas e dos quadros na parede, acompanhando o desenho da escada. Faz essa parte da casa participar da decoração, e não apenas servir como acesso entre os andares.

9. Decoração escada interna moderna e minimalista

Ao pensar em uma escada moderna, pode vir à mente uma escada como essa, que é discreta e bonita, com visual bem limpo. A escada é branca de design curvo, mas para deixá-la mais moderna, spots de luz foram instalados acima de alguns degraus. Seguindo a mesma linha, foi utilizado um corrimão simples, metalizado, que fez o acabamento.

10. Corrimão em vidro colorido

À primeira vista, essa estrutura pode não parecer com uma escada. Se você está querendo muita cor e gosta de modernidade, esse é um modelo super indicado. Vidros coloridos foram usados para decorar o corrimão da escada e deixá-la mais atrativa e com efeito de movimento 3D.

11. Escada flutuante

Corredores e halls de entrada  por lifestyle-treppen.de
lifestyle-treppen.de

Kragarmtreppe Karlsruhe

lifestyle-treppen.de

Essa bela escada vai fazer você se sentir como se flutuasse de um andar para o outro. Com esse design moderno, você vai economizar muito espaço e vai poder usar a parte de baixo dela para o que quiser, como o armazenamento de itens ou apostando em alguns objetos decorativos. É um estilo básico, perfeito para casas com soluções inteligentes.

12. Decoração escada interna com preto e branco elegante

Se você prefere um estilo bem luxuoso, esse modelo é perfeito. Um vidro escuro foi colocado em torno da elegante escada branca com tampo em mármore. Para dar um toque bem especial, fios com esferas de diversos tamanhos vão do teto em direção ao chão, conferindo muito luxo ao ambiente.

13. Escada simples decorada com cordões de luz

Para entrar no clima de uma casa bem despojada e de um amante de livros, uma estante foi feita debaixo da escada, aproveitando muito bem o espaço. Na parte de cima, cordas vão do teto até cada um dos degraus, dando um detalhe especial na iluminação. Soluções muito simples, porém funcionais e que complementam a decoração de sala com escada.

Qual é seu modelo de escada preferido?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!